Seguidores

domingo, 23 de setembro de 2012

PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?


                                                 FIAT LUX
O BLOG DE SETEMBRO/12


PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?
Meu pai queria que eu fosse advogada; talvez,até desse certo,mas,como eu jamais poderia dizer que o errado está certo,provavelmente morreria de fome.Disse-lhe que queria estudar Filosofia.Ai,sim, você vai morrer de fome,ele disse.Vai passar a vida toda sem dinheiro.
Respondi:
-Mas, pelo menos ,me conformarei em viver sem ele.
Afinal ,a Filosofia tem alguma utilidade?
Vamos rever nossos conceitos. O que é útil? E, para quem?Porque alguma coisa é útil e outra é inútil?
Digamos,a TV é útil;mas,se você estiver sem energia,ela vira um móvel feio e...inútil.
O celular,ah,o celular!Tão útil que ninguém concebe viver sem ele.Mas,se não tiver crédito,vira um trambolho perdido dentro da bolsa.
Aquela flor cor de rosa que comprei ontem para enfeitar a lapela do blaser,é inútil;só serve para enfeitar ao peça ,mas,a mesma poderia ser usada sem a flor.Aliás,os bibelôs  - tão lindos !- são todos uns inúteis.Como a vassoura sem pau.
Minha amiga diz que o cunhado dela é um inútil;não estuda,nem trabalha.Não dá um prego numa barra de sabão,mas,toca um violão!E,tem belos olhos azuis.
Vivemos numa sociedade que acha útil tudo que dá dinheiro, fama e poder.Mas,a Filosofia pensa diferente.
Para o filósofo ser útil é disseminar ensinamentos que tragam conhecimento e felicidade.Apagar a ignorância e alijar preconceitos.Inclusive,este,de que a Filosofia não tem utilidade prática.
Aprender a criticar,examinar,questionar e discutir;esta é uma prática da Filosofia ,muito útil,ainda mais no nosso mundo de hoje onde os dogmas já nos chegam embrulhados e engarrafados.Cabe-nos aceitá-los e repeti-los por ai,como vaquinhas de presépio.
Conhece-te a ti mesmo, pregava Sócrates,o filósofo.
Queres seguir-me, segue-te,perorava Nietzsche.
Isto é pura Filosofia e tão útil!
Em pleno exercício da razão, não se deixar guiar pelos conceitos alheios e nem correr atrás de cantos de sereia,porque usa o poder do pensamento ,que ajuda a questionar e,muitas vezes,peitar o “establishment".
-Não,não vou por aqui.
É um conceito filosófico .E, muito útil.
Através da Filosofia ,buscamos compreender o mundo,respeitamos as mais diversas culturas e aprendemos que todos os povos são civilizados á sua maneira e não podem ser  discriminados porque pensam diferente de nós.
Nos  tornamos sensíveis ás Artes,respeitamos a Ciência e escolhemos melhor nossos governantes.
Se nenhum desses conceitos podem ser negociados na Bolsa,entretanto,trazem paz ,alegria e felicidade para nós e para o mundo.Portanto,o mais útil de todos os saberes é mesmo a Filosofia.




                                                         FILÓSOFOS GREGOS: PITÁGORAS

Da vida de Pitágoras quase nada pode ser afirmado com certeza, já que ele foi objeto de uma série de relatos tardios e fantasiosos, como os referentes a viagens e contatos com as culturas orientais. Parece certo, contudo, que o filósofo tenha nascido em 570 a.C. na cidade de Samos.
Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colônias gregas na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidentalsendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.
Acredita-se que Pitágoras tenha sido casado com a física e matemática grega Theano, que foi sua aluna. Supõe-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola  pitagórica após a morte do marido.http://bits.wikimedia.org/static-1.20wmf11/skins/common/images/magnify-clip.png
Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números. Para eles, o número, sinônimo de harmonia, constituído da soma de pares e ímpares - os números pares e ímpares expressando as relações que se encontram em permanente processo de mutação -, era considerado como a essência das coisas, criando noções opostas (limitado e ilimitado) e sendo a base da teoria da harmonia das esferas.
Segundo os pitagóricos, o cosmo é regido por relações matemáticas. A observação dos astros sugeriu-lhes que uma ordem domina o universo. Evidências disso estariam no dia e noite, no alterar-se das estações e no movimento circular e perfeito das estrelas. Por isso o mundo poderia ser chamado de cosmos, termo que contém as idéias de ordem, de correspondência e de beleza. Nessa cosmovisão também concluíram que a Terra é esférica, estrela entre as estrelas que se movem ao redor de um fogo central. Alguns pitagóricos chegaram até a falar da rotação da Terra sobre o eixo, mas a maior descoberta de Pitágoras ou dos seus discípulos (já que há obscuridades em torno do pitagorismo, devido ao caráter esotérico e secreto da escola) deu-se no domínio da geometria e se refere às relações entre os lados do triângulo retângulo. A descoberta foi enunciada no teorema de Pitágoras.
Pitágoras foi expulso de Crotona e passou a morar em Metaponto, onde morreu, provavelmente em 496 a.C. ou 497 a.C..*
*fonte wikipédia



                                                 CANTINHO DA POESIA
                                                       FRAGMENTOS


                                                 SAFO,DE LESBOS


Parece-me ser igual dos deuses
aquele homem que, à tua frente
sentado, tua voz deliciosa, de perto,
escuta, inclinando o rosto,

————

e teu riso luminoso que acorda desejos – ah! eu juro,
o coração no peito estremece de pavor,
no instante em que te vejo: dizer não posso mais
uma só palavra;

———–

a língua se dilacera;
escorre-me sob a pele uma chama furtiva;
os olhos não veem, os ouvidos
zumbem

———–

um frio suor me recobre, um frêmito do corpo
se apodera, mais verde do que as ervas eu fico;
que estou a um passo da morte,
parece ...


DE ONDE VEM ESSA PALAVRA?

DE ONDE VEM A EXPRESSÃO
         VIRAR A CASACA

Ainda muito na moda,devido,principalmente,aos políticos,essa antiga expressão não existe só na nossa língua;povos do mundo todo a usam,pois,os “vira – casaca”são universais.
No Francês,”tourner casaque”,no Espanhol,”volver casaca” e “voltare casacca”,no Italiano.
A casaca,como você sabe,é uma peça do vestuário masculino,mais explicitamente,do traje a rigor,exibido em grandes ocasiões.Curta na frente,termina com duas longas abas atrás,fazendo o sujeito parecer uma barata ou um besouro,ou para ser mais caridoso,um pinguin.
No passado,foi peça importante do vestuário militar,tanto em Portugal como no Brasil,que copiava os países como França,Espanha e Áustria.
Num conflito,cuja dança das cadeiras era grande,se um soldado mudava de lado,trocava seu uniforme anterior pelo novo,dizia-se que virava a casaca.
Aqui, o hábito continua, sendo muito popular em tempo de eleição.


FESTA INTERNACIONAL DE CACHOEIRA,BA
TODOS LÁ!



TÉ MAIS VER






2 comentários:

  1. Quando fiz o Segundo Grau, hoje Ensino Médio, estudei Filosofia.
    Meu pai sonhava que eu me especializasse em Pediatria. Mesmo depois que me formei em Letras, ele me perguntou: Tu não queres ser Pediatra, minha filha?
    Beijocas, minha amada!

    ResponderExcluir
  2. Vc se daria bem em tudo q/ escolhesse;por sua bondade,ternura e alegria.Eu entregaria meus filhos a vc se seguisse a Pediatria. bjs

    ResponderExcluir