Seguidores

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Diário de Bordo: Cap XIX



Fomos conhecer Gênova; a capital da Liguria é lindíssima; debruçada sobre o mar Tirreno com suas construções milenares, seus palácios como Pallazzo Rosso, o PalacioDucal,da época dos doges,a Via Garibaldi,também chamada “rua dourada”,devido á quantidade de palácios que abriga,a Porta Soprana,um portão medieval,num bairro onde,dizem,Colombo passou a infância.As ruas com cheiro e jeito medievais, contrastando com largas avenidas, povo bonito, que nos olhava com curiosidade; fomos até á casa de Colombo, sua estatua, o arco da Vitoria sobre as tropas alemãs, o parque, a praça mais importante com o prédio da Prefeitura e o colossal palácio do Governo.Gostaria de conhecer o monumental Aquario,principal atração turística,mas,cadê tempo?
Gênova é uma cidade caríssima,as lojas são proibitivas para bolsos brasileiros.
XGênova, cujo nome é Zena, em ligúrico, vive acariciada pelo mar e rodeada por costas rochosas, tem uma beleza antiga, sóbria como uma matrona romana de tempos idos. Byron,Balzac e Rimbaud não viveram aqui por acaso;deixaram-se ficar atraídos por tanta beleza e arte,a mais pura das Artes.
Além de ser o maior porto da Itália (briga com Marselha pelo título de maior porto do Mediterrâneo) é também um grande centro econômico e industrial; sua fundação remonta aos gregos e talvez seja anterior a eles. O símbolo da cidade é a Lanterna,uma construção que parece um obelisco.Os genoveses sempre foram experimentados marinheiros na antiguidade.Os palácios chamam a atenção:o Bianco e o Rosso por suas pinacotecas,o Palacio Ducal pelo seu luxo e a Piazza di Ferrari,com suas fontes e seus prédios.Sua culinária é maravilhosa;Há o pesto a La genovesa,molhos á base de manjericão queijo pecorino,de sabor bem forte,além de um azeite puríssimo e delicioso.
Dizem que os genoveses são meio “pães-duros”, mas, o Aldo é diferente, não se importa de gastar; fomos com ele a um restaurante de frutos do mar, várias vezes premiado e citado em varias revistas gastronômicas, o “Cesare”; estávamos eu, René, Francis, ele, o alemão, o primeiro oficial, os dois engenheiros e um tripulante. O jantar foi regado a um bom vinho,frutos do mar deliciosos,pizza,spaghetti,além de calor e simpatia;até o alemão estava simpático esta noite.As atenções do Aldo aumentaram muito com o vinho e;ele insinuou que gostaria de me mostrar Gênova “ La notte” mas,aí entrou em cena o poder militar;o Cap. Veio salvaguardar a honra de Raul e proteger as costas portuguesas(e a frente também) do ataque italiano.Eles resolveram também apreciar
“La notte”e a misteriosa lua genovesa;subimos ao castelo por um lindo caminho íngreme e tortuoso,muito arborizado e fomos dar no topo de uma montanha para ver a cidade aos nossos pés.”Tu pisavas nos astros distraída...Ficamos cerca de meia hora e fotografamos tudo.

2 comentários:

  1. Não tive o prazer de conhecer Gênova quando fui até a Itália. Estive apenas em Roma, Florença, Veneza e Pisa. Mas ainda volto: Gênova que me aguarde.

    ResponderExcluir
  2. ...e q/ não demore muito;chi lo sá nos encontraremos lá em 2012? bjs

    ResponderExcluir