Seguidores

sexta-feira, 9 de abril de 2010

EDGAR DEGAS,OPINTOR DAS BAILARINAS

MÚSICOS DA ÓPERA
A PRIMEIRA BAILARINA

Edgar Hilaire Germain de Gas ou Edgar Degas (Paris, 19 de Julho de 1834Paris, 27 de Setembro , 1917) um gravurista, pintor e escultor francês. Embora seja muito conhecido pelas suas pinturas, majoritariamente de carisma impressionista, é igualmente relembrado como gravurista. Muitos dos seus trabalhos conservam-se hoje no Museu de Orsay, na cidade de Paris, onde o artista nasceu e faleceu.


Degas é considerado vulgarmente como um dos impressionistas, todavia, tal afirmação revela-se um erro, visto que o autor nunca adotou o leque de cores típico dos impressionistas, proposto por Monet e Boudin, e para além disso desaprovou vários trabalhos seus.


Pelo contrário, Degas misturava o estilo impressionista - inspirado em Manet - com inspirações conservadoras, com bases assentes na Renascença italiana e no Realismo francês. Mas à semelhança de muitos modernistas - desta época ou de outras, veja-se Matisse, que viveu posteriormente -, inspirou-so muito nas odaliscas de Dominique Ingres.
O público não se espantava tanto com as suas pinturas; eram tão mais delicadas, sem a agressividade que viram nos outros trabalhos, fazia-lhes até lembrar a pintura histórica, os grandes mestres italianos e o encanto dos franceses do setecento.
Degas ficou conhecido por muito pintar bailarinas, principalmente, cavalos, retratos de família - dos quais o mais conhecido é Retrato da Família Bellelli - ou individuais (por exemplo, o Retrato de Edmond Duranty), cenas do quotidiano parisiense e cenas domésticas, como o banho (como A banheira), paisagens e pela burguesia de Nova Orleans.dos seus colegas: a pintura histórica. Apesar desse particular não deixou de continuar a pintar as cenas de ópera e concertos, as mulheres e finalmente, as bailarinas. Sim, as famosas bailarinas que o tornaram um pintor de renome. Desta série que perdurou ao longo do final do seu glorioso percurso artístico, as mais famosas pinturas são, sem dúvida, A primeira bailarina e A aula de dança. Nestes trabalhos o francês aplicou-se vivamente nos tons vibrantes, que vigoraram vulgarmente ao longo da sua vida. Porém, durante este período os seus trabalhos tornaram-se muito expressivos, alarmantes, assustadores. Veja-se o caso do primeiro. A bailarina parece que voa e o ambiente em torno dela é inspirador e implacável. Um quadro vivo, uma obra-prima inquestionável.
É impossível esquecer Músicos da Ópera, uma verdadeira cena saída de um conto literário. Um particular interessante na pintura de Degas é o fato de conceder a cada personagem dos seus trabalhos uma atmosfera brilhante e eclética que faz com estas pareçam reais, móveis, tocáveis, inexplicáveis..
Devido à sua brilhante técnica, hoje, as pinturas de Edgar Degas são das mais procuradas pelos compradores de todo o Mundo. Em 2004 um trabalho de Degas de nome As corridas no Bois de Boulogne foi vendido na Sotheby's pela quantia espantosa de cerca de 10 milhões de Euros, ao lado de O tomateiro, de Pablo Picasso e de alguns outros trabalhos do seu eterno «amigo-rival» Edouard Manet.
Fonte:Wikipédia
IMG:Busca Google

2 comentários:

  1. Miriam, é com satisfação que aqui estou de novo.
    Quanto ao texto, maravilhoso.
    E quanto ao Texto Perdão e Ódio, uma coisa é justiça, outra coisa é nosso sentimento.
    Compartilho contigo, pois também não sou Cristo.
    O casal, tem de pagar até a última setença sim!
    Perdão é uma virtude que não é para todos, e não sei se perdoaria. Imagino a mãe da menina...
    Bjs de teu leitor, meu abraço.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom te ver de novo!Tenho falhado contigo,mas,o trabalho está muito c/a chegada e re-lançamento do "Contos e Causos" e a feitura do novo "Bahia de outrora",que deverá sair da gráfica em julho.Visitar seu espaço é um prazer renovado,pois,saio de lá fortalecida.
    Um forte e amistoso abraço.

    ResponderExcluir