Seguidores

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TUDO É CARNAVAL!


TUDO É CARNAVAL!
A miscigenação,nossa diversidade étnica,a confluência de diferentes culturas,tudo conspirou para criar um carnaval com estilo próprio,como é o carnaval de Salvador.
Por ser uma cidade negra,por excelência,os blocos afros,os mais belos do mundo,trouxeram para as ruas o colorido,o ritmo,os batuques misteriosos e a música áspera,gritante,compassada dos nossos ancestrais.
Dessa mistura nasceu o Olodum,cuja percussão é mundialmente respeitada,os Filhos de Gandhy,com seus 8500 homens,trazendo um tapete branco para a avenida,espargindo água de cheiro e trazendo a paz;o Ilê Aiyê,de intraduzível beleza,que entra nas ruas cantando:
Branco se você soubesse
O valor que o negro tem,
Tomava banho de piche
Prá ficar negro também!
Podemos citar a banda Didá,composta só de mulheres,que enchem de encantos e magia,uma cidade que já é mágica pela própria natureza.
Salvador inventou o Trio Elétrico,atrás do qual só não vai quem já morreu,lançou as musas do carnaval Ivete Sangalo e Daniela Mercury e,ainda assimilou do português,nosso avozinho,as marchinhas irreverentes e o Zé Pereira.
Ao contrário do Rio,Salvador tem um carnaval democrático;todos dançam,todos pulam,bebem,beijam, divertem-se seja nos blocos ou na pipoca,como são chamados os foliões avulsos.
Os camarotes,luxuosíssimos,elitizaram um pouco a festa,mas,servem de proteção àqueles que querem ver tudo,mas,não querem se atirar no meio da multidão.
O certo é que todos brincam ao som do “rebolation”,a novidade desse ano e o “vale-night”,criação aprovada e aplaudida pelos maridos e comprometidos;ganham das suas caras -metades o direito de se esbaldar na rua até o sol raiar,pois todas nós sabemos que não só é proibido proibir,como o amor de carnaval desaparece na fumaça,como diz a música e,o cidadão (ou cidadã) arrependido volta pró reduto,feliz e aliviado.
A gente sabe que lavou tá novo!

Um comentário:

  1. Rsrsrsrsrsr, lavou tá novo!
    E venho de Novo, para ler prazerosamente minha menina Mriam.
    Quero confessar que te gosto muito, viu?
    Hoje estava vendo o Arnaldo Sacomani e Moacyr Franco falarem sobre como eram bacanas os carnavais de outrora. Mas na Bahia, ainda vive-se ares daqueles tempos.
    Bjs minha linda, um abraço.

    ResponderExcluir