Seguidores

domingo, 9 de junho de 2013

SOBRE PESSOAS,ASTROS E ESTRELAS


FIAT LUX
O BLOG DE JUNHO/13


                               SEJAM BEM VINDOS!


               
              SOBRE PESSOAS,ASTROS E ESTRELAS
Divagar é um verbo amplo que cabe em todo lugar a todo momento;para acontecer,basta o silencio e um breve mergulho dentro de si mesmo.
O pensamento corre ,célere,como uma bolinha de ping pong e passeia pela política,pelas artes,pelos acontecimentos e pessoas.Mesmo porque ,pessoas,são mundo fascinantes que variam de um sol brilhante até as mais obscuras e tétricas cavernas  como a do novo livro de Dan Brown.
Pessoas são pequenos planetas,cometas,estrelas de grandezas variáveis e todos nós somos alienígenas uns para os outros.Quem conhece perfeitamente o planeta que pisa?Se isso pode ser assustador,também pode ser muito instigante.
Conheço poucos ,mas,calorosos sóis;pessoas que bastam entrar numa sala iluminam tudo ,trazem boas energias e calor e tranquilidade.Quando nos cumprimentam,o fazem com a alma;quando sorriem,seu riso é alvar,contagiante,verdadeiro. Transmitem ,sobretudo,confiança.Quando elas falam,a própria brisa se cala,como diria o poeta,e,os poetas sabem das coisas.
Outras,são como a lua –belas,mas,frias – sujeitas a mutações e fases e a agente nunca sabe se estão na lua cheia ou na minguante. Costumam escutar mais do que observar e se ouvem uma fofoca,uma calúnia,acreditam de imediato,pois,não têm os humanos em boa conta e  a preguiça não lhes deixa investigar.Assim,um dia,abrem os braços para você ,no outro ,passam e ,sequer,lhe cumprimenta.Nunca investigam,nem perguntam nada,formaram seu juízo de valor baseadas nas opiniões alheias e fim de papo.
Quanto aos cometas,vivem de déo em déo,hoje aqui,amanhã ali,levando,trazendo ,sem luz própria,pois,dependem das migalhas que recebem do sol e,em alguns casos,até assustam,inquietam,como o Cometa de Halley,que um dia desassossegou o mundo e nunca mais voltou,ou melhor,voltou ,mas,passou despercebido.
Planetas todos nós somos;para viver,dependemos da luz e do calor do sol,nosso astro – rei,que reflete a Luz Suprema do Sábio Senhor do Universo. Como planetas,somos desconhecidos ou pouco explorados pelos nossos semelhantes e tanto podemos  ser soturnos,como Saturno ou inquietantes como Marte ,ou poderosos como Júpiter,humildes como Plutão,belos e inacessíveis como Vênus,mutantes.como a Terra ,viajantes como Mercúrio,instáveis como Urano ou clarividentes como Netuno.
Mas,a vontade de todos nós é ser estrela.E,somos! Existem as Estrelas – Guias que vêm para orientar e guiar a humanidade,mostrando-lhes novos caminhos e renovando esperanças. Se fossem pessoas,as Estrelas Cadentes,que não passam de pequenos meteoros, de repente,têm uma ascensão social arrebatadora,provam um pouco do topo e depois desabam como jacas maduras,sem condições de volta.E,rolam por ai,amargas e desiludidas,odiando a Humanidade de quem se sentem eternas  cobradoras.
As Super Novas são aquelas que nada sabem do mundo,chegam meio na moita,espiam e ficam esperando o momento certo de brilhar.
Não esquecer a Estrela D’Alva,que nada mais é do que o Planeta Vênus,aquela que mostra o caminho,ajuda a chegar,mas,não se preocupa com seu próprio brilho,satisfeita  com sua missão.
As Anãs Brancas,pequenas e quentes ,no início,quase invisíveis,mas,”na delas” porque sabem que,um dia,virarão sois.Já as Anãs Vermelhas que  abundam no Universo,coitadas,são frias,fracas e por mais que se esforcem passam desapercebidas ,pois,nem nos telescópios são vistas.Claro que ficam injuriadas,tornam-se puxa – sacos  procurando estar sempre por perto de quem brilha,como papagaio de pirata e,quando não conseguem nada, e continuam insignificantes,começam a detratar seus antigos ídolos,sujeitas á inveja,como são.
Dignas de estudo são as Binárias Eclipsantes,que vivem em grupo,girando nas órbitas umas das outras,fenômenos muito comuns entre escritores,gente que adora se agrupar e vai  recolhendo uma luzinha daqui,outra dali,mas,nunca poderá,realmente, ser chamada de estrela.Algumas,ficam tão próximas umas das outras que  sua existência só pode ser detectada através da análise  espectroscópica da luz que emitem.De vez em quando uma  eclipsa a outra.
Pra terminar ,temos a Estrela Gigante Azul,muito bela e muito rara,quente e luminosa e a Estrela Gigante Vermelha  na qual ,dizem os astrônomos,o Sol se transformará dentro de aproximadamente,5000 anos.
E,daí?Não estaremos aqui para ver...

13 DE JUNHO ,ANIVERSÁRIO DE FERNANDO PESSOA 

"SOU UM DESERTO IMENSO
ONDE NEM EU ESTOU..."

FERNANDO PESSOA,UM DOS MAIORES POETAS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

              NO NORDESTE,FESTEJOS JUNINOS



                       JUNHO
VIVA SANTO ANTONIO, SÃO PEDRO E SÃO JOÃO!!!
Fogueiras,balões,fogos de artifício,quadrilhas,novenas e trezenas,alegria,comidas gostosas!
O nome do mês vem de Juno,esposa de Zeus e muito reverenciada no Império Romano;parece que era a favorita de Rômulo,um dos fundadores do império,aquele mesmo que matou o irmão Remo,e,dizem as más línguas,foram amamentadas por uma loba.
Os insatisfeitos acham que o nome do mês é uma homenagem a Junio Brutus,assassino de César,quem vai saber?
Já para outros, junho deriva de “juniores”,jovens,mancebos.

E nós com  isso !? Nem jovens atuantes, esperança da nação, temos mais; sobraram,depois da Redentora,velhos gagás,com idéias anteriores ao império romano,velhas raposas da política,imortais,porque nem a morte os quer,ou sujeitos de meia idade,alienados,que xingam,bradam,criticam,mas,não agem.
Os homens nascidos em junho são caseiros e amorosos,ingênuos até;por isso acho que deviam se casar com mulheres mais velhas,acima de 50,quando já aquietaram o facho e tornam-se mais ajuizadas,ou,completamente doidas,se for o caso.
As mulheres deste mês são caseiras,românticas e sonham com o príncipe encantado,que lhes dê boa vida,jóias,braceletes de brilhantes,belas roupas “grifadas!,para depois se perguntar:-Onde usar tudo isto,esquentando a barriga no fogão e esfriando no tanque!?
O mês é  bom para a agricultura,mas,o agronegócio que se cuide que o IBAMA  tá de olho;uma coisa é certa:aquela tal Kátia Abreu,que nunca deveria ter saído do Tocantins,estando muito melhor na toca,será eleita a” Rainha do Milho com Agrotóxico”,assim como já foi merecidamente agraciada com o título de “Miss Desmatamento”.Não por causa da beleza,é claro!
O bom de junho são as festas, Caruaru,Campina Grande,as festas do Interior,as danças,os comes e bebes,a alegria.E quadrilha!
Foi o que restou para o povo brasileiro que,diferente do inglês,que cobra e não perdoa,é tão bonzinho,tão complacente com a corrupção e os eternos quadrilheiros que agem na surdina ou não,enquanto o povo dança...
E Viva São João!!!!


"Olha pro céu,meu amor,
vê como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor...
                    (letra de uma música junina)

                        ...mas,volta em Julho!

2 comentários:

  1. Minha bela escritora boa tarde.

    Te vi em uma de mnhas antigas postagens e senti saudades...
    O universo é tremendamente lindo e misterioso..lá o silenco da sabedoria reina e é tão bom passar a noite debaixo deste céu..isto eu já vivi muito na minha terra de mar.

    Um beijo enorme querida

    ResponderExcluir
  2. Tb sinto saudades de vc,mas,qdo lhe manda um e-mail,volta.
    Passe uma msg p/ mim,preciso falar contigo.
    miriamdesales@gmail.com
    bjs

    ResponderExcluir