Seguidores

sexta-feira, 24 de março de 2017

A ASCENSÃO DO LIVRO DIGITAL


...E SE FAÇA A LUZ!


                                  A ASCENSÃO DO LIVRO DIGITAL



                                                                               Jeff Bezos

Mudanças nunca são muito bem vindas  e sempre enfrentam muita resistência  quando acontecem.O novo é sempre visto como perigoso    e todos desconfiam dele.
Por isso considero um ato de ousadia quando em 1994 Jeff Bezos  percebeu que o mercado para livros impressos era jurássico e alugou uma garagem onde criou a AMAZON,transformou-a na maior rede eletrônica do mundo , uma gigante do varejo  e tornou-se um dos caras mais ricos do  planeta.
E,assim,cresceu o mercado de livros digitais,importantíssimo na América e no mundo todo onde a gente não vê uma pessoa seja nos metrôs ou praças sem o seu kindle debaixo do braço.Uma leitura fácil,adaptável e prazerosa.
Ainda falando do Bezos ao perceber que o mundo do papel impresso está virando outsider ele comprou alguns importantes jornais á beira de falência e os revigorou  ,continuando impressos,mas,a baixo custo e criando os jornais digitais,um sucesso hoje e indispensável aos leitores que querem estar bem informados.Eu assino um jornal local,mas,ao abrir o meu indômito PC  ou celular  recebo notícias do mundo inteiro através dos principais jornais virtuais publicados na Europa e nos países sul americanos.
Eu adoro o livro impresso.Gosto de pegá-lo,acariciá-lo,sentir-lhe o cheiro,mas, sinto não poder parar o progresso.
 Diferença de preços para editar ,publicar e vender o livro digital em relação ao impresso é robusta.E,além de tudo nossas florestas vão agradecer.
Com o semi desaparecimento das livrarias e o endividamento das grandes editoras  a exposição e venda do livro impresso está cada vez mais difícil.E o custo da edição cada vez maior.
Já o livro digital pode ser lido nos celulares , smartfones e tablets nas plataformas digitais como a Amazon  e nas livrarias digitais espalhadas por ai como o autor pode,também, criar sua própria loja virtual e vender seus livros.Com uma capa atrativa esse livro não encalhará  nem ficará em caixas escondidas sob a cama do escritor.Com uma matriz pode-se fazer de 1 a 1 bilhão de cópias.Pode-se vender o livro a $ 5 ganhando muito dinheiro e sem pagar nada ás livrarias e distribuidores  se o vendedor for o próprio autor.
Nossa editora ,sempre querendo inovar,criou o livro digital em CD e DVD ,quase uma obra de arte,pois o livro trás música e belas fotos coloridas,além de facilitar a leitura nos PCs e notebooks ,além dos DVDs dos automóveis e até nas TVs com auxílio de um pen drive .
Desde 2008 fiz o primeiro livro digital ,o MAKTUB,vendido na Bienal da Bahia ,seguido de outro “AS FILHAS DO GENERAL “ (ambos esgotados,mas,serão reeditados este ano) e mantenho uma loja na Amazon com livros meus e de alguns autores da nossa editora.Neste caso os escritores devem saber que livros não se vendem sozinhos e têm que fazer a publicidade dos seus.

Supondo-se que se deseje levar o livro digital em CD ,ou seja uma versão do livro físico, para os salões literários na Europa e States,cem  exemplares colocados numa sacola ou maleta chegam lá sem pesos exagerados nem problemas.Imagine levar cem  livros impressos ainda mais agora com a cobrança de bagagens pelas companhias aéreas.
Livros infanto – juvenis, livros com publicidade de uma empresa ou entidade pública ou até mesmo o currículo ou trajetória literária de um escritor tudo cabe nesta nova modalidade  difusora de cultura,moderna, lúdica e rentável  para todos.
O certo é que farei todos os meus livros em formato digital e aconselho os autores da Pimenta Malagueta a fazerem o mesmo.
Não sou o Bezos,mas,não refugo novidades.


                                                 MEUS LIVROS DIGITAIS                

Na nossa loja da Amazon. Em Abril,no DVD                       

                                                        EM CD                                   

                                                                      EM CD                 


NA LOJA DO AMAZON









NA LOJA DO AMAZON



EM CD











Nenhum comentário:

Postar um comentário