Seguidores

quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 DE MAIO: DIA DA ABOLIÇÃO



Hoje comemoramos a Abolição da Escravatura,mas,não sabemos bem,se cabem maqui,comemorações..Primeiro,porque estamos comemorando a retirada de uma mancha social,que é motivo de vergonha para o mundo civilizado,e,por isso,deveria ser o Dia do Perdão,não de comemoração como celebramos,casamentos,aniversários ou vitorias.O Brasil foi o último pais a abolir a escravidão,assim mesmo ,porque tinha os ingleses nos seus cascos.Neste dia ,o importante é a reflexão.
Pensarmos na situação dos povos negros de todo o mundo ,nas guerras tribais que infelicitam a África, no subdesenvolvimento da população negra,no Brasil,que,graças á falta de uma educação adequada,continua engordando os noticiários de crime e tráfico e favorecendo a superpopulação nas nossas cadeias,que,são em pleno século 21,uma réplica das piores senzalas do sec.XVIII.
No final do sec.XV,quando,por causa das “Grandes Descobertas”,Europa , Ásia , África e América se encontraram,ainda não se notava a supremacia da Europa ante os outros continentes;Mas,como apontam os historiadores,exatamente causas de ordem material,e não qualquer superioridade intrínseca,como o fator racial,por exemplo levaram a Europa ao patamar de “dono do mundo”,relegando a África ,por exemplo,ao mais torpe subdesenvolvimento.
Vale a pena observar, que,quando as caravelas de Cabral chegaram ao Brasil,muitos povos africanos,como os jejes e iorubas,por exemplo ,e os avançados reinos mulçumanos já tinham um estágio cultural muito mais desenvolvido que a maioria dos europeus.Entretanto,a arte da navegação,cuja superioridade dos europeus era incontestável,foi o fator decisivo para essa supremacia.Mas,segundo os mesmos historiadores,a razão do grande fosso cultural que se estabeleceu entre esses continentes foi o intercambio desigual que havia entre a Europa e a África, aquela,com a revolução industrial e esta,manufatureira:os europeus vendiam armas de fogo,tecidos,bebidas,fumo etc. e recebiam em pagamento ouro,marfim e,principalmente escravos.
Usando o comercio de armas de fogo -prestem bem atenção nisto- os europeus estimulavam as guerras tribais que resultavam na captura de mais escravos,as quais necessitavam cada vez mais de armas,num círculo vicioso que despovoou o continente africano,aumentando seu subdesenvolvimento.
Que a Historia se repete todos sabem; e esse “pequeno detalhe” do tráfico de armas no continente africano,estimulando o surgimento de “gerentes”,”aviões” “fogueteiros”e “mulas”,não parece familiar?
Que esperança resta aos nossos adolescentes negros , mal instruídos,mal educados,condenados,por antecipação,desde seu nascimento,a ser “gauche”,na vida?
Onde falha o Sistema, vigora o tráfico.O infeliz conluio entre o Brazil desesperançado,desmotivado e sujeito a depressões que levam ás drogas e aquele Brasil dos despossuídos que arriscam a vida e o futuro para vende-las é que tem gerado essa sociedade desestabilizada que vivemos hoje.
Precisamos de um novo treze de maio,que liberte nosso povo da pobreza,do abandono e da ignorância,para construirmos um país justo e igual.
IMG:Busca Google

Um comentário:

  1. Tinha até me esquecido....mas é também o dia em que a Virgem Maria no céu aparece...

    ResponderExcluir