Seguidores

FILOSOFIA: CURIOSIDADES

             
  • Com o Renascimento Cultural e Científico, o surgimento da burguesia e o fim da Idade Média, as formas de pensar sobre o mundo e o Universo ganham novos rumos. A definição de conhecimento deixa de ser religiosa para entrar num âmbito racional e científico. O teocentrismo é deixado de lado e entre em cena o antropocentrismo ( homem no centro do Universo ). Neste contexto, René Descartes cria o cartesianismo, privilegiando a razão e considerando-a base de todo conhecimento;
*Você sabia que a palavra anatomia, que em grego quer dizer dissecar, é atribuída a Teofrasto? No século IV a.C. ele fez uma das primeiras atividades práticas para o entendimento dos elementos que compõem os seres vivos.

  
*A última mensagem deixada por José Saramago em seu blog falava da importância da Filosofia, da falta que gera quando não é estudada no mundo atual.




A Cultura Grega
Curiosidades

- Um terço da população grega morava em Atenas.

- Brincar de ioiô, gangorra e saltar carniça era comum entre as crianças da Grécia Antiga.

- Para os gregos Terça-feira é dia de azar.

- A Grécia Antiga era formada por Estados separados, cada um centrado em torno de uma cidade.

- As duas maiores cidades foram Atenas e Esparta.

- Em todas haviam casas, prédios do governo, templos e uma praça chamada de ágora, onde as pessoas se encontravam e faziam compras.

- No campo os agricultores plantavam cevada para fazer pão e mingau, azeitonas para fazer azeite e uvas para fazer vinho. Também criavam cabras, ovelhas e abelhas.

- Os pobres moravam em casas simples. Os ricos tinham casas enormes, com os aposentos em volta de um pátio.
Havia cozinha, banheiro com encanamento e quartos separados para os homens, as mulheres e os escravos.

- Os rapazes ricos de Atenas iam para a escola pela manhã e á tarde faziam ginástica. As moças ficavam em casa aprendendo a fiar e a tecer.

- As oliveiras eram consideradas sagradas pelos gregos antigos, quem cortasse uma delas poderia ser condenado a morte.

- Os gregos cozinhavam com o azeite, usavam-no nas lamparinas e até tomavam banho nele. A moeda da Grécia Antiga era o Talento.

FONTE:iNTERNET
 









               CURIOSIDADES FILOSÓFICAS


Coleridge, escritor inglês, foi influenciado pelo idealismo alemão. Em 1798 o escritor viajou pela Alemanha. Ao retornar à Inglaterra, traduziu algumas peças de Schiller.Mais tarde, em suas viagens pelo Mediterrâneo adquiriu um vício que acabaria com a vida: o ópio. Passou a ter sérios abalos mentais. No final da vida ainda tentou escrever criando uma publicação que misturava teologia e Filosofia chamada The Friend (que duraria poucas semanas).



Atlântida, como lenda, surge nos diálogos Timeu e Crítias, de Platão. Houve uma viagem ao Egito na qual Sólon tomou conhecimento por meio de sacerdotes da tradição sobre a Atlântida. Depois Crítias, seu neto, contou para Sócrates sobre o tema. Sabemos por Platão que Atlântida era uma grande ilha, perto do estreito de Gibraltar, habitada por atlantes, descendentes de Atlas.

*Fonte:internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário