Seguidores

domingo, 28 de junho de 2015

OS ENCANTOS DA MENINA LISBOA



FIAT  LUX

O BLOG DE MAIO/15

Viajar é Preciso

OS ENCANTOS DA MENINA LISBOA


                        OS ENCANTOS DA MENINA LISBOA
O QUE VER,ONDE COMER,ONDE COMPRAR,ONDE PASSEAR,ONDE   MORAR,O QU FAZER  .  
                             

Sendo o ponto mais ocidental da Europa,”onde a terra se acaba  e o mar começa...”Portugal é visita obrigatória  nas  suas  andanças europeias.
Para os brasileiros,principalmente ,pois  ,de lá vieram nossas raízes e uma visita carinhosa ao nosso avozinho deveria ser prioritária.
Não poderia narrar aqui todos os encantos portugueses; para isto terei que fazer um livro já pensado e prometido para  2016,com lançamento na Feira do Livro de Lisboa.
Esta breve resenha não diz tudo ,mas,diz muito.Vamos conversar:

    O QUE VER
BAIXA E CHIADO

Uma visita á memória portuguesa , sua  história,seu comercio tradicional,seu passado de glórias ,seus artistas de rua,seu cheiro de alecrim...
Comece pelo Terreiro do Paço,uma das mais belas praças do mundo,com o triunfal Arco Pombalino e a estátua de D. José I ,dominando todo o espaço.Elegantes cafés e velhos edifícios administrativos bem preservados tornam este um passeio encantador.

No Chiado,o bairro mais elegante do s novecentos ,passeava Eça de Queirós e seus personagens sofisticados.A Praça Luis de Camões ,com a estátua do poeta vale uma bela foto.Cumprimente com carinho o autor dos Lusíadas  e aproveitando o ensejo vá almoçar na Trindade,um centenário restaurante que ostenta a cruz templária e os garçons se vestem de monge.A cerveja é especial!


Na rua Garret visite   “A Brasileira” e aproveite para sentar com Fernando Pessoa e oferecer-lhe um cigarro. Depois,aprecie as lojas de moda.



BAIRRO ALTO


Nestas ruas quinhentistas e camaleônicas (á noite é centro boêmio,durante o dia belas vivendas de gente séria ,com flores nas janelas e um comércio  diversificado.
O Príncipe Real atraiu para este bairro de edifícios históricos e coloridos,elegantes butiques, ateliers e galerias á volta de um jardim centenário.Descendo o São Bento você encontrará o belo prédio do Parlamento e antiquários famosos.


ALFAMA,CASTELO E GRAÇA
Alfama não envelhece  pois é onde mora a alma de Lisboa.Bairro boêmio ,com muitas igrejas onde se festejam os santos populares.Os moradores,gente simples são responsáveis pela marca registrada do bairro:as roupas e lençóis estendidos nas janelas.
Aqui se ouve o fado mantido por uma fiel e castiça população nas inúmeras casas,tascas e lojas ,genuinamente portuguesas e orgulhosa do seu passado,imune a estrangeirismos.”Não namores os franceses ,menina Lisboa...”aconselhava Amália, que cantou tantas vezes e de tantas maneiras este bairro tão português!  

Este labirinto de ruas estreitas e calçadas de pedra nos leva á mais bela vista de Lisboa e do estuário do Tejo:o Castelo de São Jorge,visita obrigatória onde passo ,pelo menos um dia,percorrendo seus caminhos seculares desde a Porta da Traição até a porta do sacrifício de Martim Muniz,que salvou os portugueses de uma derrota contra os árabes.



Na Graça temos uma declaração de amor a Lisboa,o miradouro,onde se tem uma preciosa vista da cidade. Em São Vicente de Fora temos,todo sábado,a Feira da Ladra,onde se compra de tudo por um preço baixo regateando sempre.
Descendo até Santa Apolônia –Bica do Sapato visite o Cais de Pedra com muitos restaurantes de preço módico com vista para o Tejo.


CAMPO DE OURIQUE,ESTRELA,LAPA E SANTOS

No Campo de Ourique,uma cidade dentro de Lisboa, vale passear,comer e comprar.Da Estrela,uma vista maravilhosa vai encantar você.
Na Lapa,zona chic ,onde ficam as embaixadas e casas muito elegantes.Já em Santos uma animada vida noturna,bons restaurantes com uma gastronomia tradicional.

ALVALADE
Um bairro novo ,com ruas bem planejadas,calçadas largas e sóbria arquitetura;há bons hotéis e deve-se fazer uma visita obrigatória á Fundação Calouste – Gulbenkian,fonte de cultura com seu museu,jardins e anfiteatro para shows.

BELÉM


Os descobrimentos são celebrados aqui,de onde partiram as naus para abrir novos caminhos no mundo.Visite o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém,ambos com sua magnífica arquitetura manuelina ,o Museu dos Coches,além do Padrão dos Descobrimentos e o Centro Cultural; destino obrigatório e parada obrigatória para provar os deliciosos pastéis de Belém.


PARQUE DAS NAÇÕES

Foi construído para a Expo /98 este bairro chic,moderno, com uma faixa de 5km á beira do Tejo,com restaurantes,teleférico,hotéis e residências de  luxo,prédios modernos e confortáveis,o Oceanógrafo,o Shopping Vasco da Gama e a nova Gare do Oriente;perto de tudo e com transporte acessível,além da tranquilidade e elegância do bairro onde ,prefiro me hospedar.

MINHAS DICAS

Meus passeios favoritos

Casa de Fernando Pessoa
Belém.Olhe,sente,ore,medite ou simplesmente sinta o cheiro dos séculos.
Pegue o tram (o bondinho ou elétrico como os portugueses chamam) na Praça Martim Moniz e faça um tour de 40 minutos pela  Cidade Velha. 
Aproveite para provar e levar os pastéis de Belém;vai pegar uma enooorme bicha (fila),mas,vale a pena...

Castelo de São Jorge,um mergulho no passado de heroismo e luta.Almoce no "Leão de Ouro" e tome uma ginginha no copo de chocolate.
No Cais do Sodré pegue o comboio  e desça no Alcabideche só para almoçar no Traquitanas.Beba um litro da sangria e saia rindo e dançando.
Não deixe de visitar o Parque das Nações com o Oceanário,andar de teleférico,fazer compras no Vasco da Gama e , aproveitando a deixa ir ao Club Gourmet,sofisticado e bacana onde a Carmem e o Fernando Salgueiro lhe atenderão muito bem.Azeites especiais,chocolate Lady Godiva,vinhos finos,patês e uma excelente marmelada.
Visite a Casa dos Bicos onde  lhe espera toda a obra de Saramago.
E,por falar em cultura uma visita obrigatória é o Calouste - Gulbenkian:museu,acervo,parques, exposições, tudo maravilhoso.
Pode ser kitsch ,mas,é lindinho...


RAZÕES PARA VISITAR LISBOA

1-Não teremos problemas com o idioma
2-Uma das maisfartas e gostosas cozinhas do planeta
3-Cidade mais barata que Berlim,Paris  ou Londre4-4-Riquissima cultura e história
5-Boas compras,muitas lojas,shoppings e o maior outlet da Europa
6-Direto pela TAP e sem complicações de visto
7-Pela TAP pode comprar o que quiser;você tem direito a 64 k de bagagem.
8-Aeroporto situado a 10mm do centro
9-A capital mais segura da Europa.
10-Mais de 200 dias de sol por ano.



VALE A PENA TER UM


Por apenas 18 euros e cinquenta  durante 24 hs você terá acesso  a transportes públicos,inclusive os trens para Cascais,Estoril e Sintra.Também lhe garante entrada em 25 museus,monumentos além de descontos em várias lojas de artigos portugueses.
Visite e se informe:
www.visitlisboa.com






                 ATÉ  JUNHO!






2 comentários:

  1. Miriam, já que poucos lisboetas (alfacinhas de gema) conhecerão tão bem Lisboa como eu, uma vez que fiz um levantamento a toda a cidade, posso dizer que a crónica está ótima, um orgulho para a própria cidade.
    Já que se falas em Alexandre Herculano, se não sabes, o edifício, do Cais do Sodré (Praça Duque da Terceira), aqui postado, tal como está, foi o Hotel Central, o que foi grande escritor, cita num dos seus livros. A estrutura interior do prédio, continua a mesma, mais visível na canalização, que está à vista nas casas de banho (banheiros).
    Precisamente há dias tive um encontro com duas amigas brasileiras (Eloah e Vera Portella) no Café A Brasileira. Menos de um mês antes, tinha vindo do nordeste brasileiro. Encantei-me com tudo.
    Se e quando, vieres a Lisboa, lançar o projetado livro, teria muito gosto em nos encontramos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um prazer,Daniel;pena q/ não foi desta vez.Andei atrás de Herculano durante estaminha viagem,pois,estou fazendo um studo sobre a monarquia e suas lendas e o Lendas e Narrativas viria a calhar;felizmente ,encontrei na Bertrand.Se Deus quiser estarei na Feira do Livro de 2016.Casada com um português todo ano vou á Lisboa.Os melhores dias da minha vida.
      Grande abraço e grata pela visita.

      Excluir