Seguidores

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

VEM AI A VII FLIMAR



                                                             VEM AI A VII FLIMAR





MEU DEPOIMENTO SOBRE A  FLIMAR

                                      Praia do Francês em Marechal Deodoro
Há seis anos frequento a Flimar,portanto, pude acompanhar o nascimento e evolução desta festa extraordinária,seu crescimento e sua posição  atual como uma das mais importantes festas literárias do Brasil e a mais importante do Nordeste.Talvez isto se dê porque a Flimar foi feita com o coração.Muitos anos de luta de um guerreiro chamado Carlito Lima  buscando ideias,parcerias,interações,patrocínios e escolhendo bons escritores participantes ,dando especial atenção e prioridade á “prata da casa” sempre   contando com o apoio e a cumplicidade do prefeito Cristiano Mateus ,um apaixonado pela cultura e dono de um espírito público raro entre nossos políticos de profissão,totalmente voltado para o bem estar da população.

                          Prefeito Cristiano Mateus,uma força na FLIMAR
Graças a este propósito Marechal Deodoro é hoje a mais bela cidade do Estado de Alagoas.
Quem a conheceu ,como eu ,ao chegar aqui e ver como está hoje  pode precisar com isenção e sem paixões a força deste trabalho.Á beleza natural  juntou-se o desenvolvimento e a educação.Levando cultura ao povo  a Flimar o tornou melhor,trouxe-lhe a prosperidade,a criação de empregos,a valorização da arte local,injetou um novo ânimo numa gente  que conheceu a importância da cultura e do conhecimento.
Com uma equipe treinada  e operante ,trabalhando com amor e com um povo participativo  e com os recursos do município bem aplicados ,a Flimar pode se estender para a música ,para as artes ,para a literatura e para a educação através da Flimarzinha e das importantes palestras nas escolas do município.O que prova que se pode,sim,melhorar o Nordeste e o Brasil como um todo.Basta acreditar e ter a “vontade da potência” como diria Nitzsche.

A atriz Ittala Nandi e  a escritora Miriam de Sales lançarão livros durante a Flimar



Parabéns a todos os organizadores,á equipe que deu andamento a este trabalho,á Prefeitura e ao governo do Estado, aos escritores convidados que deram o melhor de si mesmos,e,sobretudo ao grande visionário,Carlito Lima,um homem que ao dar vazão aos seus sonhos conseguiu transformar uma cidade.
Que venha a VII FLIMAR!




ENTREVISTA DE CARLITO LIMA PARA A REVISTA BECO DAS PALAVRAS
“Se não nascesse tinha que ser inventado”.É como me sinto em relação a Carlito Lima,cujo carisma ,espírito público e entusiasmo fez nascer e crescer a Flimar,uma das mais importantes festas literárias do Brasil.

 1-Carlito  Lima,o nosso caro Capita,vamos falar de uma das suas paixões ,a FLIMAR – FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO.
Sabemos que criar,executar e realizar uma festa  literária já não é fácil quanto mais uma festa de sucesso  numa pequena cidade de interior ,num estado do Nordeste.
Queremos saber o segredo.
R: Não existe segredo, não se pode fazer uma festa literária de bom nível, sem o  apoio a vontade política do governante. No caso de Marechal Deodoro o maior entusiasta da FLIMAR é o prefeito Cristiano Matheus, um homem sensível à cultura, aliás, um artista, ele trabalhou no rádio em programa humorístico, excelente imitador. 
2-Qual a estratégia para conseguir bons patrocínios ou  despertar o interesse da grande imprensa?
R: A estratégia é realizar um bom e simples projeto que desperte no patrocinador vontade de aparecer sua marca. A credibilidade também é importante, pois existe muitas ongs por aí faturando enganosamente o empresariado.

3-  Hoje vivemos num país com muitos escritores e poucos leitores.Como selecionar os convidados entre os melhores nomes do momento? Escolhidos ,como conviver com esses egos?Quais as exigências e manias de cada um?
R: Os escritores convidados têm que serem selecionados por critérios intuitivos do curador, o palestrante tem que ter interação com o público, não adianta convidar um intelectual de alto nível quando fala cinco minutos a plateia está dormindo. Nossa preocupação maior é a formação de leitores. A FLIMAR começa no início do ano para os alunos da rede de ensino de Marechal Deodoro, a Secretaria Municipal  de Educação trabalha durante o ano com literatura e palestras sobre o homenageado. Tenho certeza que todos os alunos de Marechal já sabem quem foi Jorge de Lima. Costumo dizer que o melhor da FLIMAR é a FLIMARZINHA.
4- A participação dos editores é importante?Como as grandes editoras poderiam ajudar?
R: Olha a venda de livro é importante não temos dúvidas, acontece que a FLIMAR não é feira de livro, tem apenas uma livraria oficial da FLIMAR onde tem lançamento e venda de livros. O objetivo maior da FLIMAR é o incentivo à leitura, formação de eleitores. Fazemos isso com festa, uma celebração da literatura, pregamos o amor aos livros e à leitura. Se houver uma editora que possa ser parceira estamos prontos a desenvolver essa parceria.
5-Sei que você abre espaço para novos talentos não apenas nos palcos principais como através de palestras nas escolas.Fale um pouco sobre isto.
R: Nós mesclamos bastante os convidados pela idade. Esse ano, por exemplo, temos o mestre Ignácio Loyola Brandão, o mais velho, como também a Larissa Normande, jornalista de 23 anos, a mais nova, que vai dar uma palestra sobre a participação do Nordeste na Segunda Guerra Mundial. Duas mesas imperdíveis.
6-  O fato da FLIMAR  ser uma festa eclética que  ,basicamente,junta todas as Artes – a música,artes plásticas,palestras ,o espaço infantil,a Flimarzinha, as artes visuais,como você consegue comandar tudo isto a ponto do Sebastião Néry,muito justamente lhe chamar “o Capitão das Letras”?
R: De fato a FLIMAR prima na celebração da cultura, muita música, saraus na Casa do Marechal, serenatas, exposição de pinturas. Todos visitantes se sentem bem, gostam da alegria da descontração, gente que nunca recitou se enche de coragem pega uma poesia e lê no microfone. Tudo acontece porque temos uma excelente equipe, todos colaboram muito.
7-  Na Flimar existe uma boa livraria que dá apoio logístico ao escritor ou artista participante o que é muito importante.Mas,que tal abrir um espaço para novos autores independentes que viessem por conta própria e  pudessem expor seus livros nas praças e arredores ?
R: Acho essa ideia formidável e já vou divulgar, quem quiser pode levar seus livros, CDs, para vender na rua. Em Paraty durante a FLIP muitos escritores vendem seus livros na rua.
8- É raro uma perfeita integração entre a Prefeitura e outros órgãos governamentais e você ,o curador da Flimar.Qual a importância da presença e apoio do prefeito Cristiano Matheus?
R: Como já falei acima, sem o prefeito Cristiano Matheus não aconteceria a FLIMAR, ele é o mais empolgado, assiste às palestras, vai aos saraus, oas concertos nas Igrejas. Me cobra muito, não quer ver um erro.
9- Como vc lida com as “panelinhas” literárias?
R: É difícil, mas veja, como deixar de convidar alguns  escritores que estão na FLIMAR desde a primeira edição. De qualquer maneira eu procuro diversificar os convidados. Entretanto, sou muito passional. Como deixar de convidar Miriam Salles, Maurício Melo? Gal Monteiro? São a cara da FLIMAR.
10- Quais são os planos para os próximos anos já que você conseguiu que a Flimar fosse considerada de utilidade pública e continuará existindo, graças a Deus,independente das correntes políticas ou partidárias?
R:  Vamos trabalhar para isso tudo que falou , embora a FLIMAR esteja praticamente consolidada, a sétima edição em 2016 ainda será no governo de Cristiano, precisamos amarrar com legislação e outras ferramentas para dar continuidade à FLIMAR.
·      I




 PROGRAMAÇÃO AUDITÓRIO ALAGOA DO SUL E PROGRAMAÇÃO DE ARTE E CULTURA
                                    
DIA 31 DE AGOSTO  (QUARTA-FEIRA)

ABERTURA DA VII FLIMAR

AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL
18:00 - Recepção aos convidados - Nelson da Rabeca
18:30 - Abertura, exposição de fotografia - VANDA LIMA e SÔNIA CALAZANS.
19:00 – Cerimônia de Abertura da VII FLIMAR pelo Governador do Estado Renan Filho e o Prefeito Cristiano Matheus.
           - Hino Nacional. Maestro Max Carvalho e cantora lírica Elvira Rebelo  (Marechal Deodoro)
           – Palestra de abertura. "O que representam os sete anos de FLIMAR (FLIMARZINHA) na rede de educação de Marechal Deodoro - FLÁVIA CÉLIA SOUZA -Secretária Municipal de Educação.
           
ADRO DO CONVENTO
19:30 - Concerto - QUARTETO EM CLARINETE MANGUABA.
20:30 - CAMERATA PRO MÚSICA DE ALAGOAS - Maestro MAX CARVALHO, soprano ELVIRA REBELO. Participação especial, ator CHICO DE ASSIS.

CASA MUSEU DO MARECHAL DEODORO
19:00 - Abertura da Exposição de Pintura - ÂNGELO ROBERTO MASCARENHAS ( Salvador)

DIA 1º DE SETEMBRO ( QUINTA-FEIRA)

AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL

08:50 - 09:45  - MESA 1- "O IDOSO, A LEITURA, A LITERATURA: AÇÃO TRANSFORMADORA " - RONNY ROSELLY ( Maceió) - PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: ÍTTALA NANDI ( Rio) - MEDIAÇÃO: MIRIAM SALLES ( Salvador)

09:45 - 10:40 - MESA 2 - "A INTERNET É O FIM DOS JORNAIS, REVISTAS E LIVROS?" - CHICO BRUNO ( Brasília) - ALESSANDRA VIEIRA ( Maceió) - MEDIADOR: MAURÍCIO MELO JR (Brasília)

10:40 -  11:40 - MESA 3 - "DE JACIOBÁ À PREFEITURA DE MARECHAL",  entrevista ao vivo com CRISTIANO MATHEUS, prefeito de Marechal Deodoro. Jornalistas: JORGE DE MORAES (Maceió) -AUGUSTO CÉSAR ( Pão de Açúcar-Al)

11:40 - 12:30 - MESA 4 - "AFINAL, QUAL O PROPÓSITO DA POESIA?" - CARLA NOBRE  ( Macapá - Amapá) - participação especial FERNANDA MORELLI ( Bauru-SP)-Mediação: OVÍDIO POLI JR(Paraty-Rio)

14:00 - 14:45 - MESA 5- "A SALA DO PIANO, UMA BIOGRAFIA ROMANCEADA DO BARÃO DE PENEDO" - JOÃO LUIZ AZEVEDO ( Al) - MEDIADOR: GERALDO DE MAJELLA ( Anadia - Al)

14:45 - 15:30 - MESA 6 - "MINHA VIDA COM O POETA" - GESSE DE MORAES ( Salvador). MEDIADORA: CARLA NOBRE ( Macapá)

15:30 - 16:15 -MESA 7 - "MINHA AMIGA, NISE DA SILVEIRA" -  MAURÍCIO MELO JÚNIOR (Brasília) -MEDIADOR: EVERALDO MOREIRA  ( Maceió)

16:15 – 17:00 – MESA 8 - "NISE DA SILVEIRA, UMA VISÃO FEMININA" -  MÔNICA MONTONE ( Rio) - MIRIAM SALLES ( Salvador) - ISVÂNIA MARQUES ( Palmeira dos índios- Al) - CARLA PACHECO ( Maceió)

17:00 -18:00 - MESA 9 - "O OLHAR DE NISE" - JORGE DE OLIVEIRA (Maceió)- MEDIADORA: ANA MARIA ROCHA ( Rio).

18:00 -19:00 - MESA 10 - "A CULTURA DE MARECHAL DEODORO"


PROGRAMAÇÃO ARTE E CULTURA

SAGUÃO DO AUDITÓRIO ESPAÇO CULTURAL
9:00 - 22:00 - Exposição de Fotografias -VANDA LIMA e SÔNIA CALAZANS

ORLA LAGUNAR
9:00 - 20:00 - FEIRA DE CULTURA E LIVRO
9:00 - 14:00 - PASSEIOS DE ESCUNA ECOLÓGICA
10:00 - 22:00 - MOSTRA GASTRONÔMICA - PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO

CASA MUSEU DO MARECHAL DEODORO
9:00 - 21:00 - Exposição de PINTURA - ÂNGELO  ROBERTO MASCARENHAS ( Salvador)
19:00  – SARAU NO QUINTAL DA CASA DO MARECHAL- "A POESIA DE FAGNER E DE OUTROS POETAS"
CARLA NOBRE - CHICO DE ASSIS - CLAUFE RODRIGUES - MÔNICA MONTONE - INÁCIO VIEIRA DE MELO - COSME ROGÉRIO - RITA CORURIPE - MANOEL CONSTANTINO - EFIGÊNIO MOURA- FERNANDA MORELLI. LETÍCIA ELENA (MEDIADORA) ( palco aberto ao público)

CONVENTO( PÁTEO INTERNO)
09:00 - 21:00 - MUSEU DE ARTE SACRA
18:00 - "VOLTA À SECA" -Peça teatral de Maurício Melo Júnior  - Grupo CHICO DE ASSIS

CONVENTO ( ADRO)
CONCERTO PARA OUVIR E DANÇAR
19:00 - ORQUESTRA FILARMÔNICA  SANTA CECÍLIA
20:30 - ORQUESTRA FILARMÔNICA CARLOS GOMES

PRAÇA PEDRO PAULINO ( CENTRO HISTÓRICO)
A partir das 16 horas - apresentação de BOIS, Quarteto Manguaba, Teatro de Rua, Capoeira, Seu Zezinho, saxofonista, Banda de Pífano, Quarteto de Trombone,  entre outras peças artísticas.

CASA DO PATRIMÔNIO - ANTIGA CADEIA
19:00 - 21:00 - Cinema - "O OLHAR DE NISE" -Documentário de Jorge de Oliveira

DIA 2 DE SETEMBRO  (SEXTA-FEIRA)

AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL

09:00 - 10:10 - MESA 11 - "E KU ABO - PRETA RODA DE CONVERSA TEMPOS DE ÁFRICA - SOBRE LUTAS, ATIVISMO E RESILÊNCIA DO POVO PRETO, NO BRASIL" - ARÍSIA BARROS ( Maceió) - BIANCA SANTANA ( São Paulo) - CARLOS DIAS MACHADO (São Paulo )- MEDIADORA: ARIANNE BARROS ( Maceió)
10:10 - 11:10  - MESA 12 - " A GUERRA DO PARAGUAI E OS FILHOS DE DONA ROSA DA FONSECA" -  JUVÊNCIO LEMOS (  Porto Alegre) , MEDIADOR: CÁSSIO CUNHA ( Brasília)

11:10 - 12:10 - MESA 13 - "O CAPITÃO DA CULTURA NAS ALAGOAS" - Entrevista ao vivo com CARLITO LIMA, curador da VII FLIMAR, entrevistadores: CARLOS R. UCHOA DE MOURA ( Brasília) e CÁSSIO CUNHA ( Brasília)

12:10 -12:40 - APRESENTAÇÃO DANÇA E FOLCLORE DA FACIMA ( FACULDADE DE MACEIÓ)

14:00 - 15:00 - MESA 14 - "A INFLUÊNCIA DE  FAGNER  ENTRE OS POETAS CONTEMPORÂNEOS- RECITAL FAGNER"  - JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO ( Dois Riachos -Al)  - MODERADOR: - COSME ROGÉRIO (poeta - Palmeira dos Índios - Al)

15:00 - 16:00 - MESA 15 -  FUNDAÇÃO RAIMUNDO FAGNER  - TEREZA TAVARES ( presidente da Fundação - Fortaleza)

16:00 – 17:00 -  MESA 16- VIDA E OBRA DO POETA FAGNER -  FAUSTO NILO ( parceiro de Fagner - Fortaleza)

17:00 - 19:00 -  MESA 17 - ENTREVISTA AO VIVO, COM O HOMENAGEADO, COMPOSITOR E CANTOR  RAIMUNDO FAGNER  -  JORNALISTAS e ESCRITORES: CRISTIANO MATHEUS ( Marechal Deodoro), MÔNICA MONTONE ( Rio), JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO ( Dois Riachos),  MODERADOR: CÁSSIO CAVALCANTE ( Recife)

20:00 - SHOW ESPECIAL COM O ATOR "SAULO LARANJEIRAS"


PROGRAMAÇÃO CULTURA E ARTE

SAGUÃO DO AUDITÓRIO ESPAÇO CULTURAL
9:00 - 22:00 - Exposição de Fotografias - VANDA LIMA e SÔNIA CALAZANS.

AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL
20:00 - 21:30 - O HOMEM SHOW - SAULO LARANJEIRAS - Ator da Rede Globo de Televisão ( O prefeito da novela O Velho Chico)

ORLA LAGUNAR
9:00 - 21:00 - FEIRA DE CULTURA E LIVRO
9:00 - 21:00 - EXPOSIÇÃO DE PINTURA E FOTOGRAFIA
9:00 - 14:00 - PASSEIOS DE ESCUNA ECOLÓGICA
10:00 - 22:00 - MOSTRA GASTRONÔMICA - PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO

CASA MUSEU DO MARECHAL DEODORO
 9:00 - 21:00 - Exposição de PINTURA - ÂNGELO  ROBERTO MASCARENHAS ( Salvador)
19:00 – SARAU NO QUINTAL DA CASA DO MARECHAL -
CLAUFE RODRIGUES - MÔNICA MONTONE - CHICO DE ASSIS - COSME ROGÉRIO - JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO - CARLA NOBRE - RITA CORURIPE - FERNANDA MORELLI. LETÍCIA ELENA (MEDIADORA). (Palco aberto)

CONVENTO( PÁTEO INTERNO)
9:00 - 21:00 - MUSEU DE ARTE SACRA
18:00 - "VOLTA À SECA" -Peça teatral de Maurício Melo Júnior  -Grupo CHICO DE ASSIS

CONVENTO ( ADRO)
CONCERTO PARA OUVIR E DANÇAR
19:00 - ORQUESTRA FILARMÔNICA BOA VIAGEM
20:30 - ORQUESTRA FILARMÔNICA MANOEL ALVES DOS SANTOS

PRAÇA PEDRO PAULINO ( CENTRO HISTÓRICO)
A partir das 16 horas - apresentação de BOIS, Quarteto Manguaba, Capoeira, Seu Zezinho, saxofonista, Banda de Pífano, Quarteto de Trombone,  entre outras peças artísticas. Teatro de Rua: "Tudo Igual no País do Carnaval"

CASA DO PATRIMÔNIO - ANTIGA CADEIA
19:00 - 21:00 - Cinema - Filme: "DEUS É BRASILEIRO" - de  CACÁ DIEGUES.


DIA 3 DE SETEMBRO  ( Sábado)

AUDITÓRIO DO ESPAÇO CULTURAL SANTA MARIA MAGDALENA DA ALAGOA DO SUL

09:00 - 10:00 - MESA 18 - " A LITERATURA E A LEITURA, COMO FORMAS DE EDUCAÇÃO" - JOSÉ ROMERO ( Maceió) - ROSANA MONTALVERNE ( Belo Horizonte- MG) - MEDIADIADOR: OVÍDIO POLI JR. (Paraty -Rio)

10:00 - 11:30 - MESA 19 -  "ALAGOAS, A HERANÇA INDÍGENA" - DOUGLAS APRATTO ( Maceió) - JAIRO CAMPOS (Maceió) - JORGE VIEIRA ( Maceió) - MEDIADOR: EDSON BEZERRA ( Maceió)

11:30 - 12:30 - MESA 20 - "RECITAL POESIA" - CONFRARIA: NÓS POETAS ( líder: EDUARDO PROFFA ( Maceió)
  
14:00 - 15:00 - MESA 21 -  "A BIOGRAFIA COMO FORMA DE  LITERATURA" -REGINA ECHEVERRIA ( São Paulo). MEDIADOR: MAURÍCIO MELO JR (Brasília -DF)

15:00 - 16:00 - MESA 22 - "A LITERATURA E A JUSTIÇA" - ANDRÉA PACHÁ ( Rio)- MEDIADORA: VÂNIA LIMA (Maceió)

16:00 - 17:00 - MESA 23 - "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: O PODER DA PALAVRA "-  ROSANA MONTALVERNE ( Belo Horizonte). MEDIADOR: OVÍDIO POLI JR ( Paraty -Rio)

17:00 - 18:00 - INTERVALO PARA ASSISTIR O CORTEJO ( NA RUA) DA "FLIMARZINHA" - POESIA E MÚSICA DE FAGNER

18:00 - 19:00 - MESA 24 - "RECITAL  FAGNER" - INSTITUTO LUMEEIRO -RICARDO CABUS ( Maceió)

19:00- ENCERRAMENTO DA VI FLIMAR PELO GOVERNADOR DO ESTADO RENAN FILHO E O PREFEITO CRISTIANO MATHEUS.
 ENTREGA DOS PRÊMIOS:  "ALAGOA DO SUL - 2016"  ( premiação aos que mais contribuíram para realização da VII FLIMAR, e "BRASKEM-FLIMAR" ( Prêmio anual à figura que dedicou seu trabalho, sua vida, à cultura alagoana) - Em 2016 o escolhido pela Comissão é o arquiteto-jornalista ÊNIO LINS.

PROGRAMAÇÃO CULTURA E ARTE
PELO CENTRO HISTÓRICO
8:00 - 10:00 - Alvorada, caminhada poética pelo Centro Histórico de Marechal - CONFRARIA; NÓS POETAS.

CONVENTO SANTA MARIA MAGDALENA
09:00 -21:00 - MUSEU DE ARTE SACRA

SAGUÃO DO AUDITÓRIO ESPAÇO CULTURAL
9:00 - 22:00 - Exposição de Fotografias - VANDA LIMA

CASA MUSEU DO MARECHAL DEODORO
 9:00 - 22:00 - Exposição de PINTURA - ÂNGELO  ROBERTO MASCARENHAS ( Salvador)

ORLA LAGUNAR
9:00 - 21:00 - FEIRA DE CULTURA E LIVRO
9:00 - 21:00 - EXPOSIÇÃO DE PINTURA E FOTOGRAFIA
9:00 - 14:00 - PASSEIOS DE ESCUNA ECOLÓGICA
10:00 - 22:00 - MOSTRA GASTRONÔMICA - PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO

PRAÇA PEDRO PAULINO ( CENTRO HISTÓRICO)
A partir das 16 horas - apresentação de BOIS, Quarteto Manguaba, Capoeira, Seu Zezinho, saxofonista, Banda de Pífano, Quarteto de Trombone,  entre outras peças artísticas. Teatro de Rua, "Tudo Igual do País do Carnaval"

SERENATA PELAS RUAS DA CIDADE
 19:00 - SERESTEIROS DE MARECHAL.

CONVENTO ( ADRO)
PARA OUVIR E DANÇAR
19:00 - BANDA FILARMÔNICA  ACONCHEGO
20:30 - CHORINHO. COM ( DEPOIS SERENATA PELA CIDADE)

PALCO NA ORLA LAGUNAR
 SHOW DE ENCERRAMENTO

21:10 - Show preliminar BANDA MC2 ( Banda da equipe de filmagem do documentário sobre  as Filarmônicas de Marechal)
22:00 - Grande Show de encerramento -
RAIMUNDO FAGNER



imperdível,meu camarada!


O novo livro de Ittala Nandi




VÁ VOANDO PRA LÁ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário