Seguidores

terça-feira, 27 de julho de 2010

O QUE É HETERÔNIMO



Ôpa,o nome é danado de difícil e pouca gente parece saber o que é isso.

-Parece xingamento,diz o meu neto.Você é um heterônimo!

Parece,mas,não é.

O nome vem do grego heteronymus que significa “outro nome”.Heteros:outro,diferente;nomos:nome.

Note que é diferente de pseudônimo,muito usado pela classe artística em geral,este também vindo do grego,porém ,significando um nome falso.Pseudo:falso.

Por exemplo: a famosa Marilyn Monroe cujo nome verdadeiro era Norma Jean Baker.

Já os heterônimos são nomes imaginários usados por escritores que não querem usar pseudônimo,mas,que preferem ,partindo do seu ego original criar uma personalidade, uma pessoa inteira,viva e quase real pois,um ser não é um só são muitos,assim cada traço do caráter do autor é explorado pelo mesmo,usando nomes diferentes e até textos com qualidades,tendências e características diferentes do seu criador.

Quem cria os heterônimos é chamado de ortónimo.

Comentando os diversos heterônimos criados por ele –Alberto Caeiro,Ricardo Reis e Àlvaro de Campos  – Fernando Pessoa,um dos maiores poetas portugueses,escreveu:

“E assim arranjei e propaguei,vários amigos e conhecidos que nunca existiram,mas que ainda hoje,a perto de trinta anos de distância,oiço,sinto,vejo.E tenho saudades deles”

IMG:Busca Google

6 comentários:

  1. Explicação muito boa acerca do termo. Apresenta clareza e objetividade. Além de explicar outros termos relacionados. Me ajudou bastante. Parabéns por compartilhar conhecimentos.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Estarei indicando seu post no diHITT, por entender ser interessante e conter uma relevância cultural, com indicação para o seu blog, ok!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu caro amigo Charles, boa noite!!!
    Meu caro amigo, não conhecia a expressão e nem o seu significado, aprendi mais uma aqui neste belo espaço, como diz o ditado: vivendo e aprendendo. O nove é bem esquisito, como diz o seu neto, parece xingamento ou palavrão....
    Parabéns pela excelente postagem, valeu meu amigo!!!
    Tenha uma ótima noite e um maravilhoso dia!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. cara belissimo explicação
    gostei muito do texto prbns mesmo.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É o caso de Malba Tahan ou Júlio César de Mello e Souza (1111 - 1921)
    Celebrizou-se como Malba Tahan. Foi um caso raro de professor que ficou quase tão famoso quanto um craque do futebol. Em classe, lembrava um ator empenhado em cativar a platéia. Escolheu a mais temida das disciplinas, a Matemática. Criou uma didática própria e divertida, até hoje viva e respeitada. Ainda está para nascer outro igual.
    A melhor prova de que Malba Tahan foi um magnífico criador de enredos é a própria biografia de Malba Tahan. Na verdade, esse personagem das areias do deserto nunca existiu. Foi inventando por outro Malba Tahan, que de certo modo também não existiu efetivamente: tratava-se apenas do nome de fantasia, o pseudônimo, sob o qual assinava suas obras o genial professor, educador, pedagogo, escritor e conferencista brasileiro Júlio César de Mello e Souza.

    ResponderExcluir