Seguidores

domingo, 30 de maio de 2010

DIÁRIO DE BORDO, CAP:XX

Numa casa de chá


Estacionamento perto ao restaurante


                                                                  O Castelo


27/4 quarta-feira
Logo cedo fomos levar o Cook-dog para passear; o Aldo já havia chegado desde cedo, foi atender um transatlântico. Assim que chegou trazendo-me lindas flores,saímos;com o “big boss”da Zim aqui ,tudo estava em polvorosa; fomos á padaria,depois levar Cook ao veterinário,pois ele acostumado a meter o dente em qualquer coisa, comeu um peixe com anzol e tudo;o anzol ficou preso no beicinho e tivemos que levá-lo ao doc;O navio iria sair atrasado;Francis e eu combinamos de comer uma pizza;saímos a pé pelo Porto,(,antiqüíssimo,data do sec.Va.c).que tem saídas dificílimas,mil guetos e becos para se cruzar e íamos perguntando pela saída; diziam “per la sinistra”,a gente andava,andava e nada da tal sinistra aparecer.
Súbito voltei 8 anos no tempo.Adivinha quem estava ancorado com todas as bandeirinhas que tinha direito? O navio Europa de tantas lembranças, o primeiro transatlântico que conheci levada pelo Raul.

Depois de almoçarmos á bordo fomos ás compras. O almoço foi agradável,temperei com estórias da Bahia,todos riam, deliciados;o alemão também contou casos de sua terra e de suas viagens;Que cidade cara é Gênova!Mal saí com a Francis meus dólares trocados por liras desapareceram como água; um sapato simples 89000liras cerca de U.S 54; uma prosaica água mineral U.S2; uma corrida de taxi dos arredores do porto até o cais da Líbia, onde estávamos U.S10; Desisti das compras. Voltamos correndo para o barco 16.45hs;A sorte é que só sairíamos ás 18hs,se não seria bronca na certa;Saímos de novo,fomos até o aeroporto levar o Jürgen a caminho da Alemanha;do aeroporto fomos ao Europa,de lá ao escritório dele,o Cap. precisava tratar de alguma coisa;daí fomos comprar vídeos; onde  conhecemos uma peruana,a Rosa,ficamos amigas,trocamos endereços.Perto de desatracar ainda fomos comprar pizza.Como vamos quase vazios sei que o navio vai jogar um bocado;por precaução guardei meus tesouros:a garrafa de azeite,molhos de tomates etc.Ganhei do Aldo um mapa de Gênova e uma echarpe com estampa de nós de marinheiros.Já tenho saudade desta cidade;suas casas antigas,seu povo alegre,suas ruas medievais,suas largas e modernas auto-estradas como a Milan-Genoa,que leva ao aeroporto,sua magia de cidade de mil anos.

São 22.30 h.Gênova ficou para trás; ás 24hs. chegaremos a Livorno.Pretendemos ir á Piza,que fica próximo.René comprou pizza(com dois zz)e abriu uma garrafa de vinho.Meio alegrinha,fui dormir.

Chegamos a Livorno 1h da madrugada; Atracamos por volta das 6hs; a tripulação já está trabalhando, mas, receio que, como tem pouca carga, nem dê tempo sair do navio.

O Europa, que agora só faz a linha do Mediterrâneo pega cerca de 1500 passageiros e tem 3000 tripulantes. Cobra U.S300 por dia para cada passageiro.Seu roteiro é Gênova,Sicilia,talvez Nápoles,Grécia até o Egito.Mas,com a crise econômica na Europa desta vez só leva 450 passageiros.Ah,antes que esqueça:a diária de um bom hotel em Barcelona é de U.S50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário