Seguidores

segunda-feira, 5 de julho de 2010

MITOS BRASILEIROS: A LENDA DO NEGRINHO DO PASTOREIO




Antigamente, há muitos, muitos anos atrás,havia nos pampas um estancieiro muito rico e muito malvado.

Todos o temiam e odiavam pela sua perversidade, sua avareza e sua cupidez.

Seus inúmeros escravos sofriam nas suas unhas, as penas do inferno;morriam às dúzias de trabalhos e maus tratos.

Numa fatídica manhã de sexta-feira, um negrinho, filho de escravos do estancieiro e,por,isso,também seu escravo,apesar da sua pouca idade e inexperiência,foi mandado pastorear uma tropilha de cavalos baios,ariscos e indomáveis,e,no pastoreio pelos campos perdeu a tropilha.

O amo o surrou de uma forma bárbara; o negrinho ,uma criança franzina,não resistiu à surra de relho;ainda sangrando foi jogado num formigueiro e devorado pelas formigas.

Alguns anos depois,tropeiros e peões começaram a ver um belo negrinho,arrodeado de luz,conduzindo uma bela tropilha de cavalos baios,através das campinas.Os sons da cavalhada enchiam os pampas.

Pairando sobre tudo e todos,Nossa Senhora,sua madrinha,o abençoa.

Como afilhado da Virgem, que vela por ele,quem perder qualquer objeto,é só pedir ao Negrinho,que ele o põe à vista do dono.Então,convém acender uma vela e agradecer ao menino.Embora seja um mito gaúcho sua fama chega até a fronteira de São Paulo e se espalha por todo o Brasil.

Até hoje,o negrinho bonito e nutrido,percorre os campos conduzindo seus cavalos.

.Talvez, através dele,as pessoas queiram compensar os escravos por seus martírios,achando que,pelos sofrimentos que suportaram,mereciam as graças do Senhor. Foram canonizados pelo povo,na pessoa de uma criança frágil e indefesa.

Existem várias versões para essa lenda,pois,gaúcho bom não pisa no poncho nem deixa ninguém contar mentira.Mas,versão...cada um tem a sua!

Fontes:Simão Lopes Neto

Guia do Folclore Gaúcho

Geografia dos Mitos Brasileiros

Gosta de estórias fantásticas, costumes e tradições do passado? Então leia “A Bahia de Outrora”,agora em 10 x no Mercado Livre.





3 comentários:

  1. Tá bom amiga! Já conheci o negrinho do pastoreio. Agora estou ansioso pelo Bahia de Outrora! rsrs. beijão, Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    Gosto muito do Negrinho do Pastoreio! Aprendi essa lenda quando era criança. Aqui no sul, a gente sempre trabalha nas escolas com essa lenda. Faz parte do nosso folclore. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Marli,essa lenda é tipicamente gaúcha.Como a da Teninaguá,dos livros de Verissimo. bjs

    ResponderExcluir