Seguidores

quinta-feira, 31 de maio de 2018



UM BLOG  QUE FAZ VOCÊ PENSAR!




TEMPOS MODERNOS
VOCÊ LÊ O LIVRO .E O LIVRO LÊ VOCÊ!...
Nós gostamos de ler.Assim,escolhemos um bom lugar para ler um livro  ,que pode ser debaixo de uma árvore, á beira de um riacho ou no sofá da nossa sala.Ou até mesmo no quarto ,que em tempos imemoriais chamávamos de alcova, embora eu ainda ache que temos coisas mais gostosas a fazer numa alcova se tivermos boa companhia.
Então,mergulhamos no livro.
Mas,se a leitura for feita no Kindle ,ou no Pc  - enfim ,uma leitura digital ,muito comum ,nos dias de hoje  ,seja nos States ou na Europa- enquanto lemos o livro o livro nos lê.E,acaba nos conhecendo mais do que nós mesmos  e o que é pior,divulgando quem somos,o que fazemos do que ou de quem gostamos  e,ávidos  vão  levando nossos dados ás redes sociais ,igual faziam as fofoqueiras dos tempos antigos quando nos pegavam fazendo qualquer coisa errada,como beijar o vizinho sexy,por exemplo.
O Amazon,por exemplo  usa seus algoritmos para "estudar " o cliente  e assim que você entra na sua loja virtual  vem um algoritmo que me informa :-Sei o que você lê,do que gosta ,não só no passado,como agora,que livros acha chatos,que autor admira  e melhor,conheço e posso lhe conectar com pessoas que têm o mesmo gosto que você tem.
Que beleza,não é? Dos bilhões de livros que temos no mundo como eu poderia saber o nome de todos   e muito menos discernir qual deles me interessaria. Ainda bem que tenho esse abençoado algoritmo que me tira desse enrosco.
E isso é só o começo.


O Kindle ,da Amazon,é capaz de coletar seus dados e de todos os usuários enquanto vocês leem ,despreocupadamente ,um livro.
Ele estará verificando qual parte do livro você lê depressa ,onde para  a pensar ,onde fez uma pausa para meditar, e em que altura jogou o livro de lado para nunca mais voltar.
Acha pouco?
Se o Kindle  dispor de  um upgrade para reconhecimento facial  e sensores biométricos ele descobrirá  que frases aceleram seu batimento cardíaco e sua pressão.Que trecho lhe fará rir,qual faz você derramar lágrimas e qual faz você bater na mesa e mostrar toda sua indignação.
E,mesmo que você esqueça tudo que leu a Amazon jamais lhe esquecerá.Estará conhecendo a fundo suas emoções e espera tirar proveito disso no futuro para fazer bons negócios em que você estará incluído.
E não é só a Amazon.Teremos Cortana,da Microsoft,o Google Now,o Siri...
Se não nos  cuidarmos o resultado disso poderá ser uma política do Big Brother,do Orwell,que não apenas controlará  nossos atos como até o que se passa dentro dos nossos corações.
Mas,se tudo isso cair nas mãos dos ditadores?E se eles em vez de nos torturar e matar puderem mudar nossos sentimentos e emoções?E se ,de repente eu me transformar numa "coxinha" de carteirinha e  começar a adorar patos,milicos ,bolsominions  e fragas?






UM CANTINHO PARA FILOSOFAR





                                          MINHAS LEITURAS




PARA TODOS OS MEUS LEITORES






Nenhum comentário:

Postar um comentário