Seguidores

sábado, 6 de fevereiro de 2010

DIÁRIO DE BORDO CAP: XIII

IMG:Praia de Las Canteras
IMG:Cidade Velha

IMG:Praia de Las Canteras



TERÇA-FEIRA,19 de abril


Já perdi a conta de quantos dias á bordo.

A aurora chegou e com ela Las Palmas.Não vi atracar,mas,é a mesma coisa de sempre.

Las Palmas é um balneário elegante com imensos calçadões, cidade feita para o turismo. A vida desfila pelo amplo Paseo de las Canárias. Os eternos velhos nas eternas estações de água, um comercio diversificado e a praia com areias escuras e um mar cor de chumbo, talvez por ser primavera. A Playa de Las Canteras é muito limpa e bem tratada, mas,está longe de ter o encanto das nossas,com suas barracas desarrumadas e quase sempre sujas,mas com cervejinha gelada e caranguejos; talvez seja por isto, que um poderoso executivo de uma multinacional de automóveis que morou cinco anos no Rio, ao encontrar um amigo em Berlim onde estava morando ,confessou para ele que tinha muitas saudades do Brasil; nosso amigo comum falou para ele - saudade? Daquela terra tão desorganizada,terceiro-mundista,com um povo mal educado e preguiçoso? Disse para provocá-lo; e ele falou a tristeza estampada na face,um ar sonhador:
- mas,é disto que eu ter saudades,”do bagunça”.
Aqui em toda extensão da praia existem cabinas para troca de roupas,inúmeros restaurantes,bares e casas noturnas;construíram uma parede de proteção feita de pedras para conter a força do mar. A maioria dos turistas vêm da Inglaterra ou da Escandinávia em busca do sol,raro nos seus países de origem.;gente elegante,bem vestida.O preço das roupas não é muito alto;compra-se um belo casaco de peles,comprido por razoáveis U.S.1500.um “renard” por U.S.100;souvenirs por U.S. 1 ou dois dólares.Como voltaremos em quinze dias ,deixei as compras para a volta.

O passeio aqui foi mais longo que em Tenerife;no centro comprei postais,revistas,frutas,pude telefonar para casa,ter noticias,enfim.Na ânsia de falar nem atinei com o fuso horário,acordei a coitada da Lila,o que é uma temeridade;

Na volta iremos á Cidade Velha,atração turística de Las Palmas.
A cidade nasceu em Vegueta.onde ainda se encontram muitas construções antigas.como a Casa Consistoriale,o palácio do Bispo,a Sé ,o Museu de Arte Sacra e o Palácio Regental;há até uma casa de Colombo que guarda lembrança da época que ele passou por lá a caminho das Américas;
Durante séculos ,as Ilhas Canárias foram consideradas o fim do mundo;quando Juan Rejon chegou aqui,o comandante espanhol que fundou Las Palmas,estabeleceu um acampamento precário,mesmo porque só estava mesmo,como se diz “passando uma chuva”;então pegou um monte de palmas que florescia nos arredores para fazer o acampamento ,,daí o nome da cidade.Alguns historiadores dizem que este arquipélago canarino é remanescente da Atlântida perdida e que os guanches seus primeiros habitantes seriam descendentes dos atlantis repatriados pelos romanos,já que não sabiam navegar;

Este arquipélago,ao largo de Marrocos era chamado pelos romanos de Ilhas Afortunadas por causa da sua beleza;os arqueólogos encontraram vestígios da passagem de cartagineses.Um rei da Numidia quando aportou aqui encontrou uma quantidade enorme de cães,daí o nome Canárias (de cane,cães em latim)

O centro histórico de Las Palmas é um repositório de tradições seculares,edifícios vetustos.Do alto da Isleta admira-se a mais bela praia do pais -Las Canteras;o antigo muro de contenção converte a praia numa piscina natural que atrae os inúmeras turistas;No Bairro de Los Colorados,o mais antigo pode-se ver toda a praia;daí vai-se para o porto da Luz,parque de St. Catalina com um comercio e hotelaria dos melhores do mundo.O castelo servia para defesa e proteção e foi construído no sec. XVI;do alto de suas muralhas conteve inimigos famosos como os piratas Drake e Morgan.À direita começa a Av. Marítima e La calle de Leon y Castilla duas vias importantes.Ao final do Porto,coroado por montes vulcânicos ,encontra-se La Isleta.

As principais ilhas que compõem o arquipélago são: Las Palmas de Gran Canárias que divide com St. Cruz de Tenerife o status de Capital: as ilhas de La Gomera, El Hierro. Fuerteventura, Lanzarote, onde mora Saramago, meu escritor favorito. Em Tenerife nasceu o Pe .Anchieta.
Gosta de viajar?Então nos acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário