Seguidores

sábado, 10 de julho de 2010

DIÁRIO DE BORDO,CAP:XXV

Passei deslumbrada pela muralha romana cuja imponência dominava os arredores; saí a passear nas cercanias, ruas estreitas e antigas, casas velhas cheias de poesia; ”Ah, a poesia das velhas casas abandonadas...” cantava o poeta Manoel Bandeira; se eu as pudesse escutar, que estórias me contariam?Certamente falariam de saudade porque “saudade é o eco em dor de vozes que morreram. disse o poeta. De repente uma surpresa: a Radio Catalunha toca música brasileira. Jorge Benjor; A apresentadora promete para mais tarde Gil, Caetano e Milton Nascimento. È o Brasil presente; há pouco,quando estava na Catedral,passou por nos um garoto bem louro com jeito de nórdico, vestindo uma camiseta da Bahia. No silencio da cidade medieval, jovens rapazes tocavam música sacra e canto gregoriano; um homem com traços de índio asteca tocava violão, ao mesmo tempo em que soprava pífaros; tocava Aranjuez, meu amor; eu estava a ponto de ter um orgasmo. O dia ajudava; fazia um belo sol de primavera. uma brisa fresca nos beijava o rosto, tudo emoldurado por um belo céu azul; flores nos balcões, harmonia, alegria no meu coração.


#Comprei postais e recuerdos; comecei a gastar dinheiro, mas, resistir, quem há-de?Comprei reproduções de telas famosas. Saímos para as Ramblas e voltamos a ver Orlando,que nos esperava com o Carlos,um português alto, jovem e bem apessoado,de Lisboa,como Raul e Sto. Antonio. Falamos de negócios, minhas finanças andavam necessitadas o jeito foi sair da Idade Média e cair no mundo real e suas necessidades inadiáveis. O Carlos levou-me até um comerciante que tinha interesse nas minhas peças,Sérgio,grande atacadista daqui;entre outras coisas ele tem varias lojinhas,comuns aqui que vendem de tudo a 100 pesetas;algum tempo depois chegariam ao Brasil como lojas de 1.99;mas,o que ele queria mesmo eram camisetas da Seleção;diz ser louco por futebol e Ayrton Sena.Comprei camisetas,imitações de Lladró,batons,presente para meus netos,uma velinha bem original para o bolo de Puppy;depois de tudo isso,como eu tenho uma sorte danada e nasci com o traseiro pra lua ainda tive a oportunidade de ver a Sagrada Família,passando tranquilamente de carro;esta obra monumental de Gaudi só vai estar terminada -dizem-na para 2014.Graças ao Carlos ,apesar da hora apertada,vi boa parte de Barcelona.O René me ofereceu um mapa de Barcelona;Como agradecer tanta gentileza?
Na pressa noto que sai do navio em jejum; nem bebi o tradicional copo d’água de todas as manhãs; para aplacar a fome comprei um croissant delicioso perto da Cidade Velha. Vim comendo pela rua sob olhares divertidos dos catalões;paramos perto de uma árvore,mais precisamente um pé de tangerina carregado;um velho que estava á porta de sua loja deu um jeito de dizer que não serviam para comer;eram muito azedas;com certeza nos achou com cara de famintos.O porto fica perto do cemitério.Os cemitérios, no Velho Mundo são um espetáculo á parte.Vale a pena uma demorada visita,ver monumentos,esculturas e conferir os nomes dos moradores;não há nada de morbidez nisto ,é um outro tipo de Arte.Partindo de Barcelona pode-se ir ás Baleares,por ferries;também Ibiza ou Canárias.Um trem de Barsa a Madri leva 10hs. de viagem; no verão é melhor viajar á noite, mais fresco e fica o dia todo para se aproveitar. A mesma paz,a mesma sensação de levitar,o mesmo silencio dos séculos,o mesmo cheiro,a mesma atmosfera pura e sagrada eu senti no Mosteiro da Batalha,em Portugal,no Duomo de Gênova e em Fátima;é uma sensação que não da para descrever.O navio saiu ás 7hs. Carregado de containeres vamos pesados; dentro de três dias estaremos em Las Palmas. O2º finalmente partiu de férias.Fui me despedir dele na sala do Imediato,parecia muito feliz.Disse-lhe “all the Best”e ele partiu feliz como pinto no lixo.


IMG: sagrada Família,obra inacabada de Gaudi

Nenhum comentário:

Postar um comentário