Seguidores

sexta-feira, 2 de abril de 2010

POEMA DE BOCAGE


Já Bocage não sou!...Á cova escura

meu estro vai parar desfeito em vento...

Eu aos Céus ultrajei!O meu tormento

leve me torne sempre a terra dura.


Conheço agora já quão vã figura

em prosa e verso fez meu louco intento.

Musa...Tivera algùm merecimento.

se um raio da razão seguisse pura!


Eu me arrependo;a língua quase fria

brade em alto pregão á mocidade,

que atrás do som fantástico corria:



Outro Aretino fui...A santidade

Manchei!...Oh!Se me creste,gente ímpia

rasga meus versos,crê na eternidade.



José Maria Barbosa Du Bocage,poeta português, satírico e também o maior poeta lírico do sec.XVIII.Improvisador e agressivo,criticava ,sobretudo a Igreja Católica.

Como sonetista é considerado tão bom quanto Camões e Antero de Quental.
IMG:Busca Google

Um comentário: