Seguidores

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

NOVOS VENTOS SOPRAM NO ORIENTE MÉDIO


As manifestações populares no Egito que devem culminar com a justa queda de Hosni  Mubarack ,nos levam a acreditar que novos   ventos estão soprando no Oriente Médio.
Não sabemos que espécie de ventos, se benéficos ao Ocidente ou não.
Muitas dessas situações insustentáveis  foram criadas pelo próprio Ocidente,principalmente pós – guerra.
Sempre visando seus próprios  interesses,os americanos e ingleses transformaram os pacíficos árabes em terroristas.Primeiro ,com a estapafúrdia e nunca digerida pelo povo árabe,criação do Estado judeu,com a expropriação das terras palestinas   e o êxodo que se seguiu a isto.
Depois com o apoio a governos cruéis, corruptos e totalitários como o do inescrupuloso xá do Irã,chutado pelos aiatolás  em boa hora.
De tanto mexer os pauzinhos conseguiram destituir do governo do Egito o nacionalista Gamal Abdel Nasser  ,cuja conseqüência foi a chegada de Mubarak com seu governo de terror e sofrimento para o seu povo.
Mubarak sucedeu a Anuar Sadat,assassinado em 1981 e com   mutretas e jeitinho foi ficando,ficando,pois,para agradar aos americanos,que lhe dão polpudos dólares,até   reconheceu o Estado de Israel,sendo o único país da região a tomar essa atitude.Por um punhado de dólares? Não! Por muitos punhados de dólares.
Os ocidentais sempre desprezaram esses ditadores islâmicos de fardas pomposas  ou   ternos bem cortados e estudantes das suas melhores universidades,mas,os subsidiavam e toleravam com o único propósito de deter o chamado radicalismo mulçumano,do qual são exemplos o Hamas,o Hezbollah (que aliás) já está no poder no Líbano) e a Irmandade Mulçumana.
Com a queda do corrupto da Tunísia  Zine El Abidine,Ben Ali,e agora a revolta do povo egípcio ,arquitetada pela Irmandade Mulçumana,os americanos de Obama estão na maior saia justa,pois,não podem apoiar essa cleptocracia abertamente,indo contra a esmagadora maioria   e nem desejam a saída de Mubarak,pois,o  queridinho das Américas,o Estado judeu,ficaria muito exposto.
Parece até que,a caminho do seu exílio dourado (pois com ele vai muito ouro roubado aos tunisianos) o querido Bem Ali,resolveu passar bem ali perto e levar consigo o colega Mubarak.
E,depois de Mubarak outros virão.Iemenitas,argelinos,sudaneses,jordanianos e sauditas.Todos  esses povos lutando contra a autocracia  no Oriente Médio e na África  islâmica.
Com as barbas de molho está o rei da Jordânia e a dinastia dos Saud,na Arábia Saudita.
Temendo pela sua  saúde,os sauditas,íntimos de Bush e parentes de sangue de Bin Laden,já estão pensando em passar uma longa temporada no Rancho Crawford,território dos Bush,pai e filhos.
Não há dúvida que,sob o ponto de vista da segurança ocidental,esses governos corruptos e impopulares foram de grande valia,mas,agora estão se desmanchando como chocolate na água.Não só a proteção e os dólares americanos são suficientes para que se mantenham;precisam de outros regimes similares para manter o poder e evitar o efeito dominó na região. Ouros,que arrasta o Rei de Paus e aí não fica nada.É um verdadeiro tsunami político.
A peça mais importante desta região é o Egito,com seus 84 milhões de habitantes,cujo governo  nunca se preocupou com o povo,embolsando a ajuda financeira que recebia e espalhando a miséria e a corrupção desregrada.
Esses governos prometeram a seu povo acabar com a injusta ocupação israelense em território palestino;nada foi feito.Falharam redondamente tanto na política interna como na externa.Não têm mais razão de existir.
Precisamos nos preparar para um verdadeiro “dies irae” nesta região tão conturbada como  o Oriente Médio.


4 comentários:

  1. A única coisa que eu lamento nisso tudo, é que está pipocando tudo justo no governo do Obama. Pelo menos até agora ele tem demosntrado querer seguir numa trilha mais pacífica com o mundo. Mas como quem governa é o dinheiro...

    O império americano vai se corroendo pouco a pouco, fruto de anos e anos de sua política intervencionista, ajudada em muito por alguns europeus. Isso para mim, tem um final certo: não será um final bom para ninguém. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente consigo e vc é testemunha do quanto venho profetizando sobre esse final,tentando evitá-lo.Mas,agora é "todo poder a Allah".
    Só nos reta torcer pela paz. bjks

    ResponderExcluir
  3. Perpetuação no poder,abuso deste, a queda iminente.De um lado uma economia fracassada agiota,que agoniza.Tudo esperado,o pior de tudo é o que acontece até o desfecho.Um abraço Miriam.

    ResponderExcluir
  4. Toninho,o Egito preocupa;acabo de sair de perto da TV q/ informa a intenção de Mubarak de n/ renunciar.
    Será q/o povo vai esperar sentado?
    E,q/ credibilidade terá um governante rejeitado pela maioria? Abraços

    ResponderExcluir