Seguidores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

MINHA ALMA CANTA...O RIO FAZ ANOS!



“Ser carioca é, cada vez mais, padecer no paraíso”
Miguel Paiva,cartunista carioca
O idoso mais sexy do Brasil hoje faz aniversário; 444 anos,para ser mais exata,porém com o corpo e a cabeça muito sarados.
Essa cidade, consagrada a São Sebastião,conta com a proteção do santo guerreiro,desde a sua fundação,por Estácio de Sá,logo após vencer os holandeses em 1565;com a presença física e espiritual do santo,contam os devotos.
Senão, quem seria aquele ágil guerreiro louro numa canoa que lutou com garra na batalha e sumiu misteriosamente depois da vitória!?
O Rio tem seus problemas, como toda megalópolis,mas,enfrenta com garra e alegria ,seu cotidiano.
Sua natureza exuberante, suas praias magníficas,seu povo irreverente que ri das dificuldades, ironiza tudo e todos,seus morros e favelas,o samba que brotou de tudo isso,meu Deus!Você foi mesmo muito generoso com o Rio;e eu Lhe agradeço por isso...

Adoro as lembranças e fotos do Rio Antigo,vistas com devoção por essa baiana,exaltada no passado no rádio por um paulista,César Ladeira,num texto escrito por um sergipano,Genolino Amado,que terminava sempre suas crônicas com as palavras:CIDADE MARAVILHOSA”, lidas,apaixonadamente,com devoção.
O Rio é adorado por todos os brasileiros!
A gente acorda e nota que o mar,o céu,o sol e a montanha,lutam entre si para mostrar quem é o mais bonito.Mas,digo eu:-nesta guerra não há vencedores.

Tiro meu chapéu (ou melhor,sendo baiana)o meu torço para o Rio.
Relembro com saudades os tempos que morei lá,minha casa na Lagoa,onde via ,na varanda do AP.,passar os carros,tarde da noite,nesta cidade que não dorme.
Lembro os shows no Canecão,a subida ao Corcovado,o bar Amarelinho,a piscina do Copa e seu “Bife de Ouro”,o restaurante do hotel;não me recordo,tinha esse nome porque era muito bom ou por causa do preço?
Minha praia preferida era a de Ipanema,perto da Rua Rainha Elizabeth.
E,tinha o Beco das Garrafas...
E,as escolas de samba,ainda controladas pelos bicheiros e sem celulites globais à mostra,dançavam na Avenida Rio Branco,embaladas pelo legítimo samba carioca de Monarco e Nelson Sargento.
Eu mudei e o Rio também mudou;só não mudou o meu amor por ele.
Que continue lindo por mais 444 anos!

Olá,leitor,quero sua opinião.Apareça!

Um comentário:

  1. MIRIAM, QUERO PARABENIZA-LA POR SEU, NOSSO AMOR AO RIO!
    A DIFERENÇA MUITAS VEZES ENTRE NÓS E OS ESTRANGEIROS, É QUE MESMO QUE SEJA RUIM ONDE VIVEM, ELES DEFENDEM SUAS ORIGENS COM UNHAS E DENTES!
    E VOCE NOS DÁ ESSA LIÇÃO COM TEU AMOR AO RIO.
    BJS N'ALMA E UM ABRAÇO FRATERNO DESSE TEU LEITOR.

    ResponderExcluir