Seguidores

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A CIDADE LUZ!




Torre Eiffel


“Sous le ciel de Paris s’évole une chanson...”
Quem diria que essa charmosa menina tem mais de quatrocentos anos! Ela existe desde que as legiões romanas invadiram a Gália, antigo nome da França, mas, era, apenas, uma das muitas aldeias habitadas pelos gauleses e parísios.A população reunia-se na “Cité”,cujo nome antigo era Lutécia.
Os parísios lutaram bravamente contra as legiões de Júlio César, mas sem chance.
Os romanos melhoraram muito Paris (nome tirado dos antigos habitantes vencidos); construíram pontes, monumentos, teatros e circos.
No séc.V Paris foi ameaçada por Átila, o “Flagelo de Deus” como era chamado,porém, a bela menina e seu bravo povo, repeliram os bárbaros invasores.
Tempos depois chegaram os francos atraídos pela beleza e grandiosidade de Paris, mas, esses já eram civilizados e logo se enturmaram.
O rei franco, Clóvis, fundou a Abadia de Santa Genoveva , mas,os francos, seus sucessores não residiram lá o que atraiu os normandos no sec.IX.
Com a nova dinastia dos Capetos Paris começou a ter feição de cidade sendo sede da administração municipal;começa ai o seu período áureo; Felipe Augusto iniciou a construção do Louvre e terminou Notre Dame. Luis XI constrói a Sorbonne enquanto Carlos V ergueu a Bastilha.
Mas, as cidades também têm seus dias de má- sorte,como as pessoas.Em 1814 Paris foi vencida pelos bolonheses aliados dos ingleses que, desde muito, brigavam com a França.
Os Henriques V e VI passaram a morar em Paris.
Somente 18 anos mais tarde Paris voltou a ser francesa.
Apesar de muito bela e muito nobre Paris vivia num permanente estado de inquietações e guerras.
A Revolução Francesa com seu banho de sangue aconteceu lá.
Conheceu as guerras napoleônicas e foi ocupada pelo exército alemão, nas duas guerras mundiais.
Os alemães mantêm uma relação de amor e ódio com os franceses desde priscas eras.
Paris é, por direito e justiça, a capital espiritual da civilização latina.
Uma das cidades mais populosas do mundo, destino turístico desejado por todos. Sob o céu de Paris é impossível ser infeliz., é o que se diz.
Importante centro comercial e industrial, , porém, seu forte são os pequenos ateliers de artigos de vestuário, luxo, jóias e perfumarias. Paris é cocotte e coquette. Paris é mulher!
Sob o ponto de vista intelectual Paris é também muito importante.
Lá está a Academia Francesa, a Sorbonne, a Biblioteca Nacional, o Louvre.
Um dos mais belos passeios de Paris é visitar a Praça da Concórdia, onde se pode vislumbrar o Jardim das Tulherias com suas árvores e estátuas, os Inválidos, onde se acha o túmulo de Napoleão, a Torre Eiffel, magnífica, o Champs Elisées , o Arco do Triunfo,adornado de altos e baixos relevos representando as vitórias de Napoleão.
Lá também foi erguida a guilhotina, de execrável memória,onde perdeu a vida a rainha Maria Antonieta, o próprio Guilhotin, que inventou a máquina mortal e provou do próprio veneno e até Lavoisier, criador da Química moderna.
No centro da praça ergue-se o obelisco de Lúxor doado a Luis Felipe pelo paxá do Egito.É um monumento de 23 m de altura que celebra os feitos de Ramsés,II, o magnífico faraó.
Maravilhoso e próprio de Paris são os seus bulevares, com cafés elegantes e confeitarias contrárias a qualquer regime.Cadeiras nas calçadas de onde, sentado, você vê passar o mundo.
São eles Montmatre, Madeleine, Capuchinhos ,dos Italianos,onde a animação é intensa.
Paris é uma festa! Palavra de Hemingway, que a reverenciava com um grande amor.
Fico por aqui, mas, prometo voltar. Para falar do Louvre, da Ópera, de Notre Dame, de Versalhes.
Essa cidade dá asas à nossa imaginação,dá voltas à nossa cabeça,povoa o nosso imaginário...
Esse espaço é muito pouco para conter a cidade dos nossos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário