Seguidores

quarta-feira, 10 de março de 2010

LÁ VEM O TREM...

Morro de inveja dos europeus que podem cruzar toda a Europa de trem.
E,não consigo entender como um país de dimensões continentais como o Brasil não dispõe de uma rede ferroviária significativa,que facilitaria muito a vida dos brasileiros nas suas viagens através do pais,desafogaria as estradas,diminuiria a dependência de combustíveis(e,conseqüentemente a poluição),além de nos proporcionar roteiros encantadores,como cidades históricas,vales,florestas,paisagens belíssimas e diversificadas,um passeio memorável pela cultura desse pais.
Voltar aos trilhos seria a glória!
Minas Gerais,com suas ferrovias construídas desde a época colonial é um convite para o turismo ferroviário.
O “Trem do Vale,” (tremdovale.org)que percorre 18km e nos leva a Ouro Preto,Mariana possui vagões à moda antiga com direito à vista panorâmica por módicos$30.00 ida e volta.E ainda conta com uma biblioteca infanto-juvenil nas estações,para quem quiser divertir-se lendo um bom livro ou acessar a internet.
Mas,não ficamos por ai.
No Espírito Santo temos o “Trem das Montanhas Capixabas”(tremdasmontanhascapixabas.com.br) cuja rota,chamada de Rota do Sol e das Montanhas,começa na Estação de Viana,na Grande Vitória,percorre 46km e serpenteia a Serra da Mantiqueira,engolindo pontes,abismos,túneis,cachoeiras.
Lá vai a Maria Fumaça subindo serras,encarando aclives e atingindo até 530m acima do nível do mar,até chegar a Marechal Floriano,não sem antes nos levar a Domingos Martins,com sua cultura originária de imigrantes alemães e italianos,revelada na culinária,na arquitetura,nas artes e costumes.
Operada pela Serra Verde Express(http://www.serraverdeexpress.com.br),maior/ operadora de trens turísticos no Brasil,esse trem carrega 56 pessoas e opera nos feriados e finais de semana,ao preço de $172.00 por pessoa.
Entusiasmado?Então,porque não ir ao Pantanal?
Pegue o Pantanal Express(http://www.pantanalexpress.com),um/ lindo trenzinho com capacidade para levar,com conforto e segurança 400 pessoas.
Uma viagem encantadora e divertida,apreciando a fauna e flora mais rica do mundo.
Partimos de Campo Grande,capital do Mato Grosso do Sul e percorreremos 220km de ferrovias até Miranda,passando antes em Aquidauna.
A viagem ,sempre nos fins de semanas e feriados ,dura sete horas de diversão garantida em que podemos ver jacarés,tuiuiús,capivaras,flamingos,além da mais exuberante flora da região.
O percurso dura sete horas e custa $154.00 por pessoa.
Melhor do que ir para Miami,cara – pálida.
Agora,se você estiver bom de banco,por cima da carne seca,abonado,como se diz porque não aproveitar uma viagem luxuosa?
Não chega a ser o Orient Express,mas,dá pro gasto.
Entre em contato já com o “Great Brazil Express”(http://www.greatbrazilexpress.com.br),primeiro/ trem de luxo do pais e é operado pela Serra Verde Express em parceria com uma empresa similar da Bélgica;seu roteiro é no Paraná entre as cidades de Curitiba e Morretes,além de ir a Ponta Grossa e Cascavel,levando no máximo ,44 pessoas.
Os felizardos que embarcarem entrarão num vagão decorado em estilo colonial ,com madeiras nobres,mobiliário oriundos de antiquários e gravuras de Debret e Rugendas.O teto,pintado à mão,tem imagens da flora e fauna brasileiras e as poltronas de couro com forro de penas de ganso.
As cortinas são de seda e,no bar,uma tela de plasma mostra ,ao vivo,todas as paisagens que vão ficando para trás durante o passeio.Comissários educados e poliglotas servem vinho,uísque 12 anos e champanhe.O trecho até Morretes custa $470.00 por pessoa.
Você vai,sim,com certeza se sentir um nobre do Império.

LEIA MAIS:
UM PAÍS DAS MIL E UMA NOITES
DIÁRIO DE BORDO: APRESENTAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário