Seguidores

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A IMPORTANCIA DE SER ENCANTADORA



Seja no trabalho, no cotidiano ou no amor, o encanto é fundamental. O Dicionário descreve:quem agrada por suas características;atração que se sente pela postura de alguém;palavra que possui poderes mágicos.
Você saberia definir alguém encantador?Eu confesso que não sei; sinto o encanto, mas, não o sei descrever. Um famoso advogado me disse que se consegue com a prática;não acredito;penso que é inato,algo que transcende a pele,um poder letal,como dizia Cary Grant.Numa sala cheia de pessoas bonitas e inteligentes,entra “aquela”pessoa;não é bela,sequer abriu a boca,e,todas as outras param e olham para ela,siderados.Seu olhar paralisa todos os outros olhares;quem nunca conheceu uma pessoa assim,magnética!?Numa tímida tentativa de entender o encanto, eu diria que uma pessoa que se apresenta de uma maneira agradável, que consegue entender a visão do mundo das outras pessoas, que ouça com atenção o que lhe dizem que dão importância aos outros e os considera é uma pessoa encantadora. Não me esqueci do senso de humor;alguém mal-humorado jamais será encantador.Conheci uma mulher culta,inteligente,bonita,a mais brilhante que meus olhos já perceberam;mas,jamais seria encantadora,porque ela odiava o mundo e passava esse sentimento negativo para nós;sua energia nos afastava dela,em vez de nos aproximar do seu brilhantismo inegável.Já uma cantora em inicio de carreira,para quem desenhei uma jóia,,falou-me de uma forma tão pessoal,tão modesta,disse que conhecia meu trabalho e o adorava,me pôs tão á vontade,me passou uma energia tão positiva,esta empatia entre nós foi tão perfeita que acabei criando para ela o mais belo brinco de ametista de toda a minha vida de criadora e vendedora de jóias.Magnetizada por ela,ofereci-lhe um brinco de prata com turquesa,coisa simples,ela poderia comprar dúzias deles,mas,se mostrou tão encantada e agradecida que me deixou nas nuvens;acho que isso é ser encantador.A empatia é a mãe do encanto.Tentar pensar como os outros,respeitar suas idéias,interessar-se pelas outras pessoas,dizer a palavra certa,faz parte do encanto;mas,eu acho que o encanto brota do olhar.O modo como você vê o mundo,olha para as pessoas,dizendo mentalmente:gosto de você,amo a vida,lança sua varinha de condão cheia de energia boa,nem precisa dizer abracadabra e os outros já sentem os bons eflúvios do ambiente e a paz que você emana do seu ser.Isto é encanto!Agente aprende a ter empatia?Não me sinto segura ao responder; acho que é instintiva, nasce com a gente.
Gostaria que vendessem a fórmula numa farmácia, mas, sei que não é possível. Só sei que é mais poderoso que a beleza e mais letal que a inteligência.


Esta crônica faz parte da Antologia"Livro da Família" (Ed. All Print)

Nenhum comentário:

Postar um comentário