Seguidores

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A FESTA DE SÃO JOÃO!




Quem é o festejado:

Diz a lenda que João é primo de Jesus, filho de Isabel,irmã de Maria,nascido a 24 de junho e degolado a mando de Herodes,no castelo de Macheros,Palestina,a 29 de agosto do ano de 31.

Como Isabel morava distante,as irmãs combinaram que,quando chegasse a hora,Isabel acenderia uma fogueira para avisar Maria,que iria acompanhá-la no nascimento do menino.Daí,a tradição das fogueiras.

O verdadeiro João,não era homem de boas caras;pregador severo,sem papas na língua,intolerante com os erros humanos e ,particularmente,detestado por Herodíades,mulher de Herodes e principal vítima da sua catilinária, por ter se casado com o cunhado.

Quem transformou João, de comedor de gafanhotos no deserto e áspero pregador,no menino sorridente e de cachinhos encaracolados,foi a tradição ibérica,cuja festa em sua homenagem,transformou-se num ato dionisíaco,com cantos,danças,comidas e bebidas á larga,onde não faltam uns toques de sensualidade,tais como banhos coletivos ao romper da madrugada ,adivinhações para casamento e previsões,as mais diversas.

O santo, segundo a lenda,adormece durante o dia em que é tão celebrado pelo povo,ruidosamente em todos os países;

Uma boa pedida, porque, se o menino acorda e vê o brilho e calor das fogueiras,montadas em sua honra,não resistirá ao desejo de descer do céu,para participar dos festejos e o mundo acabará pelo fogo.

Se João soubesse

Quando era o seu dia,

Descia do céu á terra

Com prazer e alegria.

Por isso ele pergunta, ansioso:

Minha mãe, quando é meu dia?

-Meu filho, já se passou!

E, magoado:

-Uma festa tão bonita,

Minha mãe não me acordou!?

Acorda,João!

Acorda,João!

João está dormindo,

Não acorda,não!



A ÉPOCA!

O nascimento de João coincide com o solstício de verão nos países europeus ou de inverno, na América Austral.

Os lavradores festejavam a proximidade das colheitas e aproveitavam para fazer os sacrifícios e exorcismos para afastar as más energias que destruíam as plantas e secavam os grãos;toda a Europa acendia fogueiras nos topos das colinas,dançava ao redor do fogo,saltava sobre as chamas,para atrair messes abundantes.O fogo afugentava os demônios da fome,do frio,da miséria.Esses cultos a muitos deuses,realizados ao mesmo tempo em todos os hemisférios,passaram para o domínio do folclore e ganharam o mundo.

CURIOSIDADES:

As notas musicais foram retiradas de um hino em louvor a São João, escrito em latim por Guido d´Arezzo,como se pode conferir:

UTquent laxit(Para que possam)

REssonare fibris(ressoar as)

MIra gestorum(maravilhas de teus feitos)



FAmuli tuorum(com largos cantos)

SOLvi polluti(apagar os erros)

LAbil reatum(dos lábios manchados)

SAncte joannes.(Ó São João!)

*tradução livre

Com o decorrer do tempo a nota Ut foi substituída pelo dó e Sa,por si.





SÃO JOÃO EM PORTUGAL



É um dos cultos mais antigos e populares!

Portugal difundiu no espírito da sua população todas as superstições, crendices,adivinhações e agouros,nesta festa de 23 de Junho,uma mistura de vários cultos desaparecidos reunidos sob o manto de um santo católico.

A Igreja,que não é boba nem nada,tolerou estas tradições tão arraigadas na alma popular e encampo-a entre seus cultos.

É famoso o São João da cidade do Porto,com sua festa maravilhosa,danças,bandeirolas,comidas típicas,fogueiras e adivinhas,sardinhas assadas e vasos de manjericão que os enamorados trocam entre si.E tome marcha!

O São João, em Portugal,está entre as 20 melhores comemorações européias.

Em Lisboa,no bairro da Alfama,como não podia deixar de ser,está a melhor festa.Bebe-se ginginhas,(bebida feita de uma fruta que lembra a cereja),licor de cereja e anda-se pelas ruas,á vontade,curtindo os festejos.

Nas aldeias,ainda persistem as procissões com animadas quermesses nas ruas,bailaricos e ajantarados fartos,de se comer até arrebentar.

A festa de Portugal é de rua;começa com a festa de Santo Antonio a 13 de junho,pois,embora o padroeiro de Lisboa seja São Vicente,quem manda e desmanda é o Antonio casamenteiro.

Na Alfama,aquela que não envelhece,como reza a modinha,na Graça,na Madragoa,no Castelo o ar cheira a sardinhas assadas,deliciosas,enquanto os namorados trocam vasos de manjericão,com bilhetes amorosos presos neles;doces quadras de amor e esperança.

No Porto,além das marchas,belas e cadentes,temos o alho poro,os martelinhos de São João,de plástico,com as pontas em formato de sanfona e que se bate levemente na cabeça uns dos outros,emitindo um som.Não esquecer os fogos de artifício.

Apesar do manjerico ser o ponto principal da festa e ter um cheiro maravilhoso,não se deve cheirá-lo,pois,pode matar a planta;deve-se colocar a mão em cima e depois cheirar a mão.



Presentes estão as adivinhações, ou adivinhas,os modos de “tirar”a sorte,que nos veio dos lusos,mas,isso é assunto para outra conversa.

Feliz São João para todos os portugueses, especialmente os meus inúmeros leitores e amigos de lá.











Um comentário:

  1. Isso aqui é cultura e história do mais alto nível. Abração, minha amiga! Paz e bem.

    ResponderExcluir