Seguidores

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A ANUNCIAÇÃO

A Virgem com o Menino e com o pequeno São João Batista”, conhecida como “A Bela Jardineira”, óleo sobre madeira, é uma das três telas que o grande pintor renascentista dedicou à Madona e a seu Filho pequenino brincando com o primo João Batista. As outras duas são “A Virgem do Belvedere” (que está em Viena) e “A Virgem do Pintassilgo” (em Florença).
Raffaello Sanzio, ou Santi, mais conhecido como Rafael, nasceu em 1483, em Urbino, Ducado de Urbino, e faleceu em 1520, nos Estados Papais, em Roma. Em Perugia foi aprendiz de Perugino e Pintoricchio. Em Florença, foi onde encontrou seus maiores mestres: Leonardo da Vinci e Michelangelo.
Leonardo teve grande influência sobre Rafael; fez uso moderado do “chiaroscuro” do mestre, mas foi muito influenciado pelo “sfumato” (uso de sombreamento delicado e suave, em vez de traços e formas muito delineados). Suas figuras são sempre suaves, com feições amáveis, parecem pessoas comuns, mas sempre demonstrando a perfeição e a elevação de seu caráter sublime.

Fonte: www.louvre.fr ; www.wga.hu/index1.html/

Um comentário: