Seguidores

quinta-feira, 22 de abril de 2010

CARTÓRIO DE PROTESTOS: OS 50 ANOS DE BRASÍLIA






Brasília não merecia esse tratamento injusto e discriminador.
A cidade que foi criada para unir os homens, dentro de uma filosofia socialista onde todos eram iguais, plantada no Planalto Central ,longe da Costa e tendo como objetivo levar o poder para o centro,ontem,ao completar 50 anos,foi,a meu ver,esnobada pelos políticos,numa festa onde não apareceram autoridades nem houve desfile militar,uma festinha meia – boca com shows ao gosto popular e toques de sinos.
Porque as autoridades andam correndo de Brasília? Porque não querem,talvez,ter seus nomes vinculados á corrupção que se alas26/04/10 18:19 - ZaretliteraturaQue delícia ler vc com tanta sabedoria e um jeito lindo de escrevertextos! parabéns poetisa Miriam,beijos fraternos. ZL.trou pela cidade de Niemeyer e Lúcio Costa,cujos propósitos foram tão miseravelmente distorcidos pela classe política que se homiziou no seu seio.
O próprio governador de fancaria que foi eleito pro ribão para livrar a cidade da intervenção federal tão necessária,nem pode comparecer à festa;vaiado,desmoralizado,rejeitado,apesar da bela estampa de ator global.
Não,Brasília não é isso; Brasília é o candango que ajudou a construí-la e cujos descendentes ficaram por lá,após o término da construção;Brasília é o funcionário de carreira,sério,honesto,como aquela simpática senhora telefonista da Presidência há cinqüenta anos,uma estória viva da cidade.Brasília é o seu povo composto de médicos,jornalistas,engenheiros que viram crescer a menina ao mesmo tempo que seus filhos,hoje,cidadãos de Brasília.
Brasília não é Roriz e sua quadrilha, gente sem pai nem mãe,sem raízes na cidade de Juscelino,gente sem ter quem lhe puxe as orelhas,sem nenhum comprometimento com a cidade e sua filosofia,gente que veio apenas com o intuito de enricar e se mandar.
Leitores, perdoem,mas,esse cartório,geralmente curto,hoje,tem o tamanho da minha indignação.
E,você,já se indignou hoje?
FALA O LEITOR:
25/04/10 19:32 - Rose Scheffer
Também penso que se deveria olhar para Brasilia com outros olhos,Parabéns e saudades da sua espetacular sinceridade de opinião.Sempre
Rose
25/04/10 19:10 - Rejane Chica
Muito legal,Miriam! Sempre temos algo pra nos indignar.Muitas vezes émelhor fazer de conta nem ver,senão,ficamos loucas antes dotempo,rrs...beijos,linda semana,chica
26/04/10 18:19 - Zaretliteratura
Que delícia ler vc com tanta sabedoria e um jeito lindo de escrevertextos! parabéns poetisa Miriam,beijos fraternos. ZL.
26/04/10 15:29 - Maria Iaci
Aplaudo de pé, Miriam! É isso aí. Mas, se puder, dê um pulinho naminha página, onde conto como foi a festa alternativa, "Brasíliaoutros 50", com um espírito totalmente diverso do que você tão bemdescreveu aí. Nós, brasilienses legítimos, que amamos nossa cidade,ignoramos a bobajada lá na Esplanada e fomos pro gramadão atrás daTorre curtir os verdadeiros shows e a festa mais legal que Brasíliapoderia ter. Um beijo agradecido na testa, querida.
26/04/10 15:12 - Dante Marcucci
Tem razão, amiga. Brasilia não merece o estigma. Parabens pela homenagem. Beijos

2 comentários:

  1. Meriam,muito bom te encontrar por aqui!Realmente Brasilia merece um tratamento especial!Merece ser mais bem tratada,acolhida e amparada.Político nessa hora,sempre desaparece!Excelente cronica!Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Anne,seja bem- vinda.
    Suas palavras são sempre sensatas e seus comentários,pertinentes. Um grande abraço

    ResponderExcluir