Seguidores

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

WALL STREET,O DINHEIRO NUNCA DORME



Oliver Stone deve ter uma obsessão pelos especuladores financeiros,aquela turma que vive de investir o dinheiro alheio e destrói empresas e países num piscar de olhos.

Seu novo filme,”O Dinheiro nunca dorme”,uma continuação de “Wall Street”,trata novamente de pessoas viciadas em dinheiro e manipulação dos que não têm,fazendo,sem querer ou querendo um retrato fiel da década de 80,essa década viciada em dinheiro e poder,plena de riqueza e ganância.

O filme foi rodado no auge da grandeza do capitalismo selvagem e chegou às telas quando o sonho desmoronou com a bolsa americana entrando em colapso e o mundo estava mergulhado numa crise econômica sem precedentes,a ponto de 1929 parecer brinquedo de criança.

Afinal,a ganância é boa?Estamos nos perguntando ,da mesma forma que o mega – investidor Gekko,também se perguntava após deixar a prisão por crimes financeiros.

Numa magistral interpretação de Michael Douglas,que herdou o talento do pai,Kirk,ícone dos anos 40, ele passou seus valores para uma platéia meio confusa entre o bem e o mal.

Stone introduziu um novato e inexperiente corretor que se deslumbra com as mágicas financeiras do Gekko,além de,no melhor estilo de dramalhão americano,ser casado com a filha dele que o alerta contra essa digamos – devoção – ao pai dela.

A trama continua surfando entre verdades e mentiras,pois o novo corretor trabalha para uma empresa equivalente ao Lehman Brothers,cuja quebra iniciou o estouro da bolha.O dono da firma apela ao FED ,o banco central americano e é repelido.Suicida-se.

O garoto,cujo patrão era um ícone para ele,resolve vingar-se do sujeito que convenceu o FED a não socorrer seu patrão,o mega investidor Bretton James,dono de uma empresa que é um retrato nada sutil do Goldman Sachs;trabalhando bem ,consegue um emprego com o Bretton.O jovem corretor fez um pacto com o diabo,apostando tudo para ter sua vingancinha;só que o diabo é o Gekko,que ,às escondidas da filha,dá conselhos e informações ao genro.

O sogro ensina a Jake que o dinheiro nunca dorme;está sempre de olhos abertos,à espreita,pronto para devorar qualquer um que vacile.E ele sabe disso,pois,ele é o dinheiro.



Stone vai bem;condena o capitalismo,mas,ao mesmo tempo admira os barões do dinheiro.E avisa sobre as bolhas econômicas que se sucederão e não poderão ser estancadas.

“A ganância,hoje,ficou gananciosa demais,diz ele.

Duas imagens geniais do filme:crianças estourando bolas de sabão no Central Park e o dólar americano que aparece no final.Onde se lê:”IN God we trust”,Stone mudou para “In greed we trust”(na ganância nós confiamos).

Resta -nos ,sentar e esperar o fim do capitalismo selvagem.Se isso,um dia,ocorrer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário