Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2011

SALVE AS VOVÓS!



                        A  CASA DAVOVÓ




 A casa da vovó deve ter um jardim com rosas e margaridas; deve ficar num bairro tranquilo,onde os micos pulem fazendo alarido nas árvores e as crianças possam correr livremente pelo quintal,com seus cachorros como companhia. 
A casa da vovó deve ter varanda;uma varanda comprida,com redes coloridas e cadeira de balanço.Numa delas,vovó conta estórias que mexem com a imaginação das crianças,Chapeuzinho Vermelho,Cinderela,Branca de Neve,Ali Babá. 
A casa da vovó deve ser cheia de sonhos.Um lugar onde o lobo mau não penetra,mas,a gente sabe que existe e aprende a se defender.Aprende, também ,que a inteligência sempre vencerá a força bruta e o Amor,um dia,vencerá o ódio. 
O cheiro do amor é penetrante por toda a casa, bem como o aroma do chocolate quente.Já imaginaram uma casa de vovó sem chocolate quente?E biscoitos de polvilho? 
O colo da vovó é amplo e  aconchegante.Um colo sem pressa.O riso da vovó é franco,sua paciência infinita,seu amor,inesgotável. 
Sempre tem um lanchinho descontraído na casa da vovó; na da minha,havia.Pão com leite moça,suco de maracujá,regado a estórias deslumbrantes que eu ouvia,bebendo as palavras e com olhos postos nela,sem piscar,torcendo pela princesa e ansiando pelo castigo merecido do vilão.Ainda torço,até hoje. 
Mas,as vovós desapareceram ou estão diferentes,.Não contam mais estórias e os vilões parece que se multiplicaram. 
Será porque as vovós não estão mais presentes,infundindo a todos nós o senso de justiça,o amor ao belo,a ojeriza aos mau-feitos?Tenho pena que as  vovós,de xale de crochê e cabelos cor de neve estejam praticamente extintas.


Hoje,Dia de Sra. Santana é o Dia da Vovó!Mas,para mim,todo dia é o dia dela,onde junto com o chocolate quente e o bolo de carimã,eu bebi um pouco da sabedoria da vida. 




MENSAGEM PARA VOCÊ!





VIVER COM SABEDORIA!
A SABEDORIA ESTÁ NO EQUILÍBRIO!


As vantagens e desvantagens se equilibram de tal modo que se pode alcançar a perfeição média nem bem nem mal demais.E,assim,se agora se navega contra a corrente,em compensação o vento sopra do Norte ,como faz quase sempre e empurra a vela ajudando-a,de sorte que o impulso e o obstáculo  se completam num progredir moderado.
Quando,porém, se vai a favor da corrente,a coisa é fácil porque a gente pode deixar-se arrastar;apenas nestes casos os movimentos podem tornar-se facilmente irregulares,a nau se põe de través e a gente se vê forçado a empreender um trabalho fatigante de remo e de leme para que essa navegação se acabe em completa desordem.
Desse modo as vantagens da vida são sempre contrabalançadas por desvantagens e estas compensadas por  aquelas,sendo que,no fim, o resultado é zero,nada.
Na realidade, porém, o resultado é a sabedoria do equilíbrio  da perfeição média,perante a qual não deve ter nem júbilo nem maldição,mas,contentamento,apenas.
A perfeição não consiste na acumulação unilateral de vantagens, porque,por outro lado a vida se tornaria impossível,pois,todas as desvantagens consistem no equilíbrio da vantagem e da desvantagem culminando no nada que se chama,afinal,contentamento.
Thomas Mann,escritor alemão

10 comentários:

  1. Amiga,desejo-te um bom final de férias.E,estou aqui p/ o q/ vc precisar. bjs

    ResponderExcluir
  2. Miriam,mesmo com atraso deixo um beijo pelo dia dos avós!Linda e encantada essa casinha da vovó que descreveu tão poeticamente!Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Me atrasei, mas parabéns, Vovó Miriam!!!
    O texto é encantador, amiga!
    Beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anne,amigas nunca se atrasam,pois,sõ sempre esperadas.
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Soninha,essa visita á vovó foi demais! bjs

    ResponderExcluir
  6. Olha Miriam eu também estou atrasada, também sou vovó e sabe os meus netinhos não sabem deste dia não, mas não importa como você disse muito sabiamente sempre é dia de vovó, quando é que não estamos com os braços abertos para recebê-los? Parabéns pela doce mensagem, eu amei, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  7. Legal não vou mais me atrasar, só se não puder ligar o pc, inscrevi-me por email, agora você publica e eu fico sabendo na hora, muito bom , prático, beijos Luconi

    ResponderExcluir