Seguidores

sábado, 3 de agosto de 2013

SOB AS BENÇÃOS DO ESPÍRITO SANTO

                                   O BLOG DE AGOSTO/13





ESTE BLOG TEM CONTEÚDO!




TRÊS DIAS DE CULTURA

A convite do Gabinete Português de Leitura,sempre nos presenteando com bons momentos literários,o Prof. Manoel Gandra ,acompanhado pelo Sr. Loryel Rocha,do Instituto Mukharajj e seu representante no Brasil, veio a Salvador fazer uma palestra sobre a Festa do Divino,Fernando Pessoa e o Templarismo.
Apresentando-se como um “perigoso iconoclasta português”, o Professor  hipnotizou a plateia contando histórias que não estão na história oficial ,demolindo mitos e desassossegando os  tradicionalistas,que não desejam esclarecimentos nem mudanças.
Loryel Rocha (Instituto Mukharajj) Profª Aurélia Martins ,Miriam Sales (Editora Pimenta Malagueta) e o Prof.Gandra
Aproveitando o ensejo, quis visitar a Academia Bahiana de Letras ,cuja sede ,o Palacete Góis Calmon,possui ,no seu acervo fantásticos azulejos portugueses do sec. XVIII,além de móveis e alfaias que pertenceram á família doadora do prédio,uma das mais antigas da Boa Terra.
Encantado com o que viu,especialmente com  os azulejos,onde encontrou raridades,como um  raríssimo,com Licurgo,legislador espartano e aquele muito curioso envolvendo Sócrates e Xantipa ,sua detestada esposa.
Apesar de estarem tão mal conservados,o Professor saiu de lá encantado,muito bem assessorado por Ezileuza,simpática funcionária da Casa e pelo Presidente Aramis Ribeiro Costa.
Houve uma rápida visita ao Centro Histórico ,acompanhado pelo Secretário da Cultura do GPL,Antony Arroio ,visita muito produtiva para o intelectual que,apaixonado por Salvador,deseja voltar e fazer seminários e palestras aqui,onde encantou os baianos .


Prof. Gandra e o Presidente da Academia de Letras da Bahia,Dr. Aramis Ribeiro Costa

Um dos famosos azulejos ,apreciados pelo Prof. Gandra e a escritora Miriam Sales





A PALESTRA DO PROFESSOR GANDRA NO GPL
Um dos momentos mais memoráveis na programação do Gabinete,a palestra do Professor ,que deveria ser de uma hora,estendeu-se muito depois do tempo aprazado,devido á riqueza dos temas e ao apoio e participação incondicional do público,composto principalmente por intelectuais e estudiosos dos temas abordados.
Sala lotada, público participante e atento,temas muito bem distribuídos e explicados,fez deste evento um sucesso.
No fim,para coroar este fim de tarde tão interessante,foi servido um Porto de honra e um cocktail oferecido pela Diretoria.
Os livros,trazidos para exposição no recinto,foram muito procurados e muitas pessoas deixaram seus pedidos para uma compra posterior;por isso,Centro Ernesto Soares de Iconografia Simbólica  e o próprio autor disponibilizaram esses exemplares para serem comercializados em Salvador pela Editora Pimenta Malagueta,que ,com muito orgulho os apresentará ao público baiano.Serão edições históricas,numeradas e autografadas,dignas do refinado leitor baiano.



Plateia atenta no GPL

Exposição da vasta obra do escritor

Parte da magnífica biblioteca do GPL


Livros disponíveis em Salvador
Gabinete Português de Leitura,estilo manuelino,em Salvador


Antony Arroio, Secretário de Cultura do GPL,que muito lutou pelo sucesso do evento entre a escritora Miriam Sales e a professora Aurélia Martins
                  PROMESSA E ESPERANÇA
Certamente,o Professor Gandra voltará muitas vezes a Salvador,pois,pretende como estudioso e pesquisador visitar cidades do Interior baiano,principalmente Cachoeira e a Irmandade da Boa Morte.
Desde que o conheci em Brasília,num Seminário que participou ,  que provando a força das suas palavras ,quis trazê-lo para Salvador,desejo concretizado quando o GPL,através do seu antenado Secretário de Cultura,Tony Arroio,apoiou minha indicação e a diretoria,presidida por outro idealista,o Bernardino,ratificou ,possibilitando esta visita tão importante para todos os interessados na Cultura e no conhecimento.
Entidades,Universidades e a própria SECULT,deveriam prestar atenção a este personagem simples e encantador,que por conta de ser quem é e como é,atinge tanto o “cuore” do seleto público.
Incluo neste convite as Fundações Pedro Calmon (estadual) e Gregório de Matos (municipal) já que ambas,muito fazem pela nossa cultura.
Bem,missão cumprida!
Nossos agradecimentos ao Gabinete Português pela contribuição á cultura baiana.



                                                      Parceiro



Palestras em Minas Gerais,São Paulo,Rio e Salvador


Parceira


                      O PROFESSOR GANDRA E SUA OBRA MAGNÍFICA

FILÓSOFO,HISTORIADOR,INVESTIGADOR,PESQUISADOR incansável,estudioso das festas do Divino Espírito Santo,suas origens e presença em todo o mundo,o respeitado trabalho do Professor o leva pelas estradas  dos mais diversos países,nesse apostolado cultural ,ao qual,além do conhecimento do Divina, acrescenta, também,o Templarismo,Fernando Pessoa e os Amuletos,num livro curioso e interessante.
Por uma deferência especial do escritor,a Bahia,por meio da Editora Pimenta Malagueta,adquiriu o direito de venda dos seus livros no Brasil e no mundo,bastando que o leitor interessado faça seus pedidos através do e-mail miriamdesales@gmail.com ou pelos telefones:71-33134880
71-30164338
Cel TIM:71-81966300
Os exemplares serão enviados,via sedex para todo Brasil e exterior.
Além da nossa Editora,os livros também podem ser adquiridos direto com o autor ou com o Instituto Mukharajj,no Rio de Janeiro.

                                      LIVROS



O PROJECTO TEMPLÀRIO E O EVANGELHO PORTUGUÊS


Na demanda do importante (mas constantemente escamoteado) fenómeno histórico da «Ordem Templária de Portugal» e da especificidade essêncial da Alma Portuguesa, o autor, nesta obra, expõe ao leitor a tese, abundantemente documentada, de uma outra visão da História de Portugal onde o factor espiritual é o elemento preponderante.
Esta obra constitui o resultado de pesquisas efectuadas ao longo de três décadas por Manuel J. Gandra, investigador pioneiro no estudo da presença templária em Portugal e dos temas da espiritualidade portuguesa.



"A expansão portuguesa não foi, nem fruto do acaso, nem um feito político da Coroa ou de cortesãos esforçados, antes a missão de uma Ordem iniciática.Motivada por expectativas milenaristas e messiânicas colectivas, sincreticamente compendiadas no Auto do Império, a gesta marítima lusa resolve-se na demanda do Paraíso perdido, esse Centro Espiritual Supremo só alcançável (…) pelo nauta audaz que, em demanda do seu destino, embarque nas naus da iniciação e empreenda a travessia do Oceano da Alma (...)."
Manuel J. Gandra



FERNANDO PESSOA
HERMETISMO,INICIAÇÃO E HETERONÍMIA



Uma nova face desconhecida de Pessoa e que vai deixar desassossegados seus fãs e leitores.Não é atoa que o Prof. Gandra,um pesquisador que se intitula um “perigoso iconoclasta português” se propõe a trazer para nós,um Fernando Pessoa visto por um ângulo diferente dos que conhecemos.

Um livro imperdível!






Nasceu na cidade de Lisboa, em 1953. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Tem-se consagrado à pesquisa da História Mítica de Portugal (nomeadamente no que respeita às Ordens do Templo e de Cristo, ao Culto do Império do Divino Espírito Santo, ao Sebastianismo e ao Hermetismo), da Iconologia da Arte portuguesa e da Circunstância Mafrense, temas sobre os quais se tem debruçado em publicações, colóquios, seminários, encontros, conferências, palestras, visitas guiadas e programas televisivos. Foi professor dos ensinos preparatório e secundário, tendo leccionado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e no IADE. Até 31 de Agosto de 1999, desempenhou as funções de Coordenador dos Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Mafra. Actualmente é docente da cadeira Cultura Material e Símbolo, na Escola Superior de Design do IADE, bem como director do Centro Ernesto Soares de Iconografia e Simbólica.

                                             


                                                                   GOSTOU? ENTÃO VOLTE!


QUE TAL DEIXAR UM COMENTÁRIO?
FAZ BEM E NÃO DÓI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário