Seguidores

quinta-feira, 14 de julho de 2011

AS "MENINAS SUPER - PODEROSAS"



No princípio era o caos!
As mulheres, oprimidas por uma sociedade machista, ficavam  velhas aos cinquenta anos.
Se enviuvavam,  tivessem a idade que tivessem,cobriam -se de preto dos pés à cabeça e seu único adorno era o rosário.
Houve avanços, mas, as cobranças continuavam.Porém,mulher é um bicho danado de esperto e as mais moderninhas decidiram não ficar velhas,mas,ficar louras,eu,entre elas.
Herdeira de uma genética que embranquecia nossos cabelos aos trinta anos, passei a me valer das tinturas e dos cabeleleiros para  esconder os brancos inoportunos.Até que um dia...
Até que um dia cansei. Soltei o meu modesto “Independência   ou Morte”! E os brancos reinaram gloriosos para desespero das minhas contemporâneas temerosas das comparações e dos cálculos matemáticos.
Daí passei a descobrir parceiras; mulheres poderosas, inteligentes,seguras de si,detentoras de poder político e social,atrizes,ministras,sociólogas,todas ostentando belos e curtos cabelos prateados e muito felizes com sua aparência.Como eu!
Não gosto de mentiras e enganações e pintar os cabelos me parece um jeito vergonhoso  de se mentir a si própria.A vida é um ciclo e a maturidade, a velhice faz parte deste ciclo.Convém nos acostumarmos e nos prepararmos para o dia que elas chegarem;isso significa aproveitar bem a juventude,derrubar preconceitos,exercer com tranquilidade sua sexualidade ,construir uma carreira,criar filhos que por sua vez criarão filhos,ter a inaudita satisfação de beijar os netos.Resumindo,estar de bem consigo e aceitar-se.
Acabar com a ditadura dos vinte dias foi um alívio para mim e para meu bolso. De vinte em vinte ir ao salão,submeter-me à tintura,torcer para não ficar parecendo uma moeda falsa,teimando em esconder,o branco teimando em se multiplicar e -pior- meu cabelo antes tão sedoso estava começando a ficar muito parecido com pelos pubianos.
Passeando pelos shoppings,reduto da classe média,ouvia as críticas e opiniões mais disparatadas.
-Eu pintaria se fosse você!
Outras diziam:
-Queria ter coragem de deixar o meu assim. O seu está lindo,com um brilho de prata,um corte perfeito!
Bom, disso não abro mão.Um bom corte significa tudo.Minha intenção não era a de parecer uma idosa conformada.O corte deveria passar a imagem de uma mulher que aceitava a sua nova condição,mas,uma mulher arrojada,moderna,ainda gostando de homens e galanteios.Nessa ordem!
Para manter o brilho prateado uso o xampu da L’Oreal de Paris para cabelos brancos;é um pouco caro ,mas,vale a pena.E sai mais barato que a tintura num salão de classe.
O certo é que para ostentar o branco 
é necessário coragem;o grisalho passa para o mundo de manuais e regras pouco complexas, a idéia da menopausa,a mulher perdeu sua função de despertar desejos e procriar,está “out”.
Muitos associam o branco como  preguiça ou desleixo;de fato,um branco amarelado,sem brilho,com um ar de sujo,mal cortado dá essa impressão.Por isso ,a importância dos cuidados.
Claro que sou tratada de senhora -e gosto disto!
Agora, detesto ser chamada de “tia”; esse tratamento mexe com os meus mais baixos instintos,tanto que,um dia,aporrinhada por um guardador de carros que me assediava pedindo dinheiro-“tia,me dê um trocado!”-em vez do trocado dei-lhe uma lição de vida.
Falei prá ele:-
Eu tenho dois irmãos,uma é puta e o outro é viado,você é filho de qual deles?
O cara sumiu!
Texto de Miriam Sales
Irreverente,como sempre...
PALAVRA DO LEITOR:

Olá, Miriam!

Unha aperta, e miña noraboa pola entrada, tan inxeniosa, irreverente e có tan elegante humor!

Saúdiños, Miriam!
14 de julho de 2011 07:22
 Susi de la Torre,artista plástica,Madri; p/ e-mail


Miriam, as mulheres (e os homens) continuam ficando velhas ao 50 anos, só que umas velhinhas charmosas como você.
Araken
Em 14 de julho de 2011 09:06,p/ e-mail



2 comentários:

  1. O que mais me espanta, Miriam, é a velhice mental. Esta a tecnologia não deu jeito até hoje para a grande maioria. E, cá pra nós: eu acho o cabelo grisalho um charme que tintura nenhuma consegue igualar.rsrs. Abração, minha amiga e até outubro na bienal.

    ResponderExcluir
  2. Andei nos arquivos do blog e achei esse delicioso comentário q/ respondo agora.
    bjs

    ResponderExcluir