Seguidores

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

TRADIÇÕES PORTUGUESAS:AS JANEIRAS


JANEIRO,primeiro mês do ano,dia de “cantar as janeiras”.Essa adorável tradição portuguesa vem do tempo dos romanos,que festejavam o deus Janos,o porteiro do Olimpo,o senhor das Entradas,que podia nos proporcionar um ano venturoso,exorcisando as energias impuras.Passaram os romanos,o deus Janos ficou relegado ao esquecimento,mas,ainda hoje é costume se desejar as “Boas entradas”entre amigos e conhecidos.
Em Portugal,os grupos se reúnem no ,ou,até o dia de Reis,para sair de porta em porta,cantando,dançando nas portas das casas de família ,esperando receber em troca da folia,as janeiras(castanhas,nozes,maçãs,chouriço,morcela)presenteados ao grupo pelos donos das casas.Entre os instrumentos musicais não podia faltar a viola,os pandeiros,o violão,o reco-reco e ,claro,os versinhos.
Se o grupo era recebido com alegria,cantavam assim:
Esta casa é tão alta
Forrada de papelão.
Aos senhores que cá moram
Deus lhes dê a salvação.
Se eram mal recebidos ou se lhes davam com a porta na cara,mandavam esta:
Esta casa é tão alta
É forrada de madeira.
Aos senhores que cá moram
Deus lhes dê a caganeira.
Existem muitas formas de canção,cada aldeia tem a sua.
Terminado o festejo,o grupo se reunia e dividia as prendas recebidas,degustando as comíveis ou repartindo,se recebessem dinheiro.
No interior da Bahia a festa chegou com o nome de reisados.Os grupos animados iam de casa em casa na noite de reis,cantando e dançando e esperando pelas prendas que,com certeza,receberiam.
Chegavam tocando,caprichando na viola caipira:
“Dona da casa queremos entrar
Com toda a familia,queremos entrar”.
Se demorassem de abrir a porta,provocavam:
“abre-te,porta lavrada
Casa de dona formosa
Estamos muito animados
Queremos ver esta rosa.
A porta se abria e cantavam:
Os três reis quando souberam
Que era vinda do Messias
Montaram ,nos seus cavalos
Com prazer e alegria”.
Com seus estandartes coloridos,suas pastoras vestidas de seda e paetês,a animação dos “puxadores” do ritmo,com certeza,era uma festa de encantar.

Um comentário:

  1. Achei... Mirian, seu blog está muito legal... Bem diversificado... Parabens... Voou me redimir e começar a segui-lo...

    ResponderExcluir