Seguidores

sábado, 27 de março de 2010

DIÁRIO DE BORDO:CAP:XIII

FIESTA DE SAN JORDI
LAS GOLONDRINAS

ESTÁTUA DE COLOMBO


SÀBADO,23/4




Neste dia de S. Jorge, ou melhor, San Jordi, finalmente descemos em Barcelona. Tanta coisa para contar que nem sei por onde começar.



Às 9 Francis me chama ao camarote deles para conhecer Orlando,um cabo-verdiano(o primeiro que conheci)fornecedor do navio.Ratifiquei minhas encomendas,troquei dólares com ele que nos deu uma carona até as Ramblas.



O Cap. envolvido com o navio destacou o Jojo ,um garoto meio palerma,porém,imbatível no caratê,para nos acompanhar ás compras que íamos fazer no Mercado de São José;nossa missão é abastecer o navio.Orlando parece satisfeito com seu trabalho,só se queixa dos espanhóis,diz que são preguiçosos,que adoram direitos e detestam deveres;diz que a vida do catalão é na rua,almoçam tarde,cerca das 3hs.,depois vão aos vermutes e emendam nos cinemas,teatros e passeios;não admitem trabalhar aos domingos e feriados;digo-lhe que conheço outro país bem parecido.



Ele morou em Lisboa 15 anos e que acha os portugueses mais profissionais que os espanhóis;porém ,na Espanha se ganha mais dinheiro.
Percebo que as Ramblas estão apinhadas de gente, hoje é feriado e sábado, todos vão comemorar. Trânsito engarrafado.Do lado direito das Ramblas belas barraquinhas com uma profusão de flores,belas e coloridas,um perfume agradável no ar.Gente comprando,muitas mulheres com buquê de rosas vermelhas nas mãos,elegantemente vestidas e maquiadas.
Soube que hoje é o “Dia das Trocas”,as mulheres recebem rosas e dão livros de presente aos homens.Francis que é linguaruda de nascença conta para René que eu recebi muitas rosas,mas,não pude aceita-las ,porque não tinha dinheiro para comprar tantos livros.



No final das Ramblas,em direção ao mar,vemos o imponente Monumento a Colombo,descobridor da América,construido para a Exposição Universal de 1888.



Dentro do monumento há um elevador que nos permite chegar ao mirante.Somos premiados com uma belíssima vista da cidade e seu porto,o maior do Mediterrâneo.



Diz-se que na estátua,Colombo aónta o dedo para aa Américas,mas,não confirmo.



Perto encontramos o Moll de la Fusca e as populares Golondrinas,simpáticas lanchinhas à bordo das quais, podemosrealizar uma relaxante travessia através do Porto e chegar até ao Porto Olímpico.



Visitar o Museu Marítimo é imprescindível(falaremos dele mais tarde) o Palau Güell e o Museu de Cera,onde paguei um mico.Depois eu conto...



Dostou? Então,viaje comigo;é de graça e tem piada,como diriam os portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário