Seguidores

MESTRES DA FILOSOFIA: HISTÓRIAS FILOSÓFICAS

                                       
 



HISTÓRIAS FILOSÓFICAS
Quatro pedintes ,um persa,um árabe ,um turco e um grego,estavam  sentados nas escadarias de uma mesquita quando ,ao estender a mão para um passante,receberam uma esmola.
–Olha,aqui;dá para todos.Comprem o que desejarem.
O persa se adiantou e disse:
–Vamos  comprar angour e dividiremos entre nos.
–Nada disso,falou o árabe.Eu quero inab.
O turco berrou: – Nem  pensar.Vamos comprar uzüm; E,sonhador:
– São deliciosas!
Pensativo,disse o grego:
–E eu,não conto?Pois eu quero stafil.
Começou uma longa e inútil discussão.
Um filósofo que assistia a tudo,riu-se;porque,na verdade,todos queriam a mesma coisa:uvas.Cada um,na sua língua materna.


CONCLUSÃO
Viram como é complicada a comunicação entre os homens?Se mesmo falando a mesma língua nos desentendemos...









  MESTRES DA FILOSOFIA

                       FRANCISCO MIRÓ QUESADA


Um dos expoentes da Filosofia no Peru é Francisco Miró Quesada, que nasceu em Lima, em 1918, e se destaca por ter introduzido no país a Lógica e as correntes epistemológicas contemporâneas. Suas principais atividades têm sido a Filosofia e o Jornalismo, tendo contribuído na fundação da Sociedade Peruana de Filosofia, cuja presidência exerceu.
Entre suas obras publicadas estão Despertar e projeto do filosofar latino-americano (1974) e Projeto e realização do filosofar latino-americano (1981). Na primeira, sustenta que no filosofar latino-americano há quatro gerações: a primeira, dos "patriarcas" ou "fundadores"; a segunda, dos "forjadores"; a terceira, conhecida como "geração técnica"; e a quarta, provisoriamente, a última. É bom destacar que Miró Quesada fala de filosofar e não de Filosofia latino-americana: "O projeto latino-americano de filosofar pode precisamente definir-se como a decisão de transformar um mero filosofar em um filosofar que dê por resultado uma Filosofia autêntica" (1974, p. 25). Esse estudo esclarece como a terceira geração da Filosofia latino-americana se dividiu em dois grupos: um regionalista e outro universalista.

http://bits.wikimedia.org/static-1.22wmf14/skins/common/images/magnify-clip.png


                    Sócrates,ensinando...
Sócrates (em gregoΣωκράτηςAFI[sɔːkrátɛːs]transl. SōkrátēsAtenas, c. 469 a.C. - Atenas,399 a.C.)1 foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como as peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.2
Através de sua representação nos diálogos de seu estudante, Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética, e é este Sócrates platônico que legou seu nome a conceitos como a ironia socrática e o método socrático (elenchus). Este permanece até hoje a ser uma ferramenta comumente utilizada numa ampla gama de discussões, e consiste de um tipo peculiar de pedagogia no qual uma série de questões são feitas, não apenas para obter respostas específicas, mas para encorajar também uma compreensão clara e fundamental do assunto sendo discutido. Foi o Sócrates de Platão que fez contribuições importantes e duradouras aos campos da epistemologia e lógica, e a influência de suas ideias e de seu método continuam a ser importantes alicerces para boa parte dos filósofos ocidentais que se seguiram a ele.
Nas palavras do filósofo britânico Martin Cohen, Platão, o idealista, oferece "um ídolo, a figura de um mestre, para a filosofia. Um santo, um profeta do 'Deus-Sol', um professor condenado por seus ensinamentos como herege."3
Fonte:Wikipédia

                                                           FRASE DE SÓCRATES








Um dos maiores expoentes da filosofia árabe, Abu al-Walid Muhammad ibn Ahmad ibn Muhammad ibn Ruchd, conhecido pelo nome de Averróes, ou Averróis, aprendeu jurisprudência e teologia com o pai e estudou quase todas as ciências e a filosofia do seu tempo, tendo escrito obras sobre medicina, física, astronomia, jurisprudência muçulmana, filosofia e teologia.

A partir de 1169 (pouco se sabe sobre a sua vida antes desse período), Averróes foi agraciado pelos príncipes de uma dinastia muçulmana (almóada) existente no norte da África e na Espanha. Em 1169 foi nomeado juiz em Sevilha, em 1171 em Córdoba, mais tarde passou a conduzir um dos ritos muçulmanos observados na região e ainda foi diretor de física em 1182.

Banido em 1195, por causa de suas atitudes filosóficas, foi restaurado três anos depois, pouco antes de sua morte.

A originalidade de Averróes consistiu em fundir num só conceito uma física materialista e um racionalismo baseado no "espírito da humanidade", presente no indivíduo mas ao mesmo tempo a ele transcendente.

Negando a imortalidade da alma, foi o precursor dos filósofos heréticos do islamismo e do cristianismo, e sua influência estendeu-se até a Renascença.


*Fonte: Enciclopédia mirador
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário