Seguidores

segunda-feira, 20 de julho de 2020

VENHA COMIGO PARA BARCELONA


                                                           O BLOG QUE É "UM ARRASO!"

                                  FILOSOFIA,VIAGENS, POESIA E...MUITO MAIS!


BARCELONA - UM OLHAR SOBRE O PASSADO


Neste navio cargueiro ,o ZIM URUGUAY, pisei pela primeira vez em Barcelona.
Como é antiga esta cidade! Diz a lenda que foi fundada por Hércules 400 anos antes de Roma; era a cidade dos iberos e depois veio a ser refundada por Amilcar Barca, filho do famoso Aníbal, general cartaginês que deu muita dor de cabeça aos romanos e quase os venceu. Talvez por isto seu povo seja indomável, corajoso ao extremo e tão cioso da sua liberdade. Resistiu ao franquismo e conservou sua identidade - eles dizem ,não somos espanhóis, somos catalãos - .
 Mas,voltando á Historia;no sec.V  houve a invasão visigoda,com Ataulfo e já no sec.VIII foi ocupada pelos mulçumanos como o vizir Al HURR.; novamente tomada pelos carolíngios,voltou ao domínio árabe no reinado de AL MANSOUR.Houve uma guerra fratricida entre catalãos e castelhanos no tempo dos reis de Castela.Quantas civilizações pisaram este território e nesse cadinho de raça de conquistadores foi moldado o espírito catalão,bravo povo invencível,  fiel ás suas raízes e á sua nacionalidade.
A cidade é um centro das artes. Lá viveu Miró, Picasso, Gaudi. È uma cidade industrial, a maior da Espanha, o maior porto do Mediterrâneo; todos os navios de Cruzeiro e inúmeros cargueiros  aportam lá.
.Ha muita coisa para se ver,a Torre de Callserola situada no morro mais alto onde a cidade nasceu e onde fica o Tibidabo; a Ciutat Vella(escrita assim mesmo,em catalão) onde está o Bairro Gótico e a Barceloneta.No Léxample fica a Sagrada Família,obra prima inacabada de Gaudi,que talvez só fique pronta em 2020;Há o parque de Monjuic,o bairro da Gracia, o Mercado de São José,onde fica La Pedrera,outra construção magnífica de Gaudi,também chamada Casa Milló.A Vila Olímpica,moderna, feita para as Olimpíadas,obra monumental.Será que ficando por  lá um ano a gente consegue ver tudo?
Ainda nem falei da Ciutadella, do Bom Pastor, do Palacio Güell, do parque do mesmo nome, do Poble Español, da casa Bartlló. Há o Museu de Cera,o Museu Picasso, o Museo Del Mar,a Fundação Juan Miró,obra de arte espalhada por todas as ruas,ao tempo,protegidas pela população;ninguém risca,ninguém depreda,ninguém destrói.
Na Europa me sinto mais vaidosa, mais dondoca,mais “em casa”. Preocupo-me mais com o que vou vestir; será porque não tenho com o que me preocupar? No mar os problemas desaparecem, viram poeira e a grandiosidade da natureza supera as mesquinharias do dia a dia..


A SAGRADA FAMÍLIA

TORRES VENEZIANAS


CASA MILLÓ E BARTLLÓ,OBRA DE GAUDI

BARCELONETAS



AS LARGAS AVENIDAS DE BARCELONA



PARQUE GÜELL


TORRE DE COLSEROLLA


ROTEIRO PARA VISITAR BARCELONA
Visitei Barcelona inúmeras vezes;numa delas cheguei a passar um mês,hospedada na Rambla,num hotelzinho em frente ao teatro.O Mur Y Mar,não sei se ainda existe.Viajei de trem,de navio ,de carro e de avião,todas elas viagens confortáveis.A que mais gostei foi a de trem saindo de Barcelona para Madri,uma viagem inesquecível!
Em três dias não se vê tudo,claro,mas,vê-se muitas coisas .Há um ônibus de turismo que nos leva a todos os sítios mais importantes.E,melhor,paga-se uma passagem, salta-se em todas as atrações e,depois,pode-se pegar o mesmo transporte ,saltar de novo e seguir assim até visitar (quase)  tudo.
Não recomendo visitar  a cidade em Agosto;saem os moradores,muitas coisas ficam fechadas e os turistas do mundo inteiro tomam de assalto a cidade.
Além das atrações citadas no texto acima recomendo o Museu de Picasso,O Museu de Arte da Catalunha,o Museu do Mar,de tirar o fôlego!Um  imenso navio antigo  funcionando normalmente,por meio de máquinas ,como se você estivesse singrando os mares desconhecidos.E tudo isso em frente o  Monumento a  Colombo apontando o dedo para as Américas;segundo dizem,há controvérsia.
Está situado no Portal da Paz ((Portal de la Pau)  é uma obra do escultor Rafael Atché.
Para comer as Ramblas estão cheias de bons restaurantes ao ar livre  onde se faz uma boa e barata refeição olhando passar o mundo!Indus,africanos, árabes ,europeus,sulamericanos,ianques todos desfilam por ali.
Visitar Barcelona,Barsa para os íntimos ,é uma experiência inesquecível!











SÓ OS RICOS VIAJAM? NÃO! OS SENSATOS ,TAMBÉM.
Amo viajar e não sou rica.Então,como faço? Junto dinheiro o ano inteiro para viajar  em Fevereiro.Ou qualquer outro mês.
Compro minha viagem com cartão de crédito internacional em até 6x;pode-se comprar até 12x ,mas,não quero levar o ano inteiro endividada.Hotéis,também,podem ser pagos com cartão.
Mas,ai vai uma boa dica para juntar "algum":

Como viajo para a Europa vou juntando euros.Esse valor ,em euros,dá para passar um mês na cidade ou país escolhido sem passar privações ou vergonha.
Antes de dar aquele riso superior,experimente.


UM POEMA DE PESSOA ...PARA PESSOAS



BOAS DICAS DE VIAGEM?
LEIA MEU LIVRO "PORTUGAL,ORA POIS!
E APRENDA "QUASE" TUDO SOBRE PORTUGAL.


CANTINHO DO HUMOR



OBRIGADA
VOLTEM SEMPRE!






               

Nenhum comentário:

Postar um comentário