Seguidores

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

HOJE É DIA DE MOTEL






Hoje é dia de motel
Fins de semana e feriados,não sei porque,lembra motel;quando a gente passa na orla de salvador,perto desses estabelecimentos,as filas de carro ás vezes,atrapalham até o trânsito;baiano é gente muito trabalhadora,não sabe o senhor,e,mesmo tendo alguns casais que só vão lá ver filminhos de branca de neve,vale a presença,e,o melhor,contar pros vizinhos.
Mas,a palavra é inocente;trata-se de uma corruptela do francês “portemanteau”,que denominava o criado designado para carregar(porte) a capa(manteau) do rei;hoje,que os reis e criados são espécies em extinção,significa cabideiro.
A palavra,na mesma forma,emigrou para o inglês,significando uma mala de roupas que se abre em duas metades.
Como os americanos têm mania de formar palavras ,fundindo uma na outra,para minimizá-las,por exemplo,”brunch”(breakfast+lunch),a palavra motor+hotel,virou motel,para designar hotel de estrada para motoristas.
Os ingleses não têm culpa se foi transformado em hotel de encontros tão eróticos quanto casuais.
Aqui,foi inaugurado recentemente,um porreta,com suites árabes,suecas,ecológicas e uma cadeira do dragão,que,dizem,faz maravilhas.
Uma amiga,da minha idade,está doida prá conhecer,mas,eu perguntei a ela em que estado se encontra seu motorista.Ué!?Não é um hotel para motoristas?O dela,já dobrou faz tempo o cabo da boa esperança,e,a gente sabe,homem é como carro:depois de um certo tempo de uso,o motor só pega no tranco.Não sei se valeria a pena pagar os $200,se só o freio funciona bem.
E,você,amiga leitora, o que acha?
Aproveite e dê sua opinião...

Um comentário:

  1. Hehehe! Amigos também podem comentar? No freio vai toda a segurança do carro. Depois, se der uma empurradinha, quem sabe não pega no tranco? hahahah! Ótima esta crônica, como sempre. Meu abraço fraterno. Paz e bem.

    ResponderExcluir