Seguidores

terça-feira, 12 de abril de 2011

SOBRE VÍTIMAS E CARRASCOS!




               “Apesar de tudo avisei sobre alguma  coisa ,                       antecipadamente...”
Palavras de Dostoievski , no prefácio  do  livro “Os Irmãos Karamazovi”, mas, que poderia ser dito por esse rapaz que cometeu os crimes.


Demorei uns dias, propositalmente, para falar do massacre de Realengo.
Preferi deixar “secar o barro” como na lenda oriental que comparava a raiva ao barro.
Se a gente pisar com ele ainda molhado,corre o risco de atolar-se até o pescoço; é preciso deixá-lo secar  para pisá-lo com segurança.
Assim é a raiva. Se a gente deixá-la passar poderá enxergar as coisas com o distanciamento necessário ao bom julgamento.
Essa tragédia não anunciada que chocou o país não nos pegou desprevenidos. Havia indícios, se alguém tivesse observado o comportamento do agressor.
Mas, infelizmente era um dos muitos invisíveis que circulam ao deus – dará e ninguém se ocuparia com ele. Nem a parca família que lhe sobrou, nem os vizinhos, nem os raros amigos, caso os tivesse.
Extremamente frágil diante de uma sociedade hostil, refugiava-se no computador e foi bebendo e armazenando dentro de si, todo o ódio do mundo. Que, finalmente, extravasou naquele dia fatídico contra crianças inocentes.
Em nenhum momento estou aqui para defendê-lo; mas, como  escritora que tem o dever de estudar a natureza humana e vasculhar a lixeira da sociedade tão logo soube do ocorrido, tratei de procurar os porquês.
Estudei o perfil público do assassino e a primeira coisa que descobri é que não era um psicopata; pois, estes não têm sentimentos, matam com técnica e frieza inadmissíveis para nós, ditos normais, porém, se preservam.
É muito raro um psicopata se matar. Sua auto-proteção salta-nos logo à vista. Seu ódio não se volta contra si próprio.
Rapaz marrento, caladão, tímido, ensimesmado, desprezado pelos colegas e pelas meninas.
O seu modo de ser, de comportar-se, de vestir não atraía o sexo oposto.
Virgem aos 23 anos numa sociedade que cultua o sexo, lobo solitário entre jovens “tribais”, sem recursos nem dotes físicos que o tornassem centro das atenções, o que lhe restava?
Divertir-se aprendendo a fazer explosivos e acompanhar atentados suicidas na Internet...
Por ai já se vislumbraria o tamanho da encrenca.
Depois disto, o que notei foi a escolha das vítimas. Preferencialmente meninas bonitas. Aquelas que jamais lhe lançariam um olhar.
Um estudante contou na TV paga que ao dar de cara com o assassino e atemorizado, este lhe disse:
-“Não tenha medo, gordinho, não vou te matar.”
Daí nota-se a empatia com o outro, também marginalizado por um sistema que louva os belos e esbeltos.
Infelizmente, ambos as crianças e o algoz, são vítimas da mesma sociedade.
O capitalismo selvagem, a globalização que deixa seres humanos sem perspectiva de vida decente e, principalmente o cristianismo com seus dogmas medievais baseados no sofrimento e na idéia de pecado, transformam pessoas em monstros.
Que humanidade é esta que vivemos que não dá oportunidades iguais para todos, que não só permite como até incita a exclusão, que legitima atos de invasão a outros países mais fracos militarmente apenas para roubar seus recursos naturais, mesmo que passem sob centenas de corpos, que não aceita as diferenças, que cobra, exige, reprime sem nada dar em troca, será que podemos mesmo encher a boca quando falamos de humanidade e nos considerarmos seres humanos?
Esse espetáculo do mundo que se nos apresenta é de arrepiar!
E, pior, vai continuar produzindo indivíduos como esses, situações como essas a todo momento, pois quem não tem o que perder é o mais perigoso ser na face da terra.
Convivemos com tudo que é negativo, conduzidos pelo mal e, nos acostumamos a isso, a tanta violência, com a banalização da morte, principalmente a morte dos mais fracos, claro. Dos “feios”!
É-nos indiferente que esteja morrendo gente no Oriente Médio, na Palestina, nas ruas das nossas cidades, nas escolas, nos shoppings, pois a consciência do homem está adormecida  e estamos acometidos de uma doença mortal chamada egoísmo.
A dor que senti perto da hora do almoço quando recebi o telefonema do meu marido pedindo para que eu ligasse a TV, paralisou-me, deixou-me a apática, inerme, querendo entender o porquê destes cordeirinhos de deus terem sido assim imolados, sem culpa.
Porque eu sou avó de treze brasileirinhos, um deles professor de escola público aos 19 anos.
E penetrou-me a dor imensa daquelas mães, pois, sou uma delas.
Lembrei-me de uma frase de José Saramago no seu livro “Ensaio sobre a Cegueira”; era uma mocinha de óculos escuros que falou- “Dentro de nós há uma coisa que não tem nome. É o que somos!”
E é o mesmo Mestre Saramago que diz:
-“O homem é cruel sobre tudo em relação ao próprio homem, porque somos os únicos capazes de torturar e humilhar e o fazemos com algo que deveria ser contra isso que é a razão humana”.

Texto de Miriam Sales

2 comentários:

  1. Muito bem delineado e até dissecado o perfil do jovem,coisa que a Imprensa em geral passou por cima,pois seu intuito é encher horário, afinal os patrocinadores pagam por ele.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela interação.P/ a imprensa o q/ interessa é vender notícias; e,qto pior,melhor. bjs

    ResponderExcluir