Seguidores

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TODO PODER ÁS MULHERES!


              
No  principio era o niilismo; as mulheres existiam para procriar,satisfazer os desejos dos seus homens,parir e criar filhos,cuidar da  caverna,enquanto o homem,animal guerreiro por excelência,ia á luta em busca do sustento ou para garantir a paz e a sobrevivência.A elas restava esperar o retorno do guerreiro,curar-lhe as feridas e lhe dar atenção e cuidados.Não,ainda não havia o amor romântico,invenção da era clássica,saído principalmente da cabeça dos poetas(benditos sejam!) e dos escritores.
Naquela época as funções estavam bem definidas: ele cumpria seu dever de macho,a procriação e a sobrevivência,matando bichos perigosos e ela paria e cuidava da prole.
Depois, as pessoas se organizaram em sociedade, mas,pouca coisa mudou;elas não seriam mais arrastadas pelos cabelos para a tenda do “dono”,mas,continuavam a procriar e criar,sem voz,nem anseios.Ou melhor,eram “a voz do dono (his master voice)embora ainda não existisse a RCA.
Mas,-e há sempre um  mas - as mulheres despertaram,contrariando a Igreja,o establishment,e,claro,seus homens,e,acordaram para a vida,acreditaram na sua potencialidade,não queriam mais ficar presas em haréns nem gineceus,só cuidando dos filhos e vendo a vida passar.Reconhecendo seu poder foram á luta.Não queimaram só soutiens,queimaram etapas,derrubaram tabus,enfrentaram os preconceitos,sepultaram mitos e como uma torrente desvairada conquistaram seu espaço.
”Quand La femme veut,Dieu veut”,diz o ditado francês.Nada mais verdadeiro.Apesar do machista Millôr Fernandes escrever que “o melhor movimento das mulheres é o movimento dos quadris”,lá foram elas,ouvidos fechados ás críticas e olhos arregalados para o mundo.Venceram.Hoje,são chefes de família,provedoras, presidentes,ocupam seu lugar no espaço social,com justeza e competência.Estão chegando á política;são parlamentares,presidentes,premiers,ocupam cargos expressivos,presidem Cortes Supremas,e,sua presença perfumada  suaviza a aridez destes cargos e  torna os Parlamentos mais bonitos.Sem contar que,como esposa e mãe que sempre foram,sentindo na pele a exclusão social,são mais tolerantes,mais sérias,mais compadecidas e menos rapaces que os homens.
Usando o cérebro que estava apenas adormecido, baseada no seu microinstinto básico,tornou-se apta a transformar a pátria numa família amplificada,como queria Ruy e a tratar a população como seus filhos.Estou certa que um mundo governado por mulheres será um mundo bem melhor.




UM POEMA DE MANOEL BANDEIRA






SOPA NO MEL?QUE EXPRESSÃO É ESSA?
Quando uma situação sai a nosso contento,dizemos:-caiu a sopa no mel.
Mas, de onde veio essa expressão?Faz algum sentido?Parece-me uma combinação meio repugnante.
Sopa,vem da palavra alemã” suppa,”pedaço de pão embebido num líquido,uma refeição leve,comum também por aqui,onde foi melhorada,ganhou ingredientes novos,como carnes e legumes,capaz de dar sustância a quem precisava,principalmente doentes e/ou subnutridos;qual a parida que não tomava a sua canja de galinha,no período do resguardo,para repor as energias e ter mais leite para o bebê?
Como uma palavra puxa outra, desta ,veio a palavra ensopar,embeber algo em líquidos ou quando um cristão apanha um temporal no caminho e chega todo molhado,ensopado,em casa.
Agora,presumo que a expressão “sopa no mel”,para mim,completamente sem sentido,deve ser uma corruptela de “cair açúcar no mel”,para designar um acontecimento benéfico,onde tudo correu bem.Não faz mais sentido? O mel já é doce pela própria natureza,com açúcar,ainda ficaria melhor.
Sem contar que, a palavra castelhana, sucre,nos tempos de antanho,significava açúcar e o povo no seu linguajar característico vai trocando as letras a seu bel-prazer,pois a língua  é mutável,e o vulgo  a modifica como quer.






O  AMOR É LINDO!








 Obrigada pela visita
Bjs da Miriam




6 comentários:

  1. O poder de vocês, Miriam, é nato. Diverti-me com todas as histórias, muito bem humoradas. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem q/ seja assim,Tunin.mas, q/ seria das mulheres sem os homens? rsss bjks

    ResponderExcluir
  3. Excelente Miriam, os homens não tem do que se vangloriar, deste os primórdios do tempo eles estiveram por cima, na chefia, é fácil, agora nós galgamos cada degrau com muita dificuldade, com gente puxando pra baixo, e finalmente galgamos até nos igualarmos, ele não sabem o valor da vitória, agora a poesia de Manoel Bandeira faz com que tudo se ilumine é lido, e esta expressão sopa no mel eu não conhecia, engraçado deve ser a região que moro, parabéns por reunir numa só postagem esta variedade de texto, uma delicia estar por aqui,beijos Luconi

    ResponderExcluir
  4. Teu estilo de postagem é incrivelmente completo, amiga!
    A gente aprende, se diverte e se encanta!
    Beijos, muitos!

    ResponderExcluir
  5. Essas palavras são música nos meus ouvidos.Vindos de vc,então! bjs

    ResponderExcluir