Seguidores

quinta-feira, 1 de julho de 2010

CURIOSIDADES:




ORIGEM DA PALAVRA FUTEBOL


O nome do jogo mais popular do Brasil tem origem inglesa;verdade é que o próprio jogo foi criado pelos ingleses que o denominaram de foot (pés,em inglês) e Ball (bola),assim mesmo,bola no pé.


Os ingleses não chamavam foot-ball de foot-ball e sim de soccer ,formado de as+ soc+er (association football).


Diferente do futebol americano criado em 1874 e que é praticado inteiramente com as mãos,o futebol inglês é o líder dos esportes no Brasil.


O futebol americano,chamado soccer nasceu de uma disputa entre as Universidades de Harvard,americana e McGill,canadense;em campo ,os jogadores disputaram uma variante do rúgbi canadense,uma espécie de vale – tudo,onde entravam beliscões e chutes baixos ou não.


Ia o nosso futebol muito bem aqui na Pindorama quando os puristas da língua rebelaram-se contra o estrangeirismo foot-ball que acabaram trocando pelo estranhíssimo ludopédio.,do Latim ludo(jogos) pédio(dos pés)


Agora me responda:- Você iria ao Maraca assistir um ludopédio?Fala sério!


Não pegou,nem poderia,é claro!


O mais famoso esporte brasileira de origem bretã que revelou nomes como Pelé,Garrincha,Nilton Santos,Júlio César,Tafarel,está caminhando rumo ao hexa.


Vamos apoiá-lo.

”A Bahia de Outrora” estará nas bibliotecas de Harvard e Coimbra;porque não na sua casa?Custa menos que uma partida de futebol e não elevará seu stress.Informe-se pelo e-mail:miriamdesales@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário