Seguidores

terça-feira, 20 de abril de 2010

OS SETE PECADOS CAPITAIS:A VAIDADE


OS SETE PECADOS CAPITAIS:A VAIDADE


VANITAS,VANITATES;VAIDADE DAS VAIDADES,TUDO É VAIDADE,DIZIA SALOMÃO.


A soberba é o sentimento da ostentação,do supérfluo,do prazer.È querer ser melhor que os outros,aparecer mais,não tolerar competidores.Não podendo vencê-los os diminui,ridiculariza.O soberbo olha o mundo ao redor de si,achando-se o centro do universo e, que, fora do seu umbigo não há salvação.Ele é o próprio deus Hélio, o centro de tudo.

Na escola, no trabalho,no cotidiano conhecemos muitas pessoas assim.Alguns fingem ser o que não são, gralhas com penas de pavão, que, desmascaradas, são enxotadas do mundo dos ricos e sábios e ridicularizadas no seu próprio meio;vivem no limbo social e se desesperam.Como todo pecado avaliado pela igreja como capital(vem do latim caput,cabeça)a soberba traz consigo um leque de “amigos”, todos, de uma forma ou de outra, ligados a ela:a luxuria, a altivez, a presunção, a vaidade, a arrogância e o orgulho.

A”cabeça”gerou todos esses membros,daí o nome,capital.O demônio da soberba é o nosso conhecido Lúcifer,o anjo decaído, aquele mesmo que tentou Cristo, lembram:

-Tudo isso te darei se prostrado me adorares”;porque é isso que o soberbo quer,adoração.
Mas, não pensem que a soberba é inerente aos belos, ricos e sábios;não! Existe o avesso desse sentimento tão peculiar; é o pobre soberbo, que não aceita ajuda, que ostenta sua miséria como um galardão, para ser admirado pelos outros e citado como exemplo:

-Vejam como ele é, tão íntegro! Dizem todos;pois é isso que o falso soberbo quer, admiração.Assim, fingem ser mais ignorantes do que são, ostentam uma falsa humildade, depreciam-se sempre para serem elogiados, orgulhosos dos seus dotes, subservientes ás vezes, cabisbaixos,sempre;porém, queimando interiormente, invejando os mais afortunados, não raro tentando prejudicá-los;esses,fazem as delicias dos escritores;é a criada d’O Primo Basílio,é a Prima Bette, da Comedia Humana,é o Iago,de Otelo.Acho até, que, sem esses personagens não haveria uma boa literatura.
O soberbo vive enamorado de si mesmo. Gosta de se mostrar, quer despertar inveja e admiração”eu sou feito purpurina,se uma luz não me ilumina,não estou pronta prá brilhar”,diz a canção popular.

O soberbo quer sempre estar no topo.Não pode viver sem platéia.O orgulho e a presunção não são sentimentos apenas humanos.Os deuses e as religiões também são presas deles;quando se proclama “Eu sou o Deus Único”,também não é presunção?ou “Eu sou o povo Eleito”,também não é?

Nossa civilização está calcada no orgulho e na presunção;não aceita competidores;não tolera dissidentes;por isso tende a ser destruída.

A Humildade,sem subserviência ,é a essência da sabedoria.
IMG:Busca Google

3 comentários:

  1. -O Miriam...
    -O Miriam...
    E olha minha querida, o demônio da soberba é um bicho feio mesmo.
    Se bobearmos, ele vem prá cima da gente!
    Mas vamos bater na mesa, e pedir cada vez mais humildade ao Pai Celestial!
    Mas Miriam minha querida, o que esse bicho pega de político, hein?...
    Nossa... Esses dias não sei se voce viu no congresso, o Collor...
    Mas ele deu uma cacetada no ar, no "pobre" do secretário, que o coitado na tv ficou parecendo a bandeira da China de tão vermelho e envergonhado que ficou...
    Ótimo tema, como sempre tu é show!
    Tô com saudades, viu?
    Bjs mil minha rainha.

    ResponderExcluir
  2. Tô vermelho na foto, mais ainda não sou secretário do "home" não, tá?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Se ele te batesse ia se ver comigo...rss Ia ver o q/era uma baiana arretada,pronta prá defender os amigos.E,os inimigos tb.,se estiverem c/razão. bjks brancas,de paz.

    ResponderExcluir