Seguidores

terça-feira, 1 de março de 2011

GRANDES PERSONAGENS (ESQUECIDOS) DA NOSSA HISTÓRIA



Senhor da floresta,um índio guerreiro da raça tupi...
Esse trecho de uma antiga canção de Augusto Calheiros  define como uma luva a figura de Ararigbóia.
Alguns autores tiraram o g do seu nome,mas,me perdoem os sábios,não concordo.Seu nome significa “cobra feroz” e o g,me parece etnologicamente ,fundamental para a palavra tupi gbóia,que deu a nossa jibóia e  significa cobra.O certo é que se nós hoje temos uma unidade territorial,se o Rio de
Janeiro  continua lindo e nosso,devemos muito a esse bravo filho do cacique  Maracajá-Guassu  que, ao lado dos portugueses ajudou a expulsar os franceses de Villegainon,com um exercito de 8000 aguerridos selvagens,cujos atos de bravura,definiram a guerra  .
Muito se há que falar sobre  ele,mas,o espaço é curto e o leitor impaciente
.Fiel aliado de Mém de Sá,de quem foi amigo pessoal, Ararigbóia e seus teminimós venceram a sangrenta batalha de Uruçu-Mirim,que deu a vitoria aos  lusos.
Sozinho,num gesto de loucura heróica,o cacique explodiu o paiol de pólvora dos franceses usando uma tocha e abriu caminho para os portugueses;nesta batalha,Estacio de Sá morreu,vítima de uma flecha envenenada.
Não satisfeito com a façanha,Aararigbóia nadou até o forte Coligny,derrotando os franceses,definitivamente.
Não é curioso que o homem que atravessou a nado a baía de Guanabara tenha morrido anos depois,afogado em 1574?
Como agradecimento pelos seus feitos gloriosos,recebeu da coroa portuguesa a sesmaria de Niterói(água escondida),converteu-se ao cristianismo ,batizou-se com o nome de Martim Afonso,em homenagem a Martim Afonso de Souza.
De Niterói,nunca saiu;há uma estátua sua no centro da cidade,quase em frente á estação das barcas,com os olhos voltados para o rio.Seu ar nobre,orgulhoso,determinado,suas feições boas,seu olhar magnífico ,comove e enche de orgulho o visitante.
Fala-se que ele inspirou o “bom selvagem”,do livro “O Guarani”,de  José de Alencar.

Texto:Miriam de Sales


2 comentários:

  1. Já reparou que para a história oficial a maioria dos feitos indígenas cai na categoria de folclore? É a forma dos vencedores manifestarem seu "triunfo" sobre o nativo. Abraços, Miriam! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Podia até ser o nome de um filme,querido Cacá:onde os fracos n/ têm vez;entendendo-se por fracos os q/ perderam a batalha.
    Por isso eu os procuro,os encontro e os mantenho vivos. beijão

    ResponderExcluir