Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

PARABÉNS,SALVADOR!





Salvador faz hoje 462 anos.
 Nossa bela capital ,apesar da idade, está cada dia mais nova e saudável.
Apesar do seu lado austero,cheia de monumentos centenários e 365 igrejas,como diziam os antigos(nunca contei,mas,sei que são inúmeras,vetustas e,quase todas muito ricas),uma nova cidade começa a surgir,com bairros urbanizados e elegantes,largas avenidas,hotéis luxuosos e condomínios maravilhosos cercando suas praias
.A cidade enfrenta ainda  muitos problemas,comuns aos grandes centros urbanos  do país:segurança,saúde,educação,transporte; mas,aos poucos e com paciência(uma virtude dos baianos) tudo vai sendo resolvido a contento e podemos receber bem,com o jeitinho baiano tão cantado em prosa e verso,os turistas que nos visitam.
Não sei se o brasileiro é “o homem cordial”, de que nos fala Buarque de Holanda,no seu “Raízes do Brasil”; mas,sei que o baiano é cordial,amistoso,alegre,companheiro e sempre pronto a receber bem quem nos visita .
Nossas portas estão sempre abertas e sempre cabe mais um nos nossos corações.
A cidade que hoje aniversaria foi saudada pelo sol e seus raios de luz e calor envolveram todos os seus filhos; o mar trouxe uma brisa fresca e as árvores pareciam sorrir.
Afinal, é festa na Bahia!
À tarde, na Praça Tomé de Souza ,teremos um bolo monumental para saudar a “menina”,logo depois de um ato ecumênico com a participação do Coral da Cidade; mais tarde,samba e alegria não vai faltar.
Hoje também, fazem 503 anos da chegada do primeiro europeu a viver na  cidade ,Diogo Álvares Correia,o Caramurú,que casando-se com a filha do cacique Taparica,a bela Catarina Paraguaçú,deu origem á miscigenação entre as raças brasileiras,que fizeram deste país uma ilha de paz e concórdia,graças ao entendimento entre raças diferentes.
Para celebrar esta alegria, termino com os belos versos finais do poeta Martins D’Alvarez sobre a Bahia:
Bahia, filha de um sonho
Que teve Nosso Senhor,
Depois fazer o universo,
No dia que descansou;
E, que depois de criada
Agradou tanto ao Criador
Que este de uma só penada
-com letra bem caprichada-
escreveu sobre a fachada
“Terra de São Salvador!”

Saiba tudo sobre a Bahia lendo "A Bahia de Outrora".
A 2ª edição revista e ampliada chegará em Abril.
Reserve o seu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário