Seguidores

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CANGAÇO DE MUITAS HISTÓRIAS



Vocês sabem o que é cangaço?
Pois é ,significa utensílios de casas pobres , teréns , como se diz aqui no nordeste.
A palavra parecida – cagaço – nada tem a ver com cangaço , mas , sim ,com cangaceiro ; é um fenômeno escatológico que acontece sempre que um desinfeliz dá de frente com um cangaceiro,nas catingas. Parecido , mas , não similar.
Histórias , o cangaço tem muitas;histórias , sim com agá , não só porque realmente aconteceram ,como também porque a dona destas mal –traçadas odeia esse nomezinho –estórias – que nossos çábios inventaram para complicar cada vez mais a nossa já tão complicada língua.
Os cangaceiros , nômades por segurança e necessidade,tinham que carregar seus teréns sertão a fora ,no albornoz ( que eles chamavam de borná) ou alforge , no lombo do burro ou do cavalo;daí,pegaram o nome.
De onde veio o cangaceiro?
A origem é conhecida:contamos com um latifundiário explorador,com uma sociedade desigual ,com a miséria extrema ,morte e vida severina , a perseguição dos jagunços –pau – mandado dos coronéis – e dos macacos da volante , muitas vezes mais cruéis que os próprios cangaceiros.
Como se vestiam quase igual,aprontavam ,estupravam ,roubavam e punham a culpa no cangaceiro.
Cangaceiros históricos existiram às pencas:Volta Seca, Corisco , Cabeleira , Jararaca , Antonio Silvino e Virgulino Ferreira da Silva ,o Lampião.Nosso governo deu-lhe a patente de Capitão,pro mode combater a Coluna Prestes ,pois para o nosso honrado governo ,comunista era pior que estuprador , castrador , ladrão ,assassino e sangrador.
Com a patente o agora Capitão Virgulino ganhou um verdadeiro arsenal de pistolas ,punhais ,bacamarte , munição e teria ganhado até metralhadoras Uzi e mísseis balísticos se esses mimos existissem naqueles tempos e naquelas bandas.
Pois , vosmicês sabem que comuna é bicho perigoso que come criancinhas vivas por via oral enquanto os nossos santos padres as comem de modo diferente ,no intuito de facilitar a patente de anjo a essas alminhas necessitadas.
Bom ,o nosso Lampião, em vez de se aporrinhar correndo atrás de guerrilheiros ,subindo e descendo a Serra do Tombador,mesmo porque ele não sabia ao certo o que essa gente fazia,usou seu arsenal para fins mais construtivos tais como esfolar senhores de engenho ,seus apaniguados ,os jagunços e os meganhas da polícia.
Depois de aterrorizar o sertão por anos a fio , Lampião foi morto em Sergipe,por bala e estricnina,, traído por um coiteiro ,aos 38 anos de idade.
Antonio Silvino passou desta para a problemática , na cama , tranqüilo, quase setentão.
Herdeiro do bando de Silvino Aires Cavalcanti ,de quem tirou o nome ,entrou na sua terra Afogados da Ingazeira, com o “borná” atulhado de cobre mode comemorar uma grande façanha e procurou uma bodega que lhe agradasse.
Chegou , encontrou a casa lotada,expulsou toda a gente,apoderou-se das mesas para si e seus cabras, mas ,lá no fundo ,enxergou um freguês que continuava tranqüilo a saborear sua “branquinha”.
Chamou seu cupincha prá butar o tipo na rua.
O mensageiro voltou com más notícias.O teimoso disse que não ia sair.

Depois que tomasse ,devagar ,toda a pinga e pagasse os devidos é que iria prá casa ,se acostar.
Silvino ,ficou roxo de raiva ,desembainhou o punhal que já tinha provado muito sangue , nas suas dezoito polegadas e foi atrás do infeliz.
-Cabra nojento, tu sabe quem eu sou?
E, rilhava os dentes limados ,muito feroz.
O outro , sem deixar de mirar a garrafa ,balançou a cabeça dizendo que não.
Os cabras arrodearam o chefe ,esfregando as mãos de contentes ,pois iam ter muita diversão regada a sangue novo.
Silvino enterrou o punhal , com raiva ,na mesa do pobre e urrou para seu lugar – tenente:
-Cascavel ,informe a esse filho da puta quem eu sou.
Cascavel deu a informação. Disse que era o home mais brabo que existia nesse mundão , o terrível Antonio Silvino.
O outro ergueu os olhos bem devagar ,fitou um ponto qualquer no horizonte ,sorriu mansinho ,satisfeito,recordativo , e fez uma confissão saudosa:
Mundo pequeno...Comi sua mãe!...



Vamos traduzir:
#çábios:sei que se escreve com s ,mas,como o texto é meu, escrevo como quero.sinônimo de burro metido a sabido.

# albornoz ,alforge:uma espécie de saco de couro usado no Alto Sertão para guardar objetos.
#macaco:era como os cangaceiros chamavam os meganhas da polícia.
#coiteiro:aquele que “acoita”,protege cangaceiros e cuida dos interesses do bando,inclusive, financeiros.
#cobre:aqui ,no sentido de dinheiro.Me dê uns cobres;passar nos cobres.Expressão muito usada no Nordeste até hoje.
#limados:alguns cangaceiros limavam os dentes para que esses ficassem parecidos com os caninos das feras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário