Seguidores

sábado, 13 de março de 2010

DIÁRIO DE BORDO;CAP.X

##BARCELONA-UM OLHAR SOBRE O PASSADO
Como é antiga esta cidade!Diz a lenda que foi fundada por Hércules 400 anos antes de Roma; era a cidade dos iberos e depois veio a ser refundada por Amilcar Barca, filho do famoso Aníbal, general cartaginês que deu muita dor de cabeça aos romanos e quase os venceu. Talvez por isto seu povo seja indomável, corajoso ao extremo e tão cioso da sua liberdade.Resistiu ao franquismo e conservou sua identidade -eles dizem,não somos espanhóis,somos catalões.Mas,voltando á Historia;no sec.V houve a invasão visigoda,com Ataulfo e já no sec.VIII foi ocupada pelos mulçumanos como o vizir Al HURR.;novamente tomada pelos carolíngios,voltou ao domínio árabe no reinado de AL MANSOUR.Houve uma guerra fratricida entre catalões e castelhanos no tempo dos reis de Castela;quantas civilizações pisaram este território e nesse cadinho de raça de conquistadores foi moldado o espírito catalão,bravo povo invencível fiel ás suas raízes e á sua nacionalidade.
A cidade é um centro das artes, La viveu Miró, Picasso, Gaudi. È uma cidade industrial,a maior da Espanha,o maior porto do Mediterrâneo;todos os navios de Cruzeiro aportam lá.Ha muita coisa para se ver,a Torre de Callserola situada no morro mais alto onde a cidade nasceu e onde fica o Tibidabo;a Ciutat Vella(escrita assim mesmo,em catalão) onde está o Bairro Gótico e a Barceloneta.No Léxample fica a Sagrada Familia,obra prima inacabada de Gaudi,que talvez só fique pronta em 2020;Há o parque de Monjuic,o bairro da Gracia,onde fica La Pedrera,outra construção magnífica de Gaudi,também chamada Casa Milló.A Vila Olímpica,moderna feita para as Olimpíadas,obra monumental.Será que ficando la um ano a gente consegue ver tudo?
Ainda nem falei da Ciutadella, do Bom Pastor, do Palacio Güell, do parque do mesmo nome, do Poble Español, da casa Bartlló. Ha o Museu de Cera,o Museu Picasso,A Fundação Juan Miró,obra de arte espalhada por todas as ruas,ao tempo,protegidas pela população;ninguém risca,ninguém depreda,ninguém destrói.
Na Europa me sinto mais vaidosa; mais dondoca. preocupo-me mais com o que vou vestir;será porque não tenho com o que me preocupar,no mar os problemas desaparecem,viram poeira e a grandiosidade da natureza supera as mesquinharias do dia a dia..
Estamos nos aproximando da Costa da Catalunha; deveremos chegar a Barcelona ás 16hs.

LEIA MAIS:
DIÁRIO DE BORDO:CAP. I


PALAVRA DO LEITOR:
Antonio Sargento 11:50 (2 horas atrás)
Miriam... Como você é linda. Que sujeito rico eu sou. Generosa, você me fez beber nessa fonte, por alguns instantes estive aí com você. Minha alma ainda navega. Obrigado pela aula de civilização. Barcelona ... Touradas, castanholas, seja feliz Miriam e obrigado por mim levar com você.

Um comentário:

  1. Caro Antonio,te convido p/seguir a viagem inteira.Leia desde o 1º cap.,vc vai adorar! Um forte abraço

    ResponderExcluir