Seguidores

terça-feira, 22 de março de 2011

O BOM,VELHO E SEMPRE LÚCIDO LOBATO






Pois é,Obama chegou,viu e venceu e nem precisou fazer muito esforço para conquistar brasileiros deslumbrados.
Aliás, nosso povo “se rompe todo” por qualquer porcariazinha.
Cética desde garota ,afinal,fui cria de Lobato,aprendi com ele a pensar e ,principalmente a deduzir,não me entusiasmei nem um pouco com as caras e bocas do presidente ianque.
E,como não poderia deixar de ser,procurei Lobato;procurei e achei,ele nunca me faltou.
Encontrei, no livro “Fábulas” esta que hora ponho aqui ao alcance dos vossos olhos deslumbrados,povo brasileiro,não apenas para ser “do contra”,mas,para fazer essas cabecinhas pensarem um pouco mais,mesmo correndo o risco de apedrejamento.Outra coisa que aprendi com Lobato,não temer desafios,nem ter medo.
Ele,sim,era O Cara!
Mas,vamos à fábula:

O gato-do-mato, jaguatirica e irara receberam um convite da onça para constituírem a Liga das Nações.

- Aliemo-nos e cacemos juntos, repartindo a presa irmãmente, de acordo com os nossos direitos.
- Muito bem! - exclamaram os convidados. - Isso resolve todos os problemas da nossa vida.
E sem demora puseram-se a fazer a experiência do novo sistema. Corre que corre, cerca daqui, cerca dali, caiu-lhes nas unhas um pobre veado. Diz a onça:
- Já que somos quatro, toca a reparti-lo em quatro pedaços.
- Ótimo!
Repartiu a presa em quatro partes e, tomando uma, disse:
- Cabe a mim este pedaço, como rainha que sou das florestas.
Os outros concordaram e a onça retirou a sua parte.
- Este segundo também me cabe porque me chamo onça.
Os sócios entreolharam-se.
- E este terceiro ainda me pertence de direito, visto como sou mais forte do que todos vós.
A irara interveio:
- Muito bem. Ficas com três pedaços, concordamos (que remédio!); mas o quarto tem que ser dividido entre nós.
- Às ordens! - exclamou a onça. - Aqui está o quarto pedaço às ordens de quem tiver a coragem de agarrá-lo.
E arreganhando os dentes assentou as patas em cima.
Os três companheiros só tinham uma coisa a fazer: meter a caudas entre as pernas. Assim fizeram e sumiram-se, jurando nunca mais entrar em Liga das Nações com onça dentro.
Qualquer semelhança entre pré-sal, povo brasileiro e povo líbio não é mera coincidência.
Acordem joões!
A próxima visita do americano não será com samba e tamborim.Nós é que vamos dançar...


Texto de Miriam Sales 

2 comentários:

  1. O petróleo pelas bandas de lá está ficando cada vez mais difícil. Então, que tal aqui, junto ao nosso povo cordial e submisso? Para mim, foi esse e apenas esse o sentido da visita do Sr "o cara". rsrs. Abração, querida.

    A propósito , meu texto de hoje, (RUMOS) fala um pouco sobre a história oficial e a farsa.

    Abraço grande. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Cacá,teus textos são sempre lúdcidos e n/ se pode deixar de ler.
    Abração

    ResponderExcluir