Seguidores

sábado, 5 de junho de 2010

DIÁRIO DE BORDO,CAP:XXI


LIVORNO,COSTA ETRUSCA

São 22.30 h.Gênova ficou para trás; ás 24hs. chegaremos a Livorno.Pretendemos ir á Pizza,que fica próximo.René comprou pizza(com dois zz)e abriu uma garrafa de vinho.Meio alegrinha,fui dormir.


Chegamos a Livorno 1h da madrugada; Atracamos por volta das 6hs; a tripulação já está trabalhando, mas, receio que, como tem pouca carga, nem dê tempo  para  sair do navio.

O Europa, que agora só faz a linha do Mediterrâneo pega cerca de 1500 passageiros e tem 3000 tripulantes. Cobra U.S300 por dia para cada passageiro.Seu roteiro é Gênova,Sicilia,talvez Nápoles,Grécia até o Egito.Mas,com a crise econômica na Europa desta vez só leva 450 passageiros.A diária de um bom hotel em Barcelona é de U.S50.

###TARDE - em navegação

Mar calmo, apesar de vazio o navio não balança; o sol mudou de posição ,agora fica direto em frente á minha mesa de trabalho; aproveito para pôr no vaso as belas flores que recebi. Este trecho da viagem foi frustrante.O tempo muito curto fiquei com medo de sair.
Pizza ficou só na vontade,gastaria uma hora para ir outra para voltar,não daria tempo mesmo.Mesmo assim andamos por todo o Centro da cidade igual a muitas outras pequenas cidades italianas,guardando um forte traço medieval.Monumentos antigos,mármores magníficos dos Césares,igrejas seculares,ruas estreitas,os velhos balcões coloridos,com gerânios em flor das velhas casas italianas(o mesmo onde Julieta esperava Romeu) e as mesmas roupas comuns dependuradas nas janelas,cartão postal da Itália,como o Coliseu e o Duomo.Livorno é limpa,bonita,mas,não é marcante,não tem personalidade.Vi muitos pedintes nas ruas.Um comercio elegante e caro;tailleurs de U.S150;relógios simples de U.S7;sapatos até de U.S200.Até o queijo e o chocolate são caros.Ha um comercio alternativo ,camelôs pelas ruas,parece que a imigração ai é pesada.

Encontramos um camelódromo só de bugigangas americanas, tinha de tudo, do sabonete Lifebuoy (tão antigo cheirando a Miguel Calmon, pós guerra) até os mais sofisticados aparelhos eletrônicos. Há uma feira de roupas em plena praça,só peças elegantes,de marca.Francis comprou um belo redingote e um tailleur marinho por U.S250;o marido cismou que quer vê-la bem dondoca e ela me pede conselhos sobre o que comprar; numa loja de chineses ela comprou um belo tailleur Valentino e uma linda blusa de musseline por módicos U.S300;Eu comprei algumas lembrancinhas e belas blusas, mas, não gastei muito; ainda tenho muito porto pela frente.

De volta ao navio comemos uma salada deliciosa feita pela Francis regada a vinho branco, com salada de frutas na sobremesa. Assistimos um vídeo e nos preparamos para retornar a Barcelona amanhã cedo;Meus adoráveis amigos não são muito de Museus e monumentos;querem passeios,restaurantes shoppings.Quando eu vier de novo pretendo me desligar um pouco;fico em Barsa durante 15 dias,viajo pela Europa e nos encontramos novamente aqui mesmo;dá para correr toda a Itália,de trem ou ônibus,a Espanha,talvez Marrocos;valeu porque já sei quanto trazer em dinheiro,quanto gastar e como gastar.

Hotéis na Europa: Espanha, média de U.S50; Itália, média U.S70; Refeições: Espanha, média U.S10; para um bom almoço num restaurante chinês ou espanhol, típico. Um lanche simples sanduíche,suco e café U.S3; um almoço numa pizzaria ou frutos do mar cerca de U.S Itália; lanche, cerca de U.S4; ainda não é alta estação.

O agente de Livorno não é dado a gentilezas desnecessárias; mal chegou, tratou com o Cap. nos levou de carro até o centro e “foi” sumiu do mapa.

Falando de transporte, cuidado com os taxis. uma distancia curta pode nos custar a bagatela de U.S25.em Gênova,U.S10 em Livorno e U.S15 em Barcelona.Em Las Palmas e Tenerife,entretanto são baratos.Portanto é melhor pegar nossos mapinhas das cidades e andar de ônibus,democraticamente. Que, aliás, são muito bons, limpos e tranqüilos. Algumas cidades fornecem o mapa gratuitamente;em Livorno custam U.S5;Barcelona e Tenerife U.S1.

Livorno me pareceu uma cidade meio xenófoba; olhavam-nos desconfiados, com estranheza; alguns diziam ”phillipini”, com uma ponta de desprezo; o certo é que quanto menor a cidade européia mais cheia de preconceito contra estrangeiros; fecha-se em copas e em alguns casos há até hostilidades freqüentes; não se dão conta que nós estamos ali gastando nosso dinheiro o que estes provavelmente jamais poderiam fazer no meu país.

Estamos quase nos despedindo da Europa; amanhã Barcelona e depois caminho da America do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário