Seguidores

quinta-feira, 23 de junho de 2011




                   ABSURDOS & ABSTRUSOS
Quanto mais eu rezo ,mais assombração me aparece,assim falavam os antigos que não tinham a sabedoria de Zaratrusta, mas,davam seus pitacos.
E, diante de tanta coisa abstrusa que vejo e leio mais me convenço que este mundo não tem jeito.
O termo abstruso, muito pouco usado,significa uma coisa obscura,confusa,difícil de compreender,nebulosa.Já o absurdo,muito mais usado ,tem origem,segundo dizem, no século XIV e vem do Latim absurdus,que significa “desagradável aos ouvidos e,por extensão,difícil de entender.
Ambos os termos são aparentados, procedem do Latim e têm significados  similares,mas,um é mais sociável que o outro,pois,palavras são como pessoas,embora não pareçam.
Mas, toda essa lengalenga absurda  vem de fatos que venho lendo e matutando e que não entram na minha cachola por mais que me esforce por entendê-las.
Acabo de assistir na TV paga uma discussão sobre a Lei Seca entre um advogado e um deputado.
O advogado, contrário  a dita   Lei ,saiu-se com esta pérola:
“-Muitas vezes,o motorista embriagado não tem como pagar um táxi para voltar para casa quanto mais a fiança de $950”.
Não, vocês não leram errado; esse foi o argumento usado pelo ilustre causídico para condenar a lei!
Não lembra a piada do cidadão que comprou um carro e não tinha dinheiro para pôr gasolina?
Se o sujeito tinha grana para tomar mais de dez cervejas e sair por ai matando inocentes; se tinha como pagar a prestação do carro ,como não podia pagar a multa?
E,para um caso destes,apenas multa?
Ele não deveria ter a carteira cassada tão logo fosse apanhado bêbado, e, se matasse alguém,não deveria  ser condenado a uns trinta  anos   de prisão por homicídio culposo?
                                            #
Outro caso difícil de passar pela minha garganta é o do Battisti; não quero entrar no mérito da questão jurídica sobre se ele é culpado ou não,se deveria ser extraditado ou não,já que não conheço o assunto,logo não tenho jurisprudência firmada,como se diz em advogadez.
O que me causou espécie é o fato do italiano ,agora quase cidadão brasileiro .com direito a morar e trabalhar aqui  ,poderá se aposentar daqui a nove anos ,sustentado pelo contribuinte.Isso porque até lá terá completado 65 anos, segundo li na Veja..
Conheço muito de perto uma senhora , cujas empresas onde trabalhou,recolheram religiosamente  o  seu INSS  .exceto a última ,uma empresa fantasma que deixou Salvador devendo a deus e ao mundo e,logicamente,não recolheu a contribuição devida e ,como saiu foragida ,sequer deu baixa na carteira dela.
Pacientemente , a senhora começou a pagar o carnê como autônoma; quando chegou aos 60 anos deu entrada na aposentadoria, que lhe foi negada duas vezes porque a empresa de fachada não tinha pago nem dado baixa na carteira.
Hoje, aos 70 anos e vivendo ao deus-dará, morre de inveja do Battisti.
                                         #
O terceiro caso seria cômico se não fosse trágico.
Um grupo de rabinos  condenou á morte  por apedrejamento,  um cão ,  pois, acreditou  estar o cachorro possuído por um espírito de um advogado morto que tinha  querelado em vida com o Tribunal.
Mas,o cachorro foi mais esperto,fugiu e escapou ao suplício.
Agora,me digam se é possível tais coisas acontecerem em pleno século XXI , entre povos que se dizem civilizados, numa etnia que gerou Nietsche e Einstein.
E, para o genocídio  palestino,nada???
Reflitam ,meus caros leitores, depois de tudo que vocês leram --coisas que vão do absurdo ao abstruso-,não dá vontade de ser abdusido?
                                                                         ‘Té mais

4 comentários:

  1. É amiga depois de ler atentamente os tres casos não nos resta opção. Chego a pensar,o que faz deste país ser um lago de absurdos. Como podemos conviver por tanto tempo com tão pessimos legisladores.Como pode exisitir tanta impunidade em nome do vil metal?
    Amo este país mas chego a te nojo das coisas que assistimos.
    Belo texto,otima indignação.
    Meu abraço terno.
    Bju de luz
    Bom São João amiga.

    ResponderExcluir
  2. É amiga depois de ler atentamente os tres casos não nos resta opção. Chego a pensar,o que faz deste país ser um lago de absurdos? Como podemos conviver por tanto tempo com tão pessimos legisladores? Como pode exisitir tanta impunidade em nome do vil metal?
    Amo este país mas chego a ter nojo das coisas que assistimos.
    Belo texto,otima indignação.
    Meu abraço terno.
    Bju de luz
    Bom São João amiga.

    ResponderExcluir
  3. Toninho,vou te responder c/ os versos do Gregório de MatosE que justiça a resguarda?.............Bastarda

    É grátis distribuída?......................Vendida

    Que tem, que a todos assusta?.......Injusta.



    Valha-nos Deus, o que custa,

    o que El-Rei nos dá de graça,

    que anda a justiça na praça

    Bastarda, Vendida, Injusta.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossas absurdâncias não tem concorrência. Se bem que isso não são fenômenos exclusivamente brasileiros: é coisa da humanidade regida por anjos tortos e outros bodes.
    PS: Eu tinha mesmo era vontade de ter uma boa grana, montar uma biblioteca como a que você mostrou na foto, me trancar lá e pronto!
    Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir