Seguidores

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

UM PAÍS DAS MIL E UMA NOITES!

Amã,capital da Jordânia

Situada numa das regiões mais conflitadas da terra,a Jordânia é uma ilha de paz dentro do Oriente Médio.
Seu povo é hospitaleiro,começando pelos governantes o rei Abdullah e a belíssima rainha Rania,principal embaixatriz desse país,que circula pelo mundo,mostrando as belezas e defendendo a visão árabe e as mulheres mulçumanas.
Apesar de não ter petróleo que enriquece seus vizinhos(e, talvez por causa disso seja um oásis de paz),a Jordânia é uma terra cheia de tesouros milenares.
Berço de muitas civilizações e religiões seus tesouros arqueológicos são conhecidos e muito visitados como Petra,uma das sete novas maravilhas do mundo,situada a três horas do aeroporto de Amã,a Capital;a melhor rota é a Estrada do Deserto,rumo ao Sul. Petra
Petra é a antiga cidade perdida dos nabateus,cheia de ravinas estreitas e profundas,emolduradas por escarpas de granito colorido com mais de 30 metros de altura.
Possui centenas de templos e mausuléus majestosos esculpidos na rocha há mais de dois mil anos.
Depois da Praça,em frente ao Tesouro aparecem outras construções,como o anfiteatro de três mil lugares.
Espetacular a avenida com colunas romanas e as ruínas de um palácio bizantino,cujos 800 degraus levam a um mosteiro também construído na rocha.
Imperdível o por do sol neste local onde se tem uma visão geral de Petra.
Há alguns anos atrás,três vezes na semana,havia um show para turistas “Petra by night”,uma coisa de louco;sob o luar e com a ajuda de duas mil velas,beduínos apresentavam um show de cantos e danças ancestrais.
Ainda envolvidos em tanta beleza,os viajantes seguem para o deserto de Wadi Rum onde foi filmado “Lawrence das Arábias”,pois o protagonista da história,o general inglês T.H.Lawrence passou por lá. Deserto de Wadi Rum
Hoje é um parque nacional marcado por várias extensões de areia batida que mudam de cor no decorrer do dia,passando do amarelo para o laranja e do rosa ao vermelho;na entrada do parque fica a mais célebre formação:uma escultura natural que impressionou tanto à Lawrence que ele deu ao lugar o nome da sua autobiografia,”Os Sete Pilares da Sabedoria”.
É aconselhável reservar uma tenda e passar lá a noite à maneira dos beduínos;pode-se até passear de camelo.
Dispondo de tempo e dinheiro vá até Aqaba,um porto no Mar Vermelho,cheio de luxuosos resorts perto das barreiras de corais.Mergulhadores adoram.
Agora,só resta seguir a Estrada Real,a mais antiga rota de viagem do mundo.Mencionada no Gênesis,foi o caminho da Abraão na sua jornada para Canaã;a estrada é linda,bem pavimentada e cheia de antigas fortalezas dos cruzados.A mais impressionante é Karak,erguida no topo de uma montanha a 900 metros de altura.
Com um pouco mais de tempo chega-se ao Mar Morto; situado a 400 metros abaixo do nível do mar é o ponto mais baixo a céu aberto do mundo.Suas águas extremamente salgadas não permitem nenhuma forma de vida. Mar Morto
A água é rica em sódio,magnésio e potássio e cálcio.
Uma peculiaridade interessante é que todos flutuam no Mar Morto;ninguém afunda.
Quer mais?
Ainda se pode visitar o santuário da Betânia e conhecer o real lugar onde São João batizou Cristo;um dos 5 templos encontrados na região,datado do século III é o mais velho templo cristão do mundo.
Em Madaba,encontra-se ricos exemplos da arte cristã antiga. Rei Abdullah e a bela Rainha Rânia
Impossível falar de todas as belezas e do rico acervo cultural e arqueológico deste pais num único artigo.
Mas,não deixe de visitar a capital,Amã,moderna e exótica;apesar de habitada há mais nove séculos,ganhou ares de moderna e luxuosa,com ricos hotéis e shoppings deslumbrantes.
Boa Viagem!
IMG:Busca Gogle

Nenhum comentário:

Postar um comentário